Cotas sociais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN : igualdade de Direito e Cidadania ou dívida social? O discurso dos protagonistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisca Vilani de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6749
Resumo: Este estudo aborda os obstáculos vivenciados pelos alunos cotistas na Universidade Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Tendo como questão norteadora: em que sentido o acesso ao ensino superior através de cotas contribui para a ascensão das camadas populares? O caminho percorrido por esses acadêmicos, bem como o papel social exercido pela UERN no que se refere à permanência e conclusão do curso, oportunizam revelar diferentes discursos sobre o outro em que as categorias dívida social e igualdade de oportunidades são identificáveis, mesmo que não expressas diretamente. Quanto ao objetivo que se pretendeu alcançar foi conhecer os obstáculos vivenciados pelos alunos cotistas da UERN. Especificamente dos cursos de Matemática e Pedagogia (Licenciatura), Direito e Medicina (Bacharelado) do Campus Central. O corpus investigado é constituídos de 214 duzentos e quatorze sujeitos. Sendo 207 discentes e representantes dos professores, dos departamentos dos cursos investigados, bem como, da Reitoria e Pró – Reitoria de Ensino. Nessa investigação de natureza qualitativa foi utilizada como técnica de coleta de dados a observação participante, a pesquisa documental, o questionário e a entrevista semiestruturada. Para construir essa trajetória buscou-se um aprofundamento teórico desenvolvido por Bourdieu (2011), Saviani (2008), Brandão (2005), Cabral Neto (2006), Sguissardi (2009), Libâneo (2008), Bobbio (1992), Comparato (2008), Guimarães (2001) Sawaia (2009), Souza Santos (2008) entre outros. A leitura interpretativa dos dados está referenciada na análise de conteúdo desenvolvida por Bardin (1997). Minayo (2008), Laville e Dionne (1999). Pretende-se assim trazer um seleto de informações para essa discussão. Os achados apontam como alguns obstáculos para esses alunos, recursos para comprar Xerox e livros; tempo para se dedicar a leitura e a pesquisa; falta de incentivo da instituição, acervo da biblioteca, didática dos professores e dificuldade para compreender textos acadêmicos. No entanto, o acesso a Educação Superior para eles representa igualdade de oportunidade, possibilidade de inclusão, realização pessoal acesso ao mercado de trabalho, melhor qualidade de vida, pagamento de dívida social entre outras oportunidades. As cotas adotadas na UERN são apenas de acesso, portanto, não há dados na instituição atividades de acompanhamento dessa categoria de alunos no que se refere a permanência e\ou conclusão do curso.
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Especificamente dos cursos de Matemática e Pedagogia (Licenciatura), Direito e Medicina (Bacharelado) do Campus Central. O corpus investigado é constituídos de 214 duzentos e quatorze sujeitos. Sendo 207 discentes e representantes dos professores, dos departamentos dos cursos investigados, bem como, da Reitoria e Pró – Reitoria de Ensino. Nessa investigação de natureza qualitativa foi utilizada como técnica de coleta de dados a observação participante, a pesquisa documental, o questionário e a entrevista semiestruturada. Para construir essa trajetória buscou-se um aprofundamento teórico desenvolvido por Bourdieu (2011), Saviani (2008), Brandão (2005), Cabral Neto (2006), Sguissardi (2009), Libâneo (2008), Bobbio (1992), Comparato (2008), Guimarães (2001) Sawaia (2009), Souza Santos (2008) entre outros. A leitura interpretativa dos dados está referenciada na análise de conteúdo desenvolvida por Bardin (1997). Minayo (2008), Laville e Dionne (1999). Pretende-se assim trazer um seleto de informações para essa discussão. Os achados apontam como alguns obstáculos para esses alunos, recursos para comprar Xerox e livros; tempo para se dedicar a leitura e a pesquisa; falta de incentivo da instituição, acervo da biblioteca, didática dos professores e dificuldade para compreender textos acadêmicos. No entanto, o acesso a Educação Superior para eles representa igualdade de oportunidade, possibilidade de inclusão, realização pessoal acesso ao mercado de trabalho, melhor qualidade de vida, pagamento de dívida social entre outras oportunidades. As cotas adotadas na UERN são apenas de acesso, portanto, não há dados na instituição atividades de acompanhamento dessa categoria de alunos no que se refere a permanência e\ou conclusão do curso.This study addresses the obstacles experienced by quota students at the University of Rio Grande do Norte - UERN. With the question: in what sense the access to higher education through quotas contributed to the rise of the lower classes? The path taken by these scholars, as well as the role played by social UERN regarding residence and graduation, nurture reveal different discourses about the other categories where social debt equal opportunities and are identifiable, even if unexpressed directly. As for the purpose it was intended to achieve was to understand the obstacles experienced by students unitholders of UERN. Specificallycourses in Mathematics and Pedagogy (BA),Law and Medicine (BS) Central Campus. The corpus investigated is made up of 214 two hundred and fourteen subjects. Being 207 students and representatives of teachers, departments investigated the courses, as well as the Dean and Pro Dean of Education. In this qualitative research was used as a technique for data collection participant observation, documentary research, questionnaire and semistructured interview. To build this trajectory we sought a deeper theory developed by Bourdieu (2011), Saviani (2008), Brandão (2005), Cabral Neto (2006), Sguissardi (2009), Libâneo (2008), Bobbio (1992), Comparato ( 2008), Guimarães (2001) Sawaia (2009), Souza Santos (2008) among others. The interpretative reading of the data is referenced in the content analysis developed by Bardin (1997). Minayo (2008), Dionne and Laville (1999). The aim is to bring a select information to this discussion. The findings highlight how some obstacles for these students, and Xerox resources to buy books; time to devote to reading and research, lack of encouragement from the institution, library resources, teaching and teachers' difficulty in understanding academic texts. However, access to higher education for them is equal opportunity, possibility of inclusion, personal access to the labor market, better quality of life, social debt repayment and other opportunities. Quotas are only adopted in UERN access, so there is no data on follow-up activities of this institution category of students regarding the permanence and \ or course completion.2015-11-30T16:01:04Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6749porSouza, Francisca Vilani deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6749Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:22.669117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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