O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parracho, Cátia Filipa de Matos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6257
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_2febbf48940a10fc11b0c7e11c011042
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6257
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEsComércio EletrónicoPMEs portuguesasInternacionalizaçãoMarketing-mixE-commercePortuguese SMEsInternationalizationMestrado em MarketingEm Portugal, as grandes empresas não perderam a oportunidade de estar presentes no mercado digital, acompanhando as tendências sociais que fazem com que haja cada vez mais consumidores online. Neste momento, torna-se imperativo que as PMEs optem por integrar o comércio eletrónico na sua estratégia de negócio, aproveitando os benefícios associados à internet. A internacionalização das PMEs é um tema crítico, visto a grande maioria não ter capacidade financeira para atuar em mercados externos de forma sustentada. Contudo, é na internacionalização das pequenas e médias empresas e no aumento das suas exportações que analistas e economistas encontram uma solução para o crescimento da economia nacional. O presente estudo tem como base as questões anteriormente apresentadas, sendo o objetivo estudar as perceções das PMEs portuguesas acerca do impacte do comércio eletrónico nas exportações e identificar, no marketing operacional, quais as adaptações cruciais para o comércio eletrónico contribuir para o crescimento das exportações destas empresas. Foi desenvolvida uma investigação empírica, de caracter exploratório, onde foram estudadas em profundidade nove PMEs portuguesas, selecionadas pelo método de juízo. Os resultados mostram que existem adaptações que são cruciais fazer no marketing-mix, nomeadamente: na notoriedade da marca, na flexibilidade do preço, no estabelecimento de parcerias e na construção de um relacionamento mais próximo com o cliente. Por fim, é também possível concluir que as PMEs portuguesas têm perceções positivas acerca do impacte do comércio eletrónico nas exportações.In Portugal, the big enterprises don’t waste the opportunity of be present in digital market, following of social trends that take the number of e-consumers increase day after day. In this moment, became imperative that SMEs choose integrate the e-commerce in its business strategy, taking advantage of the benefits associated internet. The internationalization process of SME is a critical theme because the majority of these firms don’t have financial leverage enough to be present in external market, on a sustained way. However, is in SMEs’ internationalization and in increase of its exports that many analysts and economists find one way to developing the national economy. The present study has as starting point questions above, being the purpose analyze the insights of Portuguese SMEs about the impact of e-commerce in exports and identify what are the adjustments required in operational marketing in order that e-com contribute to increase of exports. It was developed one empirical investigation, with exploratory character, where were deeply studied nine SMEs, that compose the judgmental sampling. The results show that exist adjustments that are crucial make in marketing-mix, namely: in brand awareness, in price flexibility, in establish of partnerships and in the building a close relationship with the client. Lastly, is possible conclude as well that the Portuguese SMEs have positive insights about the impact of e-commerce in its exports.Instituto Superior de Economia e GestãoIlhéu, Maria FernandaRepositório da Universidade de LisboaParracho, Cátia Filipa de Matos2013-12-18T15:11:37Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6257porParracho, Cátia Filipa de Matos (2013.) "O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:40.302881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs
title O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs
spellingShingle O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs
Parracho, Cátia Filipa de Matos
Comércio Eletrónico
PMEs portuguesas
Internacionalização
Marketing-mix
E-commerce
Portuguese SMEs
Internationalization
title_short O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs
title_full O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs
title_fullStr O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs
title_full_unstemmed O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs
title_sort O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs
author Parracho, Cátia Filipa de Matos
author_facet Parracho, Cátia Filipa de Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ilhéu, Maria Fernanda
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Parracho, Cátia Filipa de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio Eletrónico
PMEs portuguesas
Internacionalização
Marketing-mix
E-commerce
Portuguese SMEs
Internationalization
topic Comércio Eletrónico
PMEs portuguesas
Internacionalização
Marketing-mix
E-commerce
Portuguese SMEs
Internationalization
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18T15:11:37Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6257
url http://hdl.handle.net/10400.5/6257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Parracho, Cátia Filipa de Matos (2013.) "O comércio eletrónico e a internacionalização das PMEs". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131012236574720