Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mariana Isabel da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45738
Resumo: O presente Relatório Final, reporta-se a um estudo de natureza qualitativa elaborado no âmbito da Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças que frequentava um Jardim de Infância que integrava, nas suas práticas, o Movimento da Escola Moderna. Assumindo a questão de partida: “Qual o efeito de um projeto, com crianças dos 3 aos 5 anos, nas suas aprendizagens sobre o mundo natural?” definiu-se como objetivo geral “Conceber, implementar e avaliar uma intervenção no Jardim de Infância, sobre o mundo natural, através do Trabalho de Projeto.”. A concretização do projeto proporcionou aprendizagens em relação à natureza, tais como a consciencialização das crianças sobre o mundo que as rodeia e, mais especificamente, sobre as abelhas e o papel que desempenham, assim como o desenvolvimento de competências de âmbito socio emocional. Conclui-se que o recurso ao Trabalho de Projeto traduz benefícios na construção de novos conhecimentos, assim como na promoção de valores como a autonomia, o respeito pelo ambiente e pelo outro.
id RCAP_317981cb03d9e1880592e4acbed6c798
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45738
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolarEducação Pré-EscolarEducação AmbientalTrabalho de ProjetoMovimento da Escola ModernaO presente Relatório Final, reporta-se a um estudo de natureza qualitativa elaborado no âmbito da Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças que frequentava um Jardim de Infância que integrava, nas suas práticas, o Movimento da Escola Moderna. Assumindo a questão de partida: “Qual o efeito de um projeto, com crianças dos 3 aos 5 anos, nas suas aprendizagens sobre o mundo natural?” definiu-se como objetivo geral “Conceber, implementar e avaliar uma intervenção no Jardim de Infância, sobre o mundo natural, através do Trabalho de Projeto.”. A concretização do projeto proporcionou aprendizagens em relação à natureza, tais como a consciencialização das crianças sobre o mundo que as rodeia e, mais especificamente, sobre as abelhas e o papel que desempenham, assim como o desenvolvimento de competências de âmbito socio emocional. Conclui-se que o recurso ao Trabalho de Projeto traduz benefícios na construção de novos conhecimentos, assim como na promoção de valores como a autonomia, o respeito pelo ambiente e pelo outro.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Silveira, Susana Maria Mendes, 1967-Repositório ComumLopes, Mariana Isabel da Silva2023-07-27T09:54:51Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45738TID:203333519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:15:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:55.051426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar
title Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar
spellingShingle Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar
Lopes, Mariana Isabel da Silva
Educação Pré-Escolar
Educação Ambiental
Trabalho de Projeto
Movimento da Escola Moderna
title_short Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar
title_full Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar
title_fullStr Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar
title_full_unstemmed Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar
title_sort Como é que as abelhas entram dentro da casinha, se os buracos são tão pequeninos?: Um trabalho de projeto em contexto de educação pré-escolar
author Lopes, Mariana Isabel da Silva
author_facet Lopes, Mariana Isabel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-
Silveira, Susana Maria Mendes, 1967-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Mariana Isabel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Educação Ambiental
Trabalho de Projeto
Movimento da Escola Moderna
topic Educação Pré-Escolar
Educação Ambiental
Trabalho de Projeto
Movimento da Escola Moderna
description O presente Relatório Final, reporta-se a um estudo de natureza qualitativa elaborado no âmbito da Prática Educativa do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com um grupo de crianças que frequentava um Jardim de Infância que integrava, nas suas práticas, o Movimento da Escola Moderna. Assumindo a questão de partida: “Qual o efeito de um projeto, com crianças dos 3 aos 5 anos, nas suas aprendizagens sobre o mundo natural?” definiu-se como objetivo geral “Conceber, implementar e avaliar uma intervenção no Jardim de Infância, sobre o mundo natural, através do Trabalho de Projeto.”. A concretização do projeto proporcionou aprendizagens em relação à natureza, tais como a consciencialização das crianças sobre o mundo que as rodeia e, mais especificamente, sobre as abelhas e o papel que desempenham, assim como o desenvolvimento de competências de âmbito socio emocional. Conclui-se que o recurso ao Trabalho de Projeto traduz benefícios na construção de novos conhecimentos, assim como na promoção de valores como a autonomia, o respeito pelo ambiente e pelo outro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27T09:54:51Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45738
TID:203333519
url http://hdl.handle.net/10400.26/45738
identifier_str_mv TID:203333519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133511583531008