Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Letícia Gabriela Baptista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martinho, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80847
Resumo: O uso da resolução de problemas na sala de aula é muito importante já que permite estimular o desenvolvimento do raciocínio dos alunos. Mais do que saber aplicar os seus conhecimentos, é essencial que saibam estabelecer estratégias para ultrapassar algum problema que tenham de enfrentar, tanto no ambiente escolar como, no futuro, a nível profissional. Para isto, desenvolver o raciocínio e a capacidade de resolver problemas são dois fatores de extrema importância e que podem ser trabalhados em simultâneo. Mas, quando se trata de desenvolver certas competências, há dificuldades que surgem e é importante detetá-las, para que possam ser ultrapassadas. Quando os alunos têm oportunidade de confrontar diferentes estratégias e trocar ideias, tomam contacto com outros raciocínios que podem ser uteis para novos problemas. E, ligado a tudo isto, torna-se necessário perceber como é que os alunos comunicam por escrito, tentando que, a cada problema resolvido, o aluno melhore também a forma como organiza a sua resposta. Assim, nesta comunicação pretende-se identificar as estratégias utilizadas e as dificuldades sentidas pelos alunos, bem como caracterizar a comunicação escrita nas respetivas resoluções. Para responder a esses objetivos, são apresentados os resultados encontrados na análise das respostas de uma turma de 11.º ano de Matemática A a um problema proposto em sala de aula. Na resolução deste problema, as estratégias a que os alunos mais recorreram foram a construção de esquemas/figuras e a construção de um modelo. Quanto às dificuldades, estas foram sentidas na interpretação de resultados e a nível de estratégia, tanto na escolha como na execução. Já na comunicação escrita, foi percetível alguma dificuldade em fundamentar claramente as respostas, vários alunos recorreram à experimentação na fundamentação utilizada e, no que toca às representações, evidenciaram-se a simbólica e a icónica.
id RCAP_871e344d64614a9147d5d810b74b1e6e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80847
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemáticoResolução de problemasEnsino SecundárioEstratégias de resolução de problemasDificuldades na resolução de problemasComunicação escritaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO uso da resolução de problemas na sala de aula é muito importante já que permite estimular o desenvolvimento do raciocínio dos alunos. Mais do que saber aplicar os seus conhecimentos, é essencial que saibam estabelecer estratégias para ultrapassar algum problema que tenham de enfrentar, tanto no ambiente escolar como, no futuro, a nível profissional. Para isto, desenvolver o raciocínio e a capacidade de resolver problemas são dois fatores de extrema importância e que podem ser trabalhados em simultâneo. Mas, quando se trata de desenvolver certas competências, há dificuldades que surgem e é importante detetá-las, para que possam ser ultrapassadas. Quando os alunos têm oportunidade de confrontar diferentes estratégias e trocar ideias, tomam contacto com outros raciocínios que podem ser uteis para novos problemas. E, ligado a tudo isto, torna-se necessário perceber como é que os alunos comunicam por escrito, tentando que, a cada problema resolvido, o aluno melhore também a forma como organiza a sua resposta. Assim, nesta comunicação pretende-se identificar as estratégias utilizadas e as dificuldades sentidas pelos alunos, bem como caracterizar a comunicação escrita nas respetivas resoluções. Para responder a esses objetivos, são apresentados os resultados encontrados na análise das respostas de uma turma de 11.º ano de Matemática A a um problema proposto em sala de aula. Na resolução deste problema, as estratégias a que os alunos mais recorreram foram a construção de esquemas/figuras e a construção de um modelo. Quanto às dificuldades, estas foram sentidas na interpretação de resultados e a nível de estratégia, tanto na escolha como na execução. Já na comunicação escrita, foi percetível alguma dificuldade em fundamentar claramente as respostas, vários alunos recorreram à experimentação na fundamentação utilizada e, no que toca às representações, evidenciaram-se a simbólica e a icónica.Este trabalho é financiado pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.info:eu-repo/semantics/publishedVersionSociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)Universidade do MinhoMartins, Letícia Gabriela BaptistaMartinho, Maria Helena20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80847porMartins, L. G., & Martinho, M. H. (2018). Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático. In Rodrigues, A., Barbosa, A., Santiago, A., Domingos, A., Carvalho, C., Ventura, C., Costa, C., Rocha, H., Matos, J. M., Serrazina, L., Almeida, M., Teixeira, P., Carvalho, R., Machado, R. & Carreira, S., Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática, (pp. 301-318). Coimbra: SPIEM.2182-0023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:56.172814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
title Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
spellingShingle Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
Martins, Letícia Gabriela Baptista
Resolução de problemas
Ensino Secundário
Estratégias de resolução de problemas
Dificuldades na resolução de problemas
Comunicação escrita
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
title_full Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
title_fullStr Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
title_full_unstemmed Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
title_sort Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático
author Martins, Letícia Gabriela Baptista
author_facet Martins, Letícia Gabriela Baptista
Martinho, Maria Helena
author_role author
author2 Martinho, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Letícia Gabriela Baptista
Martinho, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Ensino Secundário
Estratégias de resolução de problemas
Dificuldades na resolução de problemas
Comunicação escrita
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Resolução de problemas
Ensino Secundário
Estratégias de resolução de problemas
Dificuldades na resolução de problemas
Comunicação escrita
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description O uso da resolução de problemas na sala de aula é muito importante já que permite estimular o desenvolvimento do raciocínio dos alunos. Mais do que saber aplicar os seus conhecimentos, é essencial que saibam estabelecer estratégias para ultrapassar algum problema que tenham de enfrentar, tanto no ambiente escolar como, no futuro, a nível profissional. Para isto, desenvolver o raciocínio e a capacidade de resolver problemas são dois fatores de extrema importância e que podem ser trabalhados em simultâneo. Mas, quando se trata de desenvolver certas competências, há dificuldades que surgem e é importante detetá-las, para que possam ser ultrapassadas. Quando os alunos têm oportunidade de confrontar diferentes estratégias e trocar ideias, tomam contacto com outros raciocínios que podem ser uteis para novos problemas. E, ligado a tudo isto, torna-se necessário perceber como é que os alunos comunicam por escrito, tentando que, a cada problema resolvido, o aluno melhore também a forma como organiza a sua resposta. Assim, nesta comunicação pretende-se identificar as estratégias utilizadas e as dificuldades sentidas pelos alunos, bem como caracterizar a comunicação escrita nas respetivas resoluções. Para responder a esses objetivos, são apresentados os resultados encontrados na análise das respostas de uma turma de 11.º ano de Matemática A a um problema proposto em sala de aula. Na resolução deste problema, as estratégias a que os alunos mais recorreram foram a construção de esquemas/figuras e a construção de um modelo. Quanto às dificuldades, estas foram sentidas na interpretação de resultados e a nível de estratégia, tanto na escolha como na execução. Já na comunicação escrita, foi percetível alguma dificuldade em fundamentar claramente as respostas, vários alunos recorreram à experimentação na fundamentação utilizada e, no que toca às representações, evidenciaram-se a simbólica e a icónica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80847
url https://hdl.handle.net/1822/80847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, L. G., & Martinho, M. H. (2018). Estratégias, dificuldades e comunicação escrita de uma turma de 11.º ano na resolução de um problema matemático. In Rodrigues, A., Barbosa, A., Santiago, A., Domingos, A., Carvalho, C., Ventura, C., Costa, C., Rocha, H., Matos, J. M., Serrazina, L., Almeida, M., Teixeira, P., Carvalho, R., Machado, R. & Carreira, S., Livro de Atas do EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática, (pp. 301-318). Coimbra: SPIEM.
2182-0023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132914940641280