Intertextualidade idiomática como estruturação do discurso composicional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14780 |
Resumo: | O foco dessa pesquisa encontra-se nos esforços voltados para a compreensão das formas de atuação do discurso musical como parte de uma linguagem compositiva, a fim de ampliar o entendimento da natureza narrativa e expressiva através do idiomatismo e da intertextualidade como ferramentas para a construção do discurso composicional. São observados, analogamente, fundamentos literários e filosóficos comuns aos processos comunicativos e seus efeitos ao longo da manifestação de uma personalidade essencialmente artística do compositor. Desta forma, o compositor orienta-se pela necessidade de se mostrarem conscientes os processos envolvidos na formação do sentimento de identidade, isto é, identidade composicional. O trabalho reflete o interesse e a crescente busca por novos recursos técnicos e expressivos nos campos da composição, interpretação e performance musical. As definições partem, de modelos teóricos originados, em parte, pelo pensamento Bakhtiniano, aplicados sobretudo à comunicação e expressão literária, tais quais as teorias da influência como maturidade, generosidade e ansiedade. Em resultado dessa interação é apresentado um portfólio de obras de distintas formações que exemplificam de forma detalhada os argumentos desenvolvidos na pesquisa. |
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O foco dessa pesquisa encontra-se nos esforços voltados para a compreensão das formas de atuação do discurso musical como parte de uma linguagem compositiva, a fim de ampliar o entendimento da natureza narrativa e expressiva através do idiomatismo e da intertextualidade como ferramentas para a construção do discurso composicional. São observados, analogamente, fundamentos literários e filosóficos comuns aos processos comunicativos e seus efeitos ao longo da manifestação de uma personalidade essencialmente artística do compositor. Desta forma, o compositor orienta-se pela necessidade de se mostrarem conscientes os processos envolvidos na formação do sentimento de identidade, isto é, identidade composicional. O trabalho reflete o interesse e a crescente busca por novos recursos técnicos e expressivos nos campos da composição, interpretação e performance musical. As definições partem, de modelos teóricos originados, em parte, pelo pensamento Bakhtiniano, aplicados sobretudo à comunicação e expressão literária, tais quais as teorias da influência como maturidade, generosidade e ansiedade. Em resultado dessa interação é apresentado um portfólio de obras de distintas formações que exemplificam de forma detalhada os argumentos desenvolvidos na pesquisa. |
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