Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9940 |
Resumo: | Nesta investigação é aplicada uma metodologia de incentivo ao questionamento e desenvolvimento da criatividade, para a construção de um ambiente de promoção da atitude criativa em sala de aula num grupo de alunos de duas turmas do 5º ano de escolaridade na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). A pertinência do estudo é justificada, por um lado, pela integração curricular no domínio da disciplina de EVT e, por outro, pela importância do questionamento como veículo de aprendizagem e de motivação para o desenvolvimento da atitude criativa. Para o efeito, recorre-se a uma metodologia de design de criatividade utilizada para levar a cabo a construção da atitude criativa, no âmbito da qual o questionamento assume um papel preponderante, através de perguntas que os alunos são motivados a fazer ao longo de várias fases da unidade de trabalho desenvolvida, neste caso, sobre o tema Floresta. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de questionamento motiva o envolvimento dos alunos em novas formas de pensar e desenvolver ideias, promovendo um ambiente de ensino e aprendizagem facilitador do desenvolvimento da atitude criativa, a qual culmina com a produção de artefactos originais construídos pelos alunos. A experiência desenvolvida potencia, na área da educação, a implementação de novas metodologias de ensino e aprendizagem capazes de contribuir para a promoção do conhecimento e do sucesso escolar, através da dinamização do questionamento e do desenvolvimento da atitude criativa. |
id |
RCAP_317b162b03dc8f2cf700651f6c6384f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9940 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológicaEducação artísticaTécnicas da aulaDesenvolvimento da criatividadeDesenvolvimento das criançasTécnicas de interrogaçãoEnsino básico 1º cicloNesta investigação é aplicada uma metodologia de incentivo ao questionamento e desenvolvimento da criatividade, para a construção de um ambiente de promoção da atitude criativa em sala de aula num grupo de alunos de duas turmas do 5º ano de escolaridade na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). A pertinência do estudo é justificada, por um lado, pela integração curricular no domínio da disciplina de EVT e, por outro, pela importância do questionamento como veículo de aprendizagem e de motivação para o desenvolvimento da atitude criativa. Para o efeito, recorre-se a uma metodologia de design de criatividade utilizada para levar a cabo a construção da atitude criativa, no âmbito da qual o questionamento assume um papel preponderante, através de perguntas que os alunos são motivados a fazer ao longo de várias fases da unidade de trabalho desenvolvida, neste caso, sobre o tema Floresta. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de questionamento motiva o envolvimento dos alunos em novas formas de pensar e desenvolver ideias, promovendo um ambiente de ensino e aprendizagem facilitador do desenvolvimento da atitude criativa, a qual culmina com a produção de artefactos originais construídos pelos alunos. A experiência desenvolvida potencia, na área da educação, a implementação de novas metodologias de ensino e aprendizagem capazes de contribuir para a promoção do conhecimento e do sucesso escolar, através da dinamização do questionamento e do desenvolvimento da atitude criativa.This research applies a methodology to encourage questioning and creativity, in order to promote a creative attitude environment in the classroom in a group of students from two different 5th grade Visual and Technological Education (VTE) classes. The relevance of the study is justified, first, taking into account the curriculum integration in the area of VTE and, secondly, by the importance of questioning as factor of the motivation and learning to the development of creative attitude. For this purpose, we using a creativity design methodology where the questioning assumes a leading role through questions that students are motivated to do over several steps of one work unit developed on the Forest subject. The results indicate that the questioning encourages the students’ commitment in new ways of thinking and developing ideas, fostering a more easily learning and teaching environment to grow a creative attitude, which culminates with the production of original artifacts built by students. The methodology presented here provides new tools in the area of education to help the teaching and learning process, which can contributes to the promotion of the knowledge and the academic success, by streamlining the questioning and the development of creative attitude.Universidade de Aveiro2013-03-22T10:11:16Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9940porNeves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:16Zoai:ria.ua.pt:10773/9940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:40.024729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica |
title |
Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica |
spellingShingle |
Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro Educação artística Técnicas da aula Desenvolvimento da criatividade Desenvolvimento das crianças Técnicas de interrogação Ensino básico 1º ciclo |
title_short |
Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica |
title_full |
Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica |
title_fullStr |
Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica |
title_full_unstemmed |
Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica |
title_sort |
Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica |
author |
Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro |
author_facet |
Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Técnicas da aula Desenvolvimento da criatividade Desenvolvimento das crianças Técnicas de interrogação Ensino básico 1º ciclo |
topic |
Educação artística Técnicas da aula Desenvolvimento da criatividade Desenvolvimento das crianças Técnicas de interrogação Ensino básico 1º ciclo |
description |
Nesta investigação é aplicada uma metodologia de incentivo ao questionamento e desenvolvimento da criatividade, para a construção de um ambiente de promoção da atitude criativa em sala de aula num grupo de alunos de duas turmas do 5º ano de escolaridade na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). A pertinência do estudo é justificada, por um lado, pela integração curricular no domínio da disciplina de EVT e, por outro, pela importância do questionamento como veículo de aprendizagem e de motivação para o desenvolvimento da atitude criativa. Para o efeito, recorre-se a uma metodologia de design de criatividade utilizada para levar a cabo a construção da atitude criativa, no âmbito da qual o questionamento assume um papel preponderante, através de perguntas que os alunos são motivados a fazer ao longo de várias fases da unidade de trabalho desenvolvida, neste caso, sobre o tema Floresta. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de questionamento motiva o envolvimento dos alunos em novas formas de pensar e desenvolver ideias, promovendo um ambiente de ensino e aprendizagem facilitador do desenvolvimento da atitude criativa, a qual culmina com a produção de artefactos originais construídos pelos alunos. A experiência desenvolvida potencia, na área da educação, a implementação de novas metodologias de ensino e aprendizagem capazes de contribuir para a promoção do conhecimento e do sucesso escolar, através da dinamização do questionamento e do desenvolvimento da atitude criativa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-03-22T10:11:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9940 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137518278410240 |