O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Eduardo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/251
Resumo: O doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português. - Indoctrination is a delicate educational problem which, within the Portuguese context, assumes a particular intensity and pertinence, due to the recent experience of religious indoctrination at state schools during the long dictatorial period. However, on the basis of both a more refined conceptual framework and a set of premises, as well as being conscious about the repercussions from such an experience, we point out a set of impeditive criterion which are able to consider the approaches based upon the virtue ethics, as legitimate possibilities of intervention within the Social and Personal area of the official Portuguese system.
id RCAP_319c76b694590d316c217fafd7a10ca6
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino públicoDoutrinamentoEducação Pública;Estado NovoCritérios ImpeditivosO doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português. - Indoctrination is a delicate educational problem which, within the Portuguese context, assumes a particular intensity and pertinence, due to the recent experience of religious indoctrination at state schools during the long dictatorial period. However, on the basis of both a more refined conceptual framework and a set of premises, as well as being conscious about the repercussions from such an experience, we point out a set of impeditive criterion which are able to consider the approaches based upon the virtue ethics, as legitimate possibilities of intervention within the Social and Personal area of the official Portuguese system.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFonseca, Eduardo2010-11-18T12:42:15Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/251porFONSECA, Eduardo Nuno - O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público. Revista Interacções. Nº5 (2007), p.14-351646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:57Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:54.258459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
title O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
spellingShingle O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
Fonseca, Eduardo
Doutrinamento
Educação Pública;
Estado Novo
Critérios Impeditivos
title_short O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
title_full O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
title_fullStr O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
title_full_unstemmed O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
title_sort O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
author Fonseca, Eduardo
author_facet Fonseca, Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Doutrinamento
Educação Pública;
Estado Novo
Critérios Impeditivos
topic Doutrinamento
Educação Pública;
Estado Novo
Critérios Impeditivos
description O doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português. - Indoctrination is a delicate educational problem which, within the Portuguese context, assumes a particular intensity and pertinence, due to the recent experience of religious indoctrination at state schools during the long dictatorial period. However, on the basis of both a more refined conceptual framework and a set of premises, as well as being conscious about the repercussions from such an experience, we point out a set of impeditive criterion which are able to consider the approaches based upon the virtue ethics, as legitimate possibilities of intervention within the Social and Personal area of the official Portuguese system.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2010-11-18T12:42:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/251
url http://hdl.handle.net/10400.15/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FONSECA, Eduardo Nuno - O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público. Revista Interacções. Nº5 (2007), p.14-35
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020205858816