Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Jéssica Carina Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13175
Resumo: O sono tem um papel essencial no desenvolvimento e crescimento saudável das crianças, assumindo as rotinas da hora de dormir um papel de destaque no quotidiano das mesmas. Embora as rotinas tenham vindo a ser alvo de maior atenção por parte da comunidade científica, são poucos os estudos que se focam exclusivamente nas rotinas da hora de dormir. Este estudo tem como objetivo analisar em que medida as rotinas da hora de dormir de crianças em idade escolar estão relacionadas com as suas dificuldades ao nível comportamental e com as suas competências sociais. Participaram neste estudo 126 mães/pais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, que responderam às versões portuguesas do Bedtime Routines Questionnaire (BRQ) e do Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados das regressões múltiplas realizadas indicaram, por um lado, que quanto mais consistentes eram as rotinas da hora de dormir das crianças, menor era a frequência de Sintomas Emocionais, Problemas de Comportamento e Hiperatividade. Por outro lado, a maior reatividade da criança face a possíveis mudanças na rotina mostrou estar associada a mais dificuldades comportamentais. Acresce ainda que quanto mais consistentes e adaptativas forem as rotinas da hora de dormir, maior a frequência de comportamentos pró-sociais. São discutidas as implicações práticas para o desenvolvimento saudável das crianças do estabelecimento de rotinas adaptativas em contexto familiar, em particular as rotinas relacionadas com o sono.
id RCAP_319fe556949c8dad03264c7e51650095
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13175
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociaisComportamento Pró-SocialHora de DormirIdade EscolarProblemas de ComportamentoRotinas da CriançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO sono tem um papel essencial no desenvolvimento e crescimento saudável das crianças, assumindo as rotinas da hora de dormir um papel de destaque no quotidiano das mesmas. Embora as rotinas tenham vindo a ser alvo de maior atenção por parte da comunidade científica, são poucos os estudos que se focam exclusivamente nas rotinas da hora de dormir. Este estudo tem como objetivo analisar em que medida as rotinas da hora de dormir de crianças em idade escolar estão relacionadas com as suas dificuldades ao nível comportamental e com as suas competências sociais. Participaram neste estudo 126 mães/pais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, que responderam às versões portuguesas do Bedtime Routines Questionnaire (BRQ) e do Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados das regressões múltiplas realizadas indicaram, por um lado, que quanto mais consistentes eram as rotinas da hora de dormir das crianças, menor era a frequência de Sintomas Emocionais, Problemas de Comportamento e Hiperatividade. Por outro lado, a maior reatividade da criança face a possíveis mudanças na rotina mostrou estar associada a mais dificuldades comportamentais. Acresce ainda que quanto mais consistentes e adaptativas forem as rotinas da hora de dormir, maior a frequência de comportamentos pró-sociais. São discutidas as implicações práticas para o desenvolvimento saudável das crianças do estabelecimento de rotinas adaptativas em contexto familiar, em particular as rotinas relacionadas com o sono.Sleep plays an essential role in the healthy development and growth of children, and bedtime routines play an important role in their daily lives. Although routines have come under considerable scientific scrutiny, there are few studies that focus exclusively on bedtime routines. This study aims to analyze to what extent bedtime routines of schoolaged children are related to their behavioral difficulties and to their social competence. In this study, 126 mothers/fathers of children aged 6 to 8 years old participated and completed the Portuguese versions of the Bedtime Routines Questionnaire (BRQ) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). The results of the multiple regressions performed indicated, on the one hand, that the more consistent the children's bedtime routines were, the lower the frequency of Emotional Symptoms, Behavior Problems, and Hyperactivity. On the other hand, the child's greater reactivity towards possible changes in routine has been shown to be associated with more behavioral difficulties. In addition, the more consistent and adaptive bedtime routines are, the greater the frequency of pro-social behavior. The practical implications for children's healthy development of establishing adaptive routines in the family context, particularly sleep-related routines, are discussed.Alves, Marta Sofia Lopes PereiraMajor, Sofia de OliveirauBibliorumMarques, Jéssica Carina Silva2023-02-20T17:02:37Z2022-07-262022-06-292022-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13175TID:203227034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13175Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:39.644690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais
title Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais
spellingShingle Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais
Marques, Jéssica Carina Silva
Comportamento Pró-Social
Hora de Dormir
Idade Escolar
Problemas de Comportamento
Rotinas da Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais
title_full Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais
title_fullStr Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais
title_full_unstemmed Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais
title_sort Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais
author Marques, Jéssica Carina Silva
author_facet Marques, Jéssica Carina Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Marta Sofia Lopes Pereira
Major, Sofia de Oliveira
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Jéssica Carina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Pró-Social
Hora de Dormir
Idade Escolar
Problemas de Comportamento
Rotinas da Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Comportamento Pró-Social
Hora de Dormir
Idade Escolar
Problemas de Comportamento
Rotinas da Criança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O sono tem um papel essencial no desenvolvimento e crescimento saudável das crianças, assumindo as rotinas da hora de dormir um papel de destaque no quotidiano das mesmas. Embora as rotinas tenham vindo a ser alvo de maior atenção por parte da comunidade científica, são poucos os estudos que se focam exclusivamente nas rotinas da hora de dormir. Este estudo tem como objetivo analisar em que medida as rotinas da hora de dormir de crianças em idade escolar estão relacionadas com as suas dificuldades ao nível comportamental e com as suas competências sociais. Participaram neste estudo 126 mães/pais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, que responderam às versões portuguesas do Bedtime Routines Questionnaire (BRQ) e do Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados das regressões múltiplas realizadas indicaram, por um lado, que quanto mais consistentes eram as rotinas da hora de dormir das crianças, menor era a frequência de Sintomas Emocionais, Problemas de Comportamento e Hiperatividade. Por outro lado, a maior reatividade da criança face a possíveis mudanças na rotina mostrou estar associada a mais dificuldades comportamentais. Acresce ainda que quanto mais consistentes e adaptativas forem as rotinas da hora de dormir, maior a frequência de comportamentos pró-sociais. São discutidas as implicações práticas para o desenvolvimento saudável das crianças do estabelecimento de rotinas adaptativas em contexto familiar, em particular as rotinas relacionadas com o sono.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-26
2022-06-29
2022-07-26T00:00:00Z
2023-02-20T17:02:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13175
TID:203227034
url http://hdl.handle.net/10400.6/13175
identifier_str_mv TID:203227034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414698307584