Dimensões do humano na arquitectura : o museu e os sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rui Jorge Cegonho e Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9031
Resumo: Este trabalho partiu da vontade de saber mais acerca do espaço sagrado, como o humano antropológica e historicamente, categoriza e diferencia o espaço. A pesquisa levou-me para outras indagações, para o corpo humano, para os sentidos e para a percepção, a que dedico o segundo capítulo. No primeiro capítulo, debruço-me nas origens do ser humano, como este entra pela via dos mitos e da fantasia para explicar todos os fenómenos que não têm clarificação, ou, simplesmente, para sentir-se pertencente ao cosmos e ao mundo vivencial. Aqui também abordo o espaço sagrado e profano que, para o ser humano, é fundamental para a classificação dos espaços e das suas experiências na vida do mundo. Abordo o uso da representação gráfica, como o desenho e outras formas, para o ser humano expressar o que imagina e o que experiencia na sua realidade quotidiana. O desenho, como linguagem primordial, tão importante para o desenvolvimento cognitivo, espacial e psicossociológico do ser humano. No segundo capítulo exploro o corpo e os sentidos como base e veículo para experienciar o mundo. Isto é, ou seja, como o inconsciente, a emoção, os sentidos e a percepção podem determinar a experiência de um espaço. Estudo a consciência do material, as suas transformações e transmutações, e como molda e estrutura o ser humano. O terceiro e último capítulo é dedicado ao concurso Museu do Antigo Nilo, que escolhi como projecto e estudo de caso desta dissertação, onde está documentado todo o desenvolvimento. Estudo também o concurso como ferramenta de projecto, como forma de trabalho do arquitecto, e exploração das indagações que sustentam esta dissertação.
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