A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, Cátia Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48630
Resumo: Ensino Básico, centrada na participação das crianças. Com destinatários de quarto anos, estabeleceu-se a questão de partida “Como posso melhorar a participação das crianças no contexto do modelo curricular do MEM?”, tendo como objetivos específicos: compreender qual o significado de participação para as crianças, clarificar a ideia de projetos e comunicações, incutir nas crianças a utilização de delineadores de trabalho na realização de projetos, promover o respeito pelas decisões tomadas nas reuniões de conselho, estimular o envolvimento e o empenhamento das crianças nos projetos a realizar. Esta investigação enquadra-se na investigação qualitativa adotando a investigação-ação como estratégia primordial. Para esta investigação foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados, como a entrevista semidiretiva e a de grupo designada de grupo focal, e dois instrumentos de recolha de dados como o diário de bordo e os guiões de entrevista. Da avaliação do contexto resultou a intervenção pedagógica que promoveu o aperfeiçoamento da participação das crianças, individuais e em grupo, provando que as mesmas são capazes de realizar projetos e comunicações de forma clara transmitindo o que pretende, despertando o interesse do grande grupo para o tema, abrindo caminho para diferentes explorações.
id RCAP_d4ed8ac5bad04d934618bb858e429fef
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola ModernaJardim de InfânciaMovimento da Escola ModernaEducação Pré-EscolarEnsino Básico, centrada na participação das crianças. Com destinatários de quarto anos, estabeleceu-se a questão de partida “Como posso melhorar a participação das crianças no contexto do modelo curricular do MEM?”, tendo como objetivos específicos: compreender qual o significado de participação para as crianças, clarificar a ideia de projetos e comunicações, incutir nas crianças a utilização de delineadores de trabalho na realização de projetos, promover o respeito pelas decisões tomadas nas reuniões de conselho, estimular o envolvimento e o empenhamento das crianças nos projetos a realizar. Esta investigação enquadra-se na investigação qualitativa adotando a investigação-ação como estratégia primordial. Para esta investigação foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados, como a entrevista semidiretiva e a de grupo designada de grupo focal, e dois instrumentos de recolha de dados como o diário de bordo e os guiões de entrevista. Da avaliação do contexto resultou a intervenção pedagógica que promoveu o aperfeiçoamento da participação das crianças, individuais e em grupo, provando que as mesmas são capazes de realizar projetos e comunicações de forma clara transmitindo o que pretende, despertando o interesse do grande grupo para o tema, abrindo caminho para diferentes explorações.Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-Repositório ComumRuivo, Cátia Ferreira2024-01-03T10:51:14Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48630TID:203441141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T02:15:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:29:17.337366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna
title A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna
spellingShingle A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna
Ruivo, Cátia Ferreira
Jardim de Infância
Movimento da Escola Moderna
Educação Pré-Escolar
title_short A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna
title_full A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna
title_fullStr A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna
title_full_unstemmed A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna
title_sort A participação das crianças no contexto do modelo curricular do Movimento da Escola Moderna
author Ruivo, Cátia Ferreira
author_facet Ruivo, Cátia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Luís Carlos Martins de Almeida, 1960-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruivo, Cátia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Movimento da Escola Moderna
Educação Pré-Escolar
topic Jardim de Infância
Movimento da Escola Moderna
Educação Pré-Escolar
description Ensino Básico, centrada na participação das crianças. Com destinatários de quarto anos, estabeleceu-se a questão de partida “Como posso melhorar a participação das crianças no contexto do modelo curricular do MEM?”, tendo como objetivos específicos: compreender qual o significado de participação para as crianças, clarificar a ideia de projetos e comunicações, incutir nas crianças a utilização de delineadores de trabalho na realização de projetos, promover o respeito pelas decisões tomadas nas reuniões de conselho, estimular o envolvimento e o empenhamento das crianças nos projetos a realizar. Esta investigação enquadra-se na investigação qualitativa adotando a investigação-ação como estratégia primordial. Para esta investigação foram utilizadas duas técnicas de recolha de dados, como a entrevista semidiretiva e a de grupo designada de grupo focal, e dois instrumentos de recolha de dados como o diário de bordo e os guiões de entrevista. Da avaliação do contexto resultou a intervenção pedagógica que promoveu o aperfeiçoamento da participação das crianças, individuais e em grupo, provando que as mesmas são capazes de realizar projetos e comunicações de forma clara transmitindo o que pretende, despertando o interesse do grande grupo para o tema, abrindo caminho para diferentes explorações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-03T10:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48630
TID:203441141
url http://hdl.handle.net/10400.26/48630
identifier_str_mv TID:203441141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136772726194176