A gamificação do turismo enogastronómico no Alto Douro Vinhateiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marta Isabel Leal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16682
Resumo: Trabalho de projeto
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spelling A gamificação do turismo enogastronómico no Alto Douro VinhateiroDouroStorytellingGamificaçãoPatrimónio culturalTurismo enogastronómicoExperiência turísticaDouro RegionGamificationCultural heritageWine and food tourismTourism experienceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoTrabalho de projetoA temática do presente projeto incide sobre a proposta de gamificação da oferta turística na região do Douro em geral, e na cidade de Peso da Régua em particular. Atualmente a utilização dos jogos no setor do turismo começa a ser uma realidade aplicada em vários destinos. Contudo, esses aplicativos de jogos nem sempre são bem- sucedidos. Alguns não conseguem envolver os viajantes, pela falta de valorização da diversão e factos concretos sobre pontos e recursos turísticos. Assim, pretende-se aliar a gamificação ao storytelling enquadrado no turismo enogastronómico, por forma a assegurar um maior envolvimento do turista. Objetivo - A presente investigação tem como principal objetivo de estudo verificar até que ponto a gamificação associada ao storytelling pode divulgar e potencializar a oferta turística numa determinada região, neste caso concreto a cidade de Peso da Régua. Metodologia – Na metodologia de investigação, considerou-se pertinente implementar a recolha e análise de dados primários, através de uma abordagem qualitativa, com o recurso a um guião de entrevista tipo focus group, a seis residentes de Peso da Régua, assim como a utilização da técnica de entrevista semiestruturada, a representantes de quatro Quintas, ao representante do Museu do Douro e ao neto de João de Araújo Correia, personalidade reconhecida em Peso da Régua. Resultados – Os resultados desta investigação pretendem constituir-se como um importante contributo para a valorização dos recursos turísticos da região, determinantes num processo de promoção internacional, aumento da procura turística, por meio da proposta de um jogo. Os resultados demonstraram que o jogo pode ser potenciador do turismo e a Gamificação associado ao storytelling pode ser um elemento- chave para envolver o jogador, contar a história e divulgar o destino. Limitações e implicações – No desenvolvimento do projeto surgiram algumas limitações, principalmente na recolha de dados. No que concerne às entrevistas, foi necessário um reagendamento e nem todos os potenciais entrevistados apresentaram disponibilidade para a sua realização, entraves colocados pelo contexto da pandemia e por razões associadas à época das vindimas. Implicações Práticas – O presente trabalho de projeto pretende apontar a importância da gamificação e do storytelling para o turismo enogastronómico de uma região, neste caso Peso da Régua. Deverão ser criados projetos semelhantes noutras regiões, assim como estudos mais abrangentes a nível nacional. Originalidade/valor – São desconhecidos os estudos e projetos que abordam a gamificação e o storytelling no turismo, em particular em destinos de interior de baixa densidade. Considera-se pertinente investigar e propor projetos nesta temática, aplicáveis a tipologias de destinos similares.The theme of this project focuses on the proposed gamification of the tourist offer in the Douro region in general, and in the city of Peso da Régua in particular. Currently the use of games in the tourism sector is beginning to be a reality applied in several destinations. However, these gaming applications are not always successful. Some do not succeed in involving travelers, due to the lack of appreciation of fun and concrete facts about tourist spots and resources. The aim is to combine gambling with storytelling as part of wine tourism, in order to ensure greater tourist involvement. Objective – The main objective of this investigation is to verify the extent to which gamification associated with storytelling can disseminate and enhance the tourist offer in a given region, in this specific case, the city of Peso da Régua. Methodology – In the research methodology, it was considered relevant to implement the collection and analysis of primary data, through a qualitative approach, with the use of a focus group interview script, to six residents of Peso da Régua, as well as the use of the semi-structured interview technique to four Farms, the Douro Museum, and the grandson of João de Araújo Correia, recognized personality in Peso da Régua. Results – The results of this research are intended as an important contribution to the development of the region's tourist resources, which are crucial in a process of international promotion, increasing tourism demand by proposing a game. The results have shown that gambling can be a driver of tourism and gambling associated with storytelling can be a key element in involving the player, telling the story, and spreading the word about the destination. Limitations and implications – In the development of the project some limitations have emerged, mainly in data collection. Regarding the interviews, a rescheduling was necessary and not all potential interviewees showed willingness to do so, which was hindered by the context of the pandemic and for reasons associated with the harvest season. Practical Implications – This project work aims to point out the importance of gamification and storytelling for the wine and food tourism in a region, in this case Peso da Régua. Similar projects should be created in other regions, as well as more comprehensive studies at national level. Originality/value - Studies and projects dealing with gamification and storytelling in tourism are unknown, particularly in low-density inland destinations. It is considered pertinent to investigate and propose projects on this topic, applicable to similar destination typologies.Liberato, PedroLiberato, DáliaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Marta Isabel Leal2021-01-08T14:14:51Z2020-11-112020-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16682TID:202574067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:19.338158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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