Consumo compartilhado de roupas : diferenças de comportamento entre as gerações Y e Z

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conte, Giovanna da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158561
Resumo: A sociedade de consumo é responsável por grandes transformações, alterando profundamente o modo de vida das pessoas, sendo capaz de modificar gostos, aspirações e comportamentos (LIPOVETSKY, 2009). O consumo compartilhado é uma tendência global e em crescimento, uma vez que se caracteriza pela prática de trocas, aluguéis, compartilhamento e empréstimos comerciais visando a um consumo mais sustentável (BOTSMAN; ROGERS, 2011). Esse conceito, segundo os mesmos autores, se constitui de um consumo consciente e inteligente através da internet. Em virtude do desenvolvimento das novas tecnologias, a noção de posse está perdendo sentido em função das oportunidades de acesso, visto que em um ambiente no qual a mudança é constante, as informações e os produtos se tornam obsoletos em uma velocidade muito rápida, a ideia de possuir algo deixa de ser vantajosa. Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do consumidor das gerações Y e Z em relação ao consumo compartilhado de roupas e verificar se há diferenças em seus comportamentos. Não há estudos que explorem o assunto, até o momento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online com 320 participantes. Como resultado, constatou-se que as duas gerações possuem comportamentos muito semelhantes em relação ao consumo compartilhado de roupas e, principalmente, que esse consumo não é verificado no segmento de vestuário, apesar de estudos mostrarem que essas gerações são as mais adeptas ao comportamento. O que é levado em consideração quando se trata de roupas para os indivíduos das gerações Y e Z é a relação de preço versus qualidade, a premissa básica do custo benefício e não o impacto socioambiental ocasionado.
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