O Processo Criativo de um Designer de Moda numa Empresa/Atelier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Cátia Inês Almeida Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10822
Resumo: O presente relatório pretende relacionar o tema “O processo criativo de um designer de moda numa empresa/atelier” e a experiência adquirida pela estagiária Cátia Inês Duarte no Atelier Sttilos, sediado na cidade do Fundão e do qual é gerente Ana Domingos. Este atelier, abriu portas em Outubro de 2008 e tem como foco as mais variadas vertentes desde a venda ao público de marcas nacionais e internacionais no campo da moda e da dança, a customização de peças de vestuário, a criação de peças de raiz e ainda o aluguer de peças de vestuário para épocas festivas. O tema tratado neste relatório tem sido analisado ao longo dos tempos e no seu estado de arte, existem várias tentativas de explicar a necessidade da existência da criatividade no mundo do trabalho. Assim, pretende-se relacionar a necessidade de envolver a criatividade com o designer de moda, de forma a melhorar a qualidade do produto criado. Este processo não se limita apenas e aos campos da idealização, inspiração e estudo do produto, mas também na sua produção e desenvolvimento. É necessário ter bem presente que para cada novo produto criado é necessário a criação de um novo conceito, conhecimento e inovação de forma a obter um produto enquadrado nos padrões procurados pelo público alvo a que se é dirigido. Neste relatório a aprendizagem retirada centraliza-se na importância que o processo criativo tem em cada produto criado, assim como o peso que o trabalho em equipa e junção de ideias dos mesmos, influencia na criação de um produto melhor. Em suma, o objetivo da estudante ao tratar deste tema é primeiramente vivenciar espaços comerciais onde a criatividade é necessária, verificar se o processo criativo do estagiário/empregado é levado em conta e o quanto essa valorização influencia na obtenção de um produto de moda. De acordo com a experiência que a estagiária vivenciou, verificou-se que todas as etapas que o processo criativo tem, mais a liberdade de ideias que é levada em atenção pela parte da tutora, torna todo o percurso criativo e prático mais enriquecedor e obtêm-se melhores resultados finais, o que facilita a aprendizagem pessoal e profissional dos envolvidos no projeto.
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Assim, pretende-se relacionar a necessidade de envolver a criatividade com o designer de moda, de forma a melhorar a qualidade do produto criado. Este processo não se limita apenas e aos campos da idealização, inspiração e estudo do produto, mas também na sua produção e desenvolvimento. É necessário ter bem presente que para cada novo produto criado é necessário a criação de um novo conceito, conhecimento e inovação de forma a obter um produto enquadrado nos padrões procurados pelo público alvo a que se é dirigido. Neste relatório a aprendizagem retirada centraliza-se na importância que o processo criativo tem em cada produto criado, assim como o peso que o trabalho em equipa e junção de ideias dos mesmos, influencia na criação de um produto melhor. Em suma, o objetivo da estudante ao tratar deste tema é primeiramente vivenciar espaços comerciais onde a criatividade é necessária, verificar se o processo criativo do estagiário/empregado é levado em conta e o quanto essa valorização influencia na obtenção de um produto de moda. De acordo com a experiência que a estagiária vivenciou, verificou-se que todas as etapas que o processo criativo tem, mais a liberdade de ideias que é levada em atenção pela parte da tutora, torna todo o percurso criativo e prático mais enriquecedor e obtêm-se melhores resultados finais, o que facilita a aprendizagem pessoal e profissional dos envolvidos no projeto.The present report intends to relate the theme "The creative process of a fashion designer in a company / atelier" and the experience acquired by the trainee Cátia Inês Duarte in Sttilos Atelier, based in the city of Fundão and of which Ana Domingos is the manager. The atelier opened its doors in October 2008 and focuses on the most varied aspects: from selling national and international brands in the fields of fashion and dance, the customization of garments, the creation of pieces and the rental of garments for festivities. The theme discussed throughout this report has been analysed over time and in its state of art, there are several attempts to explain the need for the existence of creativity in the professional world.Thus, it is intended to relate the need to involve creativity with the fashion designer, in order to improve the quality of the product created. This process is not limited only in the field of idealization, inspiration and study of the product, but also in its production and development. It is necessary to keep in mind that for each new product created it is necessary to create a new concept, knowledge and innovation in order to obtain a product that meets the standards sought by the target audience to which it is addressed. In this report, the main focus is the importance that the creative process has in each product created, as well as the weight that teamwork and the junction of ideas, influences the creation of a better product. Therefore, the objective of the trainee in dealing with this theme is to first experience commercial spaces where creativity is necessary, to verify if the creative process of the trainee / employee is taken into account and how much that valuation influences in obtaining a fashionable product. According to the experience that the trainee experienced, it was verified that all the stages that the creative process and the freedom of ideas that is taken care by the manager, makes the whole creative and practical journey more enriching and better final results were achieved, which facilitates the personal and professional learning of those involved in the project.Fernandes, Clara EloïseDomingos, AnauBibliorumDuarte, Cátia Inês Almeida Carvalho2020-12-21T14:37:39Z2020-07-232020-06-292020-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10822TID:202558347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:41.549046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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