Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45738 |
Resumo: | O presente Relatório Final, reporta-se a um estudo de natureza qualitativa elaborado no âmbito da Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças que frequentava um Jardim de Infância que integrava, nas suas práticas, o Movimento da Escola Moderna. Assumindo a questão de partida: “Qual o efeito de um projeto, com crianças dos 3 aos 5 anos, nas suas aprendizagens sobre o mundo natural?” definiu-se como objetivo geral “Conceber, implementar e avaliar uma intervenção no Jardim de Infância, sobre o mundo natural, através do Trabalho de Projeto.”. A concretização do projeto proporcionou aprendizagens em relação à natureza, tais como a consciencialização das crianças sobre o mundo que as rodeia e, mais especificamente, sobre as abelhas e o papel que desempenham, assim como o desenvolvimento de competências de âmbito socio emocional. Conclui-se que o recurso ao Trabalho de Projeto traduz benefícios na construção de novos conhecimentos, assim como na promoção de valores como a autonomia, o respeito pelo ambiente e pelo outro. |
id |
RCAP_317981cb03d9e1880592e4acbed6c798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45738 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolarEducação Pré-EscolarEducação AmbientalTrabalho de ProjetoMovimento da Escola ModernaO presente Relatório Final, reporta-se a um estudo de natureza qualitativa elaborado no âmbito da Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças que frequentava um Jardim de Infância que integrava, nas suas práticas, o Movimento da Escola Moderna. Assumindo a questão de partida: “Qual o efeito de um projeto, com crianças dos 3 aos 5 anos, nas suas aprendizagens sobre o mundo natural?” definiu-se como objetivo geral “Conceber, implementar e avaliar uma intervenção no Jardim de Infância, sobre o mundo natural, através do Trabalho de Projeto.”. A concretização do projeto proporcionou aprendizagens em relação à natureza, tais como a consciencialização das crianças sobre o mundo que as rodeia e, mais especificamente, sobre as abelhas e o papel que desempenham, assim como o desenvolvimento de competências de âmbito socio emocional. Conclui-se que o recurso ao Trabalho de Projeto traduz benefícios na construção de novos conhecimentos, assim como na promoção de valores como a autonomia, o respeito pelo ambiente e pelo outro.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Silveira, Susana Maria Mendes, 1967-Repositório ComumLopes, Mariana Isabel da Silva2023-07-27T09:54:51Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45738TID:203333519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:15:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:55.051426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar |
title |
Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar |
spellingShingle |
Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar Lopes, Mariana Isabel da Silva Educação Pré-Escolar Educação Ambiental Trabalho de Projeto Movimento da Escola Moderna |
title_short |
Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar |
title_full |
Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar |
title_fullStr |
Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar |
title_sort |
Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar |
author |
Lopes, Mariana Isabel da Silva |
author_facet |
Lopes, Mariana Isabel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- Silveira, Susana Maria Mendes, 1967- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Mariana Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Educação Ambiental Trabalho de Projeto Movimento da Escola Moderna |
topic |
Educação Pré-Escolar Educação Ambiental Trabalho de Projeto Movimento da Escola Moderna |
description |
O presente Relatório Final, reporta-se a um estudo de natureza qualitativa elaborado no âmbito da Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças que frequentava um Jardim de Infância que integrava, nas suas práticas, o Movimento da Escola Moderna. Assumindo a questão de partida: “Qual o efeito de um projeto, com crianças dos 3 aos 5 anos, nas suas aprendizagens sobre o mundo natural?” definiu-se como objetivo geral “Conceber, implementar e avaliar uma intervenção no Jardim de Infância, sobre o mundo natural, através do Trabalho de Projeto.”. A concretização do projeto proporcionou aprendizagens em relação à natureza, tais como a consciencialização das crianças sobre o mundo que as rodeia e, mais especificamente, sobre as abelhas e o papel que desempenham, assim como o desenvolvimento de competências de âmbito socio emocional. Conclui-se que o recurso ao Trabalho de Projeto traduz benefícios na construção de novos conhecimentos, assim como na promoção de valores como a autonomia, o respeito pelo ambiente e pelo outro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27T09:54:51Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45738 TID:203333519 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45738 |
identifier_str_mv |
TID:203333519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133511583531008 |