Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro,Vera
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200007
Resumo: O presente trabalho teve como propósito o estudo do efeito-tutor, ou seja, pretendeu-se investigar os benefícios cognitivos que uma criança de 9 anos poderia retirar do facto de ser colocada na situação de tutor de uma outra criança mais nova. A amostra foi constituida por 14 alunos do 3.º ano de escolaridade e 22 alunos do 4.º ano de escolaridade do ensino básico. Oito alunos do 4.º ano trabalharam individualmente (grupo de controlo), enquanto que 14 díades cada uma composta por uma criança tutor do 4.º ano e um tutorando do 3.º ano formaram o grupo experimental. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em procurar palavras num dicionário de língua materna. Na situação diádica o tutor ajudava o seu colega a resolver a tarefa que este desconhecia. Da análise dos resultados pode retirar-se a seguinte conclusão: As crianças que funcionaram como tutores apresentaram, relativamente aos colegas que trabalharam individualmente, mais benefícios cognitivos.
id RCAP_31732167226ba9b39cd714a19a2e72fc
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82311998000200007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivosInteracções sociais entre parestutoradobenefícios cognitivosO presente trabalho teve como propósito o estudo do efeito-tutor, ou seja, pretendeu-se investigar os benefícios cognitivos que uma criança de 9 anos poderia retirar do facto de ser colocada na situação de tutor de uma outra criança mais nova. A amostra foi constituida por 14 alunos do 3.º ano de escolaridade e 22 alunos do 4.º ano de escolaridade do ensino básico. Oito alunos do 4.º ano trabalharam individualmente (grupo de controlo), enquanto que 14 díades cada uma composta por uma criança tutor do 4.º ano e um tutorando do 3.º ano formaram o grupo experimental. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em procurar palavras num dicionário de língua materna. Na situação diádica o tutor ajudava o seu colega a resolver a tarefa que este desconhecia. Da análise dos resultados pode retirar-se a seguinte conclusão: As crianças que funcionaram como tutores apresentaram, relativamente aos colegas que trabalharam individualmente, mais benefícios cognitivos.ISPA-Instituto Universitário1998-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200007Análise Psicológica v.16 n.2 1998reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200007Monteiro,Verainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T16:59:40Zoai:scielo:S0870-82311998000200007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:15:52.457565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
spellingShingle Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
Monteiro,Vera
Interacções sociais entre pares
tutorado
benefícios cognitivos
title_short Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title_full Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title_fullStr Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title_full_unstemmed Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title_sort Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
author Monteiro,Vera
author_facet Monteiro,Vera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro,Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Interacções sociais entre pares
tutorado
benefícios cognitivos
topic Interacções sociais entre pares
tutorado
benefícios cognitivos
description O presente trabalho teve como propósito o estudo do efeito-tutor, ou seja, pretendeu-se investigar os benefícios cognitivos que uma criança de 9 anos poderia retirar do facto de ser colocada na situação de tutor de uma outra criança mais nova. A amostra foi constituida por 14 alunos do 3.º ano de escolaridade e 22 alunos do 4.º ano de escolaridade do ensino básico. Oito alunos do 4.º ano trabalharam individualmente (grupo de controlo), enquanto que 14 díades cada uma composta por uma criança tutor do 4.º ano e um tutorando do 3.º ano formaram o grupo experimental. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em procurar palavras num dicionário de língua materna. Na situação diádica o tutor ajudava o seu colega a resolver a tarefa que este desconhecia. Da análise dos resultados pode retirar-se a seguinte conclusão: As crianças que funcionaram como tutores apresentaram, relativamente aos colegas que trabalharam individualmente, mais benefícios cognitivos.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200007
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311998000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.16 n.2 1998
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137257676865536