Comparação dos níveis de atenção e desempenho escolar entre crianças praticantes e não praticantes de ballet clássico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7357 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito da estimulação motora por meio do ballet clássico, nas respostas da função cognitiva atenção e nas notas de português e matemática de crianças com idade entre 9 e 11 anos, que praticam a modalidade a pelo menos 2 anos e se o mesmo contribui em seu desempenho escolar nas notas de Português e Matemática. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, transversal, com abordagem quantitativa, com dois grupos, um praticante de ballet clássico N = 32 (G1), e outro não praticante com N = 30 (G2). As crianças que praticam ballet clássico eram alunas da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e as não praticantes, estudamvam na Escola Edgar Wernec, da rede Municipal Escolar e no Colégio Particular Maria da Penha do Rio de Janeiro. O teste Neuropsicológico: Stroop Color Test, onde a criança precisava ler uma tabela com 112 cores escritas em colunas em um determinado tempo, a outra tabela constava 112 cores escritas pintadas de outras cores que a criança precisava falar a cor da palavra e não ler a palavra em um determinado tempo. Teste Maturacional de Tanner avaliado pela própria investigadora nos dois grupos e a avaliação antropométrica foram aplicados em um momento, nas dependências de cada escola. Foi realizada uma analise exploratória por meio do teste de normalidade Shapiro-Wilk. Verificada a normalidade da distribuição dos dados, e com o objetivo de observar a magnitude dos ganhos, entre as notas de português e matemática, recorremos ao Delta Percentual. Aplicamos os seguintes testes paramétricos: teste T para as amostras independentes, Teste de Levene para o estudo da homogeneidade, Correlação de Pearson para verificar a associação entre as notas de Português e Matemática e por fim o Teste de Qui-Quadrado para verificar a variável qualitativa a maturação. Resultados: Houve diferença entre os grupos no teste de atenção no resultado da tabela de Nomeação de cores, o grupo G1 60,8 ± 18,8 teve menos tempo de finalização da tarefa que o G2 66,1 ± 18,4 e menos quantidade de erros, G1 3,6 ± 2,0 e G2 5,7 ± 4,8 caracterizando menos distrações e consequentemente mais atenção. Quanto ao rendimento escolar observamos resultados positivos nas notas de portugês 1º Bim G1 8,3 ± 1,2, G2 7,4 ± 1,7 e a média de portugues G1 8,3 ± 1,0 e G2 7,5 ± 1,4 evidenciando que as bailarinas (G1) tem melhores desempenhos ao nível da linguagem, capacidade de comunicação. Nas notas de matemática não se observaram diferenças entre os dois grupos de estudo. Conclusões: Concluímos que a prática de ballet clássico, 5x por semana, com duração de 60´, contribui para as crianças terem um melhor desenvolvimento da atenção. Do mesmo modo, a prática do ballet parece ter contribuido para a melhoria das competencias e capacidades de comunicação, trazendo beneficios para a palavra falada e escrita. |
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O teste Neuropsicológico: Stroop Color Test, onde a criança precisava ler uma tabela com 112 cores escritas em colunas em um determinado tempo, a outra tabela constava 112 cores escritas pintadas de outras cores que a criança precisava falar a cor da palavra e não ler a palavra em um determinado tempo. Teste Maturacional de Tanner avaliado pela própria investigadora nos dois grupos e a avaliação antropométrica foram aplicados em um momento, nas dependências de cada escola. Foi realizada uma analise exploratória por meio do teste de normalidade Shapiro-Wilk. Verificada a normalidade da distribuição dos dados, e com o objetivo de observar a magnitude dos ganhos, entre as notas de português e matemática, recorremos ao Delta Percentual. Aplicamos os seguintes testes paramétricos: teste T para as amostras independentes, Teste de Levene para o estudo da homogeneidade, Correlação de Pearson para verificar a associação entre as notas de Português e Matemática e por fim o Teste de Qui-Quadrado para verificar a variável qualitativa a maturação. Resultados: Houve diferença entre os grupos no teste de atenção no resultado da tabela de Nomeação de cores, o grupo G1 60,8 ± 18,8 teve menos tempo de finalização da tarefa que o G2 66,1 ± 18,4 e menos quantidade de erros, G1 3,6 ± 2,0 e G2 5,7 ± 4,8 caracterizando menos distrações e consequentemente mais atenção. Quanto ao rendimento escolar observamos resultados positivos nas notas de portugês 1º Bim G1 8,3 ± 1,2, G2 7,4 ± 1,7 e a média de portugues G1 8,3 ± 1,0 e G2 7,5 ± 1,4 evidenciando que as bailarinas (G1) tem melhores desempenhos ao nível da linguagem, capacidade de comunicação. Nas notas de matemática não se observaram diferenças entre os dois grupos de estudo. Conclusões: Concluímos que a prática de ballet clássico, 5x por semana, com duração de 60´, contribui para as crianças terem um melhor desenvolvimento da atenção. Do mesmo modo, a prática do ballet parece ter contribuido para a melhoria das competencias e capacidades de comunicação, trazendo beneficios para a palavra falada e escrita.The objective of this study was to evaluate the effect of motor stimulation through classical ballet, in the responses of the brain cognitive attention, and the notes of Portuguese and Math with children function attention between 9 to 11 years old who have practiced the modality at least for 2 years and whether it contributes to the school performance. This is a transversal comparative study with a quantitative approach, in two groups, a practice of classical ballet N = 32, (G1) and other non-practicing with N = 30, (G2) .The children who practice classic ballet are girls from Maria Olenewa School of the Municipal Theater from Rio de Janeiro and those not dancing are from Edgar Wernec municipal school and also from the Maria da Penha School of Rio de Janeiro, which is private. The selective attention test, called “Stroop Color Test”, Maturational of Tanner test and anthropometric assessment were applied once in each school. An exploratory analysis was performed using the Shapiro-Wilk normality test. Checking the normality of the data distribution, and in order to observe the magnitude of the gains, between the Portuguese and mathematics grades, we used the Delta Percentual. We apply the following parametric tests. T-test were used, Delta Percentul, Levene's test for equality of variances F and correlation of person to connect the variables. Results: There was a difference between the groups in the attention test in the result of the Color Naming table, the group G1 60,8 ± 18,8 had less task completion time than group G2 66,1 ± 18,4 and less amount of errors, G1 3,6 ± 2,0 e G2 5,7 ± 4,8, featuring fewer distractions and consequently more attention. Regarding school performance we observed positive results in the Portuguese notes, the first 2 months G1 8,3 ± 1,2, G2 7,4 ± 1,7 and average portuguese G1 8,3 ± 1,0 e G2 7,5 ± 1,4, evidencing that the dancers (G1) have better performances at the level of language, ability to communicate. In the math grades, no differences were observed between the two study groups. In conclusion, classical ballet practice, 5x per week, lasting 60 ', contributes to the children having a better development of attention. In the same way, the practice of ballet seems to have contributed to the improvement of the skills and capacities of communication, bringing benefits to the spoken and written word.2017-03-02T11:42:25Z2017-03-02T00:00:00Z2017-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7357porSkiba, Amélia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:01.605959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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