A Gestão Integrada da Mobilidade Urbana - Caso de Estudo Cidade do Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11072 |
Resumo: | Num contexto onde as infraestruturas de transportes parecem ter atingido o seu desenvolvimento máximo, e onde parece não haver mais espaço disponível à construção de novas estradas, é chegado o momento de retirar o melhor partido das boas condições que estão à disposição. Nem sempre o transporte individual é a melhor opção. Um grande exemplo disso é o tempo que cada pessoa perde no trânsito todos os dias. Existe uma rede de transportes muito abrangente que serve a cidade do Porto, os concelhos limítrofes, a Área Metropolitana do Porto. É neste contexto que surge o Instituto da Mobilidade e dos Transportes que demonstra um cuidado especial na elaboração de planos que sirvam de guia para as Autarquias e para os Municípios para que haja uma maior objetividade e clarificação de como deve ser trabalhada e desenvolvida a Mobilidade em cada cidade. |
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A Gestão Integrada da Mobilidade Urbana - Caso de Estudo Cidade do PortoMobilidadeTransporteMobilityTransportationInfraestruturasNum contexto onde as infraestruturas de transportes parecem ter atingido o seu desenvolvimento máximo, e onde parece não haver mais espaço disponível à construção de novas estradas, é chegado o momento de retirar o melhor partido das boas condições que estão à disposição. Nem sempre o transporte individual é a melhor opção. Um grande exemplo disso é o tempo que cada pessoa perde no trânsito todos os dias. Existe uma rede de transportes muito abrangente que serve a cidade do Porto, os concelhos limítrofes, a Área Metropolitana do Porto. É neste contexto que surge o Instituto da Mobilidade e dos Transportes que demonstra um cuidado especial na elaboração de planos que sirvam de guia para as Autarquias e para os Municípios para que haja uma maior objetividade e clarificação de como deve ser trabalhada e desenvolvida a Mobilidade em cada cidade.In a context in which transportation infrastructures may have reached their maximum development, and where it looks like there’s no more space for building new roads, the time comes in where we must make the most of the well-conditioned resources we have. Individual transportation is not always the best option available. As a major example of it, we can refer to the time each person stays in traffic jams every day. There is a very in-depth network of public transportation that serves Porto and its surrounding cities, the so-called Metropolitan Area of Porto. Therefore, the “Instituto da Mobilidade e dos Transportes” (Institute for Mobility and Transportation) shows special care elaborating plans that can be used as a guide by municipalities in order to achieve a superior objectivity and clarification of how mobility should be applied and developed in each and every city.Moreira, Maria de Fátima Guimarães Faria PortelaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Marta Sofia Pinto2018-03-01T17:26:26Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11072TID:201750422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:25.243384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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