A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962–2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Klênio Jonessy de Medeiros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13907
Resumo: Esta investigação constitui um estudo em torno da singularidade performativa do trombonista brasileiro Radegundis Feitosa Nunes (1962 – 2010), através da aplicação da Teoria da Intertextualidade. O conceito subsidia a análise intertextual, que serve de alicerce para entender como Radegundis Feitosa concebeu a interpretação da música grafada e a transformou em performance. A obra escolhida para análise corresponde às Três peças para trombone e piano - “Humoresca, Noturno e Tarantela”, do compositor José Alberto Kaplan (1935 - 2009). A metodologia utilizada contempla a relação entre o texto escrito (partituras), o texto dito (performance áudio) e a análise do corpo (performance audiovisual). Partindo dessa observação intertextual, o objetivo é confrontar os textos, bem como expor a minha percepção a partir do estudo e da construção performativa da obra abordada. Recorreu-se ainda à pesquisa bibliográfica, entrevistas coletadas em campo, análise da obra e estudo prático e construção performativa das peças no trombone. Dentre os resultados obtidos, discorri ainda sobre a colaboração existente na relação compositor/intérprete.
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