Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana da Consolação Amaro dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11896
Resumo: As rotinas são importantes para o desenvolvimento e bem-estar de crianças em idade pré-escolar. No entanto, dos instrumentos que avaliam rotinas infantis poucos se focam exclusivamente nas rotinas da hora de dormir. Esta investigação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um primeiro estudo exploratório de validação da versão portuguesa do Bedtime Routines Questionnaire (BRQ; Henderson & Jordan, 2010). Participaram neste estudo 110 pais e mães de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, que preencheram as versões portuguesas do BRQ e do Child Routines Questionnaire: Preschool Version (CRQ:P; Wittig, 2005). Os estudos de análise fatorial exploratória apontaram para quatro fatores, correspondentes com os da versão original do BRQ. Os resultados para a consistência interna evidenciaram valores de .66 a .91 para o coeficiente de alfa de Cronbach. Foram obtidas correlações positivas e estatisticamente significativas entre as escalas de Consistência e Atividades Adaptativas do BRQ-PT e os resultados do CRQ:P. É discutida a relevância do estudo e avaliação das rotinas da hora de dormir em crianças em idade pré-escolar.
id RCAP_8703c2d55122dd75492cd6bb791709c2
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11896
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolarEstudo exploratório de validação da versão portuguesa do Bedtime Routines QuestionnaireBedtime Routines QuestionnaireHora de DormirPré-EscolarRotinas da CriançaValidaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaAs rotinas são importantes para o desenvolvimento e bem-estar de crianças em idade pré-escolar. No entanto, dos instrumentos que avaliam rotinas infantis poucos se focam exclusivamente nas rotinas da hora de dormir. Esta investigação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um primeiro estudo exploratório de validação da versão portuguesa do Bedtime Routines Questionnaire (BRQ; Henderson & Jordan, 2010). Participaram neste estudo 110 pais e mães de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, que preencheram as versões portuguesas do BRQ e do Child Routines Questionnaire: Preschool Version (CRQ:P; Wittig, 2005). Os estudos de análise fatorial exploratória apontaram para quatro fatores, correspondentes com os da versão original do BRQ. Os resultados para a consistência interna evidenciaram valores de .66 a .91 para o coeficiente de alfa de Cronbach. Foram obtidas correlações positivas e estatisticamente significativas entre as escalas de Consistência e Atividades Adaptativas do BRQ-PT e os resultados do CRQ:P. É discutida a relevância do estudo e avaliação das rotinas da hora de dormir em crianças em idade pré-escolar.Routines are essential for the development and well-being of preschool-aged children. However, few instruments assessing children’s routines are exclusively focused on bedtime routines. The main goal of this research is to develop a first exploratory study of validation of the Portuguese version of the Bedtime Routines Questionnaire (BRQ; Henderson & Jordan, 2010). The participants of this study included 110 parents of children aged 3-6 years old, who filled the Portuguese versions of the BRQ and the Child Routines Questionnaire: Preschool Version (CRQ:P; Wittig, 2005). The exploratory factor analysis confirmed the existence of four factors, corresponding to the original version of BRQ. The results for internal consistency showed Cronbach Alpha values ranging from .66 to .91. Positive and significant correlations between Consistency and Adaptive Activities scales from the BRQ-PT and the results of the CRQ:P were obtained. The importance of studying and assessing bedtime routines in preschool children is discussed.Cunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosaMajor, Sofia de OliveirauBibliorumSantos, Ana da Consolação Amaro dos2022-01-17T17:13:00Z2021-07-122021-06-142021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11896TID:202856496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11896Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:34.849153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar
Estudo exploratório de validação da versão portuguesa do Bedtime Routines Questionnaire
title Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar
Santos, Ana da Consolação Amaro dos
Bedtime Routines Questionnaire
Hora de Dormir
Pré-Escolar
Rotinas da Criança
Validação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar
title_full Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar
title_sort Rotinas da hora de dormir de crianças em idade pré-escolar
author Santos, Ana da Consolação Amaro dos
author_facet Santos, Ana da Consolação Amaro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa
Major, Sofia de Oliveira
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana da Consolação Amaro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Bedtime Routines Questionnaire
Hora de Dormir
Pré-Escolar
Rotinas da Criança
Validação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Bedtime Routines Questionnaire
Hora de Dormir
Pré-Escolar
Rotinas da Criança
Validação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description As rotinas são importantes para o desenvolvimento e bem-estar de crianças em idade pré-escolar. No entanto, dos instrumentos que avaliam rotinas infantis poucos se focam exclusivamente nas rotinas da hora de dormir. Esta investigação tem como principal objetivo o desenvolvimento de um primeiro estudo exploratório de validação da versão portuguesa do Bedtime Routines Questionnaire (BRQ; Henderson & Jordan, 2010). Participaram neste estudo 110 pais e mães de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, que preencheram as versões portuguesas do BRQ e do Child Routines Questionnaire: Preschool Version (CRQ:P; Wittig, 2005). Os estudos de análise fatorial exploratória apontaram para quatro fatores, correspondentes com os da versão original do BRQ. Os resultados para a consistência interna evidenciaram valores de .66 a .91 para o coeficiente de alfa de Cronbach. Foram obtidas correlações positivas e estatisticamente significativas entre as escalas de Consistência e Atividades Adaptativas do BRQ-PT e os resultados do CRQ:P. É discutida a relevância do estudo e avaliação das rotinas da hora de dormir em crianças em idade pré-escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
2021-06-14
2021-07-12T00:00:00Z
2022-01-17T17:13:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11896
TID:202856496
url http://hdl.handle.net/10400.6/11896
identifier_str_mv TID:202856496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136404687552512