Medo e violência : representações na literatura policial carioca do século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37068 |
Resumo: | A dissertação analisa as representações da violência e do medo na literatura policial carioca contemporânea, possuindo como ponto de partida as ideias de que esse gênero, o policial, tem como característica precípua tentar compreender a cidade e de que esse é um gênero em que a violência e o medo estão fortemente presentes. Levando em consideração os alargamentos que tal gênero contemporaneamente experimenta, bem como suas correlações com outros gêneros, em especial com certa literatura criminal, foram selecionadas cinco obras: Inferno, de Patrícia Melo; Calibre 22, de Rubem Fonseca; Suicidas, de Raphael Montes; Oeste, de Alexandre Fraga; e Um lugar perigoso, de Luiz Alfredo Garcia-Roza. O primeiro romance, Inferno, escolhe como protagonista um jovem traficante de uma favela carioca, questionando, assim, como as circunstâncias sociais influenciam numa possível culpabilidade do sujeito. Calibre 22 é uma coletânea de relatos que, utilizando mecanismos dos gêneros policial e criminal, explora temas como a homofobia ou o machismo e apresenta questionamentos sobre a justiça e a verdade. Suicidas é um romance de teor psicológico que retrata a relação entre jovens da elite carioca, representando certo ensimesmamento dessa classe e que reapresenta a questão do fato e da versão. Oeste, por sua vez, é, assim como Inferno, um romance que trata de dinâmicas grupais, porém, nesse caso, especificamente da máfia do jogo do bicho. Por fim, Um lugar perigoso é um romance muito claramente identificado com o policial e que examina a vida do homem comum e urbano, em específico o morador de Copacabana. Nessa literatura policial carioca, não há homogeneidade nem quanto à forma, nem quanto ao conteúdo, mas encontram-se destacadamente discussões tais como verdade, justiça, inocência e culpa. Além disso, de modo central, são a violência e o medo os elementos que literariamente permitem a apresentação desses questionamentos. |
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Medo e violência : representações na literatura policial carioca do século XXILiteratura policial brasileira - séc.21 - História e críticaMedo - Na literaturaViolência - Na literaturaTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA dissertação analisa as representações da violência e do medo na literatura policial carioca contemporânea, possuindo como ponto de partida as ideias de que esse gênero, o policial, tem como característica precípua tentar compreender a cidade e de que esse é um gênero em que a violência e o medo estão fortemente presentes. Levando em consideração os alargamentos que tal gênero contemporaneamente experimenta, bem como suas correlações com outros gêneros, em especial com certa literatura criminal, foram selecionadas cinco obras: Inferno, de Patrícia Melo; Calibre 22, de Rubem Fonseca; Suicidas, de Raphael Montes; Oeste, de Alexandre Fraga; e Um lugar perigoso, de Luiz Alfredo Garcia-Roza. O primeiro romance, Inferno, escolhe como protagonista um jovem traficante de uma favela carioca, questionando, assim, como as circunstâncias sociais influenciam numa possível culpabilidade do sujeito. Calibre 22 é uma coletânea de relatos que, utilizando mecanismos dos gêneros policial e criminal, explora temas como a homofobia ou o machismo e apresenta questionamentos sobre a justiça e a verdade. Suicidas é um romance de teor psicológico que retrata a relação entre jovens da elite carioca, representando certo ensimesmamento dessa classe e que reapresenta a questão do fato e da versão. Oeste, por sua vez, é, assim como Inferno, um romance que trata de dinâmicas grupais, porém, nesse caso, especificamente da máfia do jogo do bicho. Por fim, Um lugar perigoso é um romance muito claramente identificado com o policial e que examina a vida do homem comum e urbano, em específico o morador de Copacabana. Nessa literatura policial carioca, não há homogeneidade nem quanto à forma, nem quanto ao conteúdo, mas encontram-se destacadamente discussões tais como verdade, justiça, inocência e culpa. Além disso, de modo central, são a violência e o medo os elementos que literariamente permitem a apresentação desses questionamentos.This dissertation analyzes the representations of violence and fear in contemporary detective fiction from Rio de Janeiro, taking as starting point the ideas that this genre try to understand the city and that this is a genre in which the elements of violence and fear are strongly present. Taking into account the enlargements that this genre contemporaneously experiences, as well as its intrinsic correlations with other genres, especially with certain criminal literature, were selected five books: Inferno, by Patrícia Melo; Calibre 22, by Rubem Fonseca; Suicidas, by Raphael Montes; Oeste, by Alexandre Fraga; and Um lugar perigoso, by Luiz Alfredo Garcia-Roza. The first novel, Inferno, chooses as protagonist a young drug dealer in a favela, questioning how social circumstances influence a possible culpability of the individual. Calibre 22 is a collection of short stories that, using mechanisms of the police and criminal genres, explores topics such as homophobia or sexism and presents questions about the possibility of justice and truth. Suicidas is a novel of psychological content which represents the relationship between nine elite youths, representing a certain kind of entangling of this class and that restate the issue of fact and version. Oeste, in its turn, is in the same way as Inferno a novel that discusses group dynamics. However in this case specifically does it about the mafia in Rio de Janeiro. Um lugar perigoso is a novel very clearly identified with the detective fiction and that examines the life of the normal and urban man, in particular the resident of Copacabana. In this kind of literature, there is no homogeneity neither in form nor in content. but there are notably discussions about truth, justice, innocence and guilt. Furthermore, in a central way, violence and fear are the elements that literarily allow the presentation of these questions.Martínez Teixeiro, AlvaRepositório da Universidade de LisboaBarreto, Rodrigo de Sousa2019-02-20T09:51:01Z2018-11-222018-09-112018-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37068TID:202055353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:12.403433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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