A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira, Angélica Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/109052
Resumo: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_31a14ba6d367f741d4ecaf84e36b5123
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/109052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento ComportamentalThe Relationship between Dispositional Mindfulness and Anxious and Depressive Symptomatology in Children: the Mediating Role of Emotional Expression Difficulties and Behavioral Avoidancemindfulness disposicionalexpressão emocionalevitamento comportamentalsintomatologia ansiosa e depressivacriançasdispositional mindfulnessemotional expressionbehavioral avoidanceanxious and depressive symptomschildrenDissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoObjetivos: o presente estudo procurou explorar o papel mediador das dificuldades de expressão emocional e do evitamento comportamental na relação entre o mindfulness disposicional e a sintomatologia ansiosa e depressiva na criança. Métodos: a amostra é constituída por 286 participantes com idades entre os 8 e os 12 anos e foi recolhida em escolas do centro de Portugal. As crianças completaram os seguintes instrumentos: a Escala de Expressão Emocional para Crianças, a Escala de Ansiedade e Depressão da Criança – Versão Breve, a Medida de Mindfulness para Crianças e Adolescentes e a Escala de Evitamento da Criança – Autorrelato. Resultados: o mindfulness disposicional relaciona-se negativa e significativamente com as dificuldades de expressão emocional e com o evitamento comportamental. Verificou-se um efeito direto significativo do mindfulness disposicional na sintomatologia ansiosa e depressiva, bem como dois efeitos indiretos através das dificuldades de expressão emocional e do evitamento comportamental na sintomatologia ansiosa e depressiva nas crianças. Conclusão: os resultados obtidos sugerem que as dificuldades de expressão emocional e o evitamento comportamental medeiam a relação entre o mindfulness disposicional e a sintomatologia ansiosa e depressiva nas crianças. Assim, revela-se importante promover o aumento dos níveis de mindfulness nas crianças, de modo a diminuir as dificuldades de expressão emocional e os níveis de evitamento comportamental nesta faixa etária. Compreender o impacto das relações em causa no desenvolvimento infantil, torna-se crucial para que possamos atuar com vista a um aumento do bem-estar psicológico, fomentando um desenvolvimento saudável.Objectives: this study aimed to explore the mediating role of emotional expression difficulties and behavioral avoidance in the relationship between dispositional mindfulness and anxious and depressive symptoms in children. Methods: the sample comprised 286 participants, collected in schools in central Portugal. Children completed the following measures: the Emotion Expression Scale for Children, the Revised Child Anxiety and Depression Scale-Short Version, the Child and Adolescent Mindfulness Measure and the Child Avoidance Measure – Self Report. Results: the dispositional mindfulness is negatively anda signifcantly related to emotion expression difficulties and behavioral avoidance. A significant direct effect of dispositional mindfulness on anxious and depressive symptoms was found, as well as two indirect effects of dispositional mindfulness on anxious and depressive symptoms in children, through emotional expression difficulties and behavioral avoidance on anxious and depressive symptoms in children. Conclusion: the results suggest that emotional expression difficulties and behavioral avoidance play a mediating role in the relationship between dispositional mindfulness and anxious and depressive symptoms in children. Thus, it becomes relevant to promote mindfulness in this age group due its multiple benefits. Understanding the impact of the relationships in question on child development becomes crucial so that we can act with a view to increasing psychological well-being and impact on children psychological health.2023-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/109052http://hdl.handle.net/10316/109052TID:203357370porVideira, Angélica Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T22:01:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:15.985876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental
The Relationship between Dispositional Mindfulness and Anxious and Depressive Symptomatology in Children: the Mediating Role of Emotional Expression Difficulties and Behavioral Avoidance
title A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental
spellingShingle A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental
Videira, Angélica Sousa
mindfulness disposicional
expressão emocional
evitamento comportamental
sintomatologia ansiosa e depressiva
crianças
dispositional mindfulness
emotional expression
behavioral avoidance
anxious and depressive symptoms
children
title_short A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental
title_full A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental
title_fullStr A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental
title_full_unstemmed A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental
title_sort A Relação entre o Mindfulness Disposicional e a Sintomatologia Ansiosa e Depressiva na Criança: o Papel Mediador das Dificuldades de Expressão Emocional e do Evitamento Comportamental
author Videira, Angélica Sousa
author_facet Videira, Angélica Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Videira, Angélica Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv mindfulness disposicional
expressão emocional
evitamento comportamental
sintomatologia ansiosa e depressiva
crianças
dispositional mindfulness
emotional expression
behavioral avoidance
anxious and depressive symptoms
children
topic mindfulness disposicional
expressão emocional
evitamento comportamental
sintomatologia ansiosa e depressiva
crianças
dispositional mindfulness
emotional expression
behavioral avoidance
anxious and depressive symptoms
children
description Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/109052
http://hdl.handle.net/10316/109052
TID:203357370
url http://hdl.handle.net/10316/109052
identifier_str_mv TID:203357370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134135695966208