Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vodovska, Kateryna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28280
Resumo: A presente dissertação pretende investigar o comportamento das gerações Y e Z portuguesas relativamente ao consumo de produtos de roupa desportiva. Para o efeito, recorreu-se à ferramenta de Sproles e Kendall (1986) “Consumer Styles Inventory” (CSI), o que resultou em 9 grupos distintos: Consumidor atento à moda e às novidades, Consumidor perfecionista, consciente da qualidade, consumidor confuso pela oferta excessiva, Consumidor consciente da marca e do preço como indicadores de qualidade, Consumidor recreativo e hedónico, Consumidor impulsivo, Consumidor economizador de tempo gasto durante uma compra, Consumidor leal à marca e Consumidor atento e consciente do preço, que explicam 61,498% da variância total. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre géneros nas dimensões “Consumidor recreativo e hedónico”, “Consumidor economizador de tempo gasto numa compra” e “Consumidor atento e consciente do preço” sugerindo que o estilo de compra das mulheres poderá ser diferente dos indivíduos do género masculino. Foi também realizado um focus group de modo a entender melhor as perspetivas e opiniões do público em causa relativamente à compra de roupa desportiva.
id RCAP_31b275b2d32dc16295be5cedf3481519
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSIRoupa desportivaMillennialsGeração ZConsumer Styles InventoryTomada de decisãoConsumidorA presente dissertação pretende investigar o comportamento das gerações Y e Z portuguesas relativamente ao consumo de produtos de roupa desportiva. Para o efeito, recorreu-se à ferramenta de Sproles e Kendall (1986) “Consumer Styles Inventory” (CSI), o que resultou em 9 grupos distintos: Consumidor atento à moda e às novidades, Consumidor perfecionista, consciente da qualidade, consumidor confuso pela oferta excessiva, Consumidor consciente da marca e do preço como indicadores de qualidade, Consumidor recreativo e hedónico, Consumidor impulsivo, Consumidor economizador de tempo gasto durante uma compra, Consumidor leal à marca e Consumidor atento e consciente do preço, que explicam 61,498% da variância total. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre géneros nas dimensões “Consumidor recreativo e hedónico”, “Consumidor economizador de tempo gasto numa compra” e “Consumidor atento e consciente do preço” sugerindo que o estilo de compra das mulheres poderá ser diferente dos indivíduos do género masculino. Foi também realizado um focus group de modo a entender melhor as perspetivas e opiniões do público em causa relativamente à compra de roupa desportiva.This dissertation intends to investigate the behavior of the Portuguese generations Y and Z regarding their consumption of sportswear products. To that end, Sproles and Kendall’s (1986) "Consumer Styles Inventory" (CSI) has been applied, which resulted in 9 distinct groups: Novelty-Fashion conscious consumer, Perfectionism, High-Quality conscious consumer, Confused by Overchoice consumer, Brand conscious consumer, Recreational-Hedonic consumer, Impulsive consumer, Time-saving consumer, Brand-loyal consumer and Time and Price conscious consumer, explaining 61.498% of the total variance. Statistically significant differences were found between genders in the dimensions "Recreational and hedonic consumer", "Time saver consumer" and "Cost conscious consumer" suggesting that women's buying style may be different from males. A focus group was also conducted to better understand the public's views and opinions on the purchase of sportswear.2020-04-23T10:14:20Z2019-07-19T00:00:00Z2019-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28280porVodovska, Katerynainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:54:42Zoai:ria.ua.pt:10773/28280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:51.647164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI
title Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI
spellingShingle Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI
Vodovska, Kateryna
Roupa desportiva
Millennials
Geração Z
Consumer Styles Inventory
Tomada de decisão
Consumidor
title_short Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI
title_full Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI
title_fullStr Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI
title_full_unstemmed Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI
title_sort Estilos de tomada de decisão quanto à roupa desportiva das gerações y e z no contexto português: estudo exploratório de CSI
author Vodovska, Kateryna
author_facet Vodovska, Kateryna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vodovska, Kateryna
dc.subject.por.fl_str_mv Roupa desportiva
Millennials
Geração Z
Consumer Styles Inventory
Tomada de decisão
Consumidor
topic Roupa desportiva
Millennials
Geração Z
Consumer Styles Inventory
Tomada de decisão
Consumidor
description A presente dissertação pretende investigar o comportamento das gerações Y e Z portuguesas relativamente ao consumo de produtos de roupa desportiva. Para o efeito, recorreu-se à ferramenta de Sproles e Kendall (1986) “Consumer Styles Inventory” (CSI), o que resultou em 9 grupos distintos: Consumidor atento à moda e às novidades, Consumidor perfecionista, consciente da qualidade, consumidor confuso pela oferta excessiva, Consumidor consciente da marca e do preço como indicadores de qualidade, Consumidor recreativo e hedónico, Consumidor impulsivo, Consumidor economizador de tempo gasto durante uma compra, Consumidor leal à marca e Consumidor atento e consciente do preço, que explicam 61,498% da variância total. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre géneros nas dimensões “Consumidor recreativo e hedónico”, “Consumidor economizador de tempo gasto numa compra” e “Consumidor atento e consciente do preço” sugerindo que o estilo de compra das mulheres poderá ser diferente dos indivíduos do género masculino. Foi também realizado um focus group de modo a entender melhor as perspetivas e opiniões do público em causa relativamente à compra de roupa desportiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T00:00:00Z
2019-07-19
2020-04-23T10:14:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28280
url http://hdl.handle.net/10773/28280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137664567345152