A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Letícia Gabriela Baptista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57912
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_316293fc7bac65e42d773d24df83d3c5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e TecnologiasLa résolution des problèmes dans le process d’enseignement et d’apprentissage dans une class de la 1ère année de science et technologieResolução de problemasComunicação escritaEnsino secundárioRésolution de problèmesCommunication écriteEnseignement secondaireCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente estudo incide na resolução de problemas, no processo de ensino e aprendizagem, e resulta de uma intervenção pedagógica com alunos de uma turma do 11.º ano, do curso de Ciências e Tecnologias, na disciplina de Matemática A, durante a lecionação de conteúdos do tópico Sucessões. Este estudo teve como questão principal perceber como seria a evolução dos alunos ao longo da intervenção pedagógica planeada. Para isso, formulei quatro objetivos estruturantes para esta investigação: 1. Identificar as estratégias de resolução de problemas que os alunos utilizam; 2. Reconhecer as dificuldades reveladas pelos alunos durante a resolução de problemas; 3. Caracterizar a comunicação escrita dos alunos na apresentação das resoluções de problemas; 4. Avaliar a evolução dos alunos ao longo do projeto. Para conseguir dar resposta aos objetivos estabelecidos, recorri a diferentes instrumentos de recolha de dados: uma ficha de diagnóstico realizada no início da intervenção; nove problemas propostos ao longo da intervenção, cujas resoluções foram feitas individualmente e em grupo; uma ficha resolvida no final da intervenção; observação e gravação em áudio de todas as aulas; um questionário, ao qual os alunos responderam no final da intervenção. No que a resultados diz respeito, a análise dos dados permitiu concluir que a estratégia mais utilizada pela turma em estudo foi a construção de esquemas ou figuras. Em contrapartida, as estratégias a que os elementos da turma recorreram menos foram a procura de um padrão e a generalização. Quanto às dificuldades reveladas pelos alunos, a dificuldade mais notória reside no nível de interpretação, quer seja dos resultados obtidos, quer seja do próprio enunciado. Um outro ponto no qual se notam dificuldades, passa pela comunicação escrita da resolução do problema. No que a esta comunicação diz respeito, foi percetível que o tipo de fundamentação das respostas mais utilizado foi o recurso à experimentação, e quanto aos tipos de representação, a representação simbólica foi a mais requisitada. Por fim, a evolução dos alunos foi notória em sala de aula, pois os alunos iniciaram a intervenção com uma postura mais derrotista, que foi sendo abandonada ao longo das aulas.La présent étude se concentre sur la résolution de problèmes, dans le process d’enseignement et d’apprentissage, et resulte d’une intervention pédagogique avec des étudants d’une classe de la 1ère année, du cours de science et technologie, en Mathématiques A, pendant l’enseignement de contenu de la rubrique Sucessions. Cette étude avait comme question principale comprendre comment évoluerait l’étudiant au cours de l’intervention pédagogique envisagée. Pour ce faire, j'ai formulé quatre objectifs structurants pour cette recherche: 1. Identifier les stratégies de résolution de problèmes utilisées par les élèves; 2. Reconnaître les difficultés rencontrées par les élèves lors de la résolution de problèmes; 3. caractériser la communication écrite des étudiants dans la présentation des résolutions de problèmes; 4. Évaluer les progrès des élèves tout au long du projet. Afin de pouvoir répondre aux objectifs établis, j'ai utilisé différents instruments de collecte de données: un formulaire de diagnostic établi au début de l'intervention; neuf problèmes proposés lors de l'intervention, dont les résolutions ont été prises individuellement et en groupe; un fichier résolu à la fin de l'intervention; observation et enregistrement audio de toutes les cours; un questionnaire auquel les étudiants ont répondu à la fin de l'intervention. En ce qui concerne les résultats, l'analyse des données a permis de conclure que la stratégie la plus utilisée par la classe étudié était la construction de schémas ou de chiffres. Par contre, les stratégies moins utilisées par les éléments de la classe étaient la recherche d’un motif et la généralisation. Quant aux difficultés révélées par les étudiants, la difficulté la plus frappante réside dans le niveau d’interprétation des résultats obtenus ou de la déclaration elle-même. Un autre point où les difficultés sont notées est la communication écrite de résolution de problèmes. En ce qui concerne cette communication, il était perceptible que le type de raisonnement le plus utilisé des réponses était le recours à l'expérimentation et, pour les types de représentation, la représentation symbolique était la plus demandée. Enfin, l'évolution des élèves était notoire dans la classe, car les étudiants ont commencé l'intervention avec une attitude plus défaitiste, qui a été abandonnée tout au long des cours.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoMartins, Letícia Gabriela Baptista20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57912por202128601info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:48.998753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias
La résolution des problèmes dans le process d’enseignement et d’apprentissage dans une class de la 1ère année de science et technologie
title A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias
spellingShingle A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias
Martins, Letícia Gabriela Baptista
Resolução de problemas
Comunicação escrita
Ensino secundário
Résolution de problèmes
Communication écrite
Enseignement secondaire
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias
title_full A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias
title_fullStr A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias
title_full_unstemmed A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias
title_sort A resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem numa turma do 11º ano de Ciências e Tecnologias
author Martins, Letícia Gabriela Baptista
author_facet Martins, Letícia Gabriela Baptista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Letícia Gabriela Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Comunicação escrita
Ensino secundário
Résolution de problèmes
Communication écrite
Enseignement secondaire
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Resolução de problemas
Comunicação escrita
Ensino secundário
Résolution de problèmes
Communication écrite
Enseignement secondaire
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57912
url http://hdl.handle.net/1822/57912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202128601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133107763281920