Medo e violência : representações na literatura policial carioca do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Rodrigo de Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37068
Resumo: A dissertação analisa as representações da violência e do medo na literatura policial carioca contemporânea, possuindo como ponto de partida as ideias de que esse gênero, o policial, tem como característica precípua tentar compreender a cidade e de que esse é um gênero em que a violência e o medo estão fortemente presentes. Levando em consideração os alargamentos que tal gênero contemporaneamente experimenta, bem como suas correlações com outros gêneros, em especial com certa literatura criminal, foram selecionadas cinco obras: Inferno, de Patrícia Melo; Calibre 22, de Rubem Fonseca; Suicidas, de Raphael Montes; Oeste, de Alexandre Fraga; e Um lugar perigoso, de Luiz Alfredo Garcia-Roza. O primeiro romance, Inferno, escolhe como protagonista um jovem traficante de uma favela carioca, questionando, assim, como as circunstâncias sociais influenciam numa possível culpabilidade do sujeito. Calibre 22 é uma coletânea de relatos que, utilizando mecanismos dos gêneros policial e criminal, explora temas como a homofobia ou o machismo e apresenta questionamentos sobre a justiça e a verdade. Suicidas é um romance de teor psicológico que retrata a relação entre jovens da elite carioca, representando certo ensimesmamento dessa classe e que reapresenta a questão do fato e da versão. Oeste, por sua vez, é, assim como Inferno, um romance que trata de dinâmicas grupais, porém, nesse caso, especificamente da máfia do jogo do bicho. Por fim, Um lugar perigoso é um romance muito claramente identificado com o policial e que examina a vida do homem comum e urbano, em específico o morador de Copacabana. Nessa literatura policial carioca, não há homogeneidade nem quanto à forma, nem quanto ao conteúdo, mas encontram-se destacadamente discussões tais como verdade, justiça, inocência e culpa. Além disso, de modo central, são a violência e o medo os elementos que literariamente permitem a apresentação desses questionamentos.
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