Práticas de gestão de voluntários : um estudo de caso sobre a U.DREAM : uma organização de voluntários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Eduardo Alvim Braga de Sousa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31926
Resumo: Sendo o voluntariado nos estudantes universitários uma realidade cada vez mais expressiva, a forma como os voluntários se sentem e o quão motivados estão no trabalho que fazem, têm sido fatores cruciais para o sucesso de organizações que dependem do voluntariado. Neste trabalho procurou fazer-se uma reflexão sobre as práticas de gestão de voluntários, percebendo a aposta que tem sido feita nesta área e como têm sido aplicadas em diversas organizações com voluntários. Procurou-se apresentar um conjunto de boas práticas identificadas na literatura, assim como alguns exemplos de práticas de outras organizações com voluntários, levando à elaboração de um enquadramento adaptado ao estudo das práticas existentes numa organização em concreto, a U.DREAM (UD), uma organização composta essencialmente por voluntários que são estudantes universitários. Conhecendo as práticas, tentou-se perceber se estas têm influência na motivação dos voluntários, resultando a seguinte questão de investigação “A perceção dos voluntários acerca das práticas de gestão da U.DREAM influencia a sua motivação?” Para responder a esta questão, optou-se pela metodologia de estudo de caso, recorrendo-se à análise documental sobre as práticas de gestão definidas, uma entrevista a um líder da organização e à aplicação de inquéritos a voluntários da UD sobre a perceção que têm sobre as práticas de gestão. Percebeu-se, com os resultados, que as práticas de gestão de voluntários na U.DREAM, na sua generalidade, contribuem de forma positiva para a motivação dos voluntários. Destacam-se pela positiva as práticas que dizem respeito à supervisão, ação, acolhimento e formação básica e específica. Já pela negativa, identifica-se a definição das funções em cada posto, a inexistência de um sistema de avaliação de desempenho, a forma como o reconhecimento é feito aos voluntários e o tratamento dado aos antigos membros da organização, fatores estes que devem merecer especial atenção da organização e onde há espaço para melhorias.
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