Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200007 |
Resumo: | O presente trabalho teve como propósito o estudo do efeito-tutor, ou seja, pretendeu-se investigar os benefícios cognitivos que uma criança de 9 anos poderia retirar do facto de ser colocada na situação de tutor de uma outra criança mais nova. A amostra foi constituida por 14 alunos do 3.º ano de escolaridade e 22 alunos do 4.º ano de escolaridade do ensino básico. Oito alunos do 4.º ano trabalharam individualmente (grupo de controlo), enquanto que 14 díades cada uma composta por uma criança tutor do 4.º ano e um tutorando do 3.º ano formaram o grupo experimental. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em procurar palavras num dicionário de língua materna. Na situação diádica o tutor ajudava o seu colega a resolver a tarefa que este desconhecia. Da análise dos resultados pode retirar-se a seguinte conclusão: As crianças que funcionaram como tutores apresentaram, relativamente aos colegas que trabalharam individualmente, mais benefícios cognitivos. |
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