O marca-passo das emoções no ritmo de crianças portuguesas com necessidades educativas especiais (estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5270
Resumo: Estudo de caso (metodologia qualitativa) realizado em 2013sobre inteligência emocional em alunos portugueses, frequentando 1.º ciclo educação básica, com idades de 6-7 anos de 2 escolas urbanas:2 crianças (M=microcefalia, A=autismo atípico); 2 crianças (N= criança normal, H= perturbação de hiperatividade com défice de atenção). Os objetivos pretenderam: Demonstrar a importância das emoções na aprendizagem; identificar e lidar com as emoções em situações; propor estratégias para cada criança, aquando dos resultados obtidos com aplicação do teste projetivo e utilização material didático. Metodologia: atividades com ―Uma caixa cheia de emoções‟; prova projetiva ―Era uma vez…‖ Teresa Fagulha; ficha de anamnese aos pais; análise documental aos processos; observação participante; notas de campo e triangulação. Os resultados permitiram estabelecer estratégias para diminuir os fatores de distratibilidade, facilitar a atenção com material visualmente atrativo e manuseável e fornecer instruções acompanhadas de observação. Houve dificuldades nos sujeitos em identificar a ‘ira’ e ‘raiva‘.
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spelling O marca-passo das emoções no ritmo de crianças portuguesas com necessidades educativas especiais (estudo de caso)The pacemakers of emotions in the rhythm of portuguese children with special educational needs (case study)EmoçõesInteligência emocionalPerturbação de hiperactividade com défice de atençãoNecessidades educativas especiaisEducação BásicaEmotionsEmotional intelligenceHyperactivity disorder attention deficitSpecial educational needsBasic educationEstudo de caso (metodologia qualitativa) realizado em 2013sobre inteligência emocional em alunos portugueses, frequentando 1.º ciclo educação básica, com idades de 6-7 anos de 2 escolas urbanas:2 crianças (M=microcefalia, A=autismo atípico); 2 crianças (N= criança normal, H= perturbação de hiperatividade com défice de atenção). Os objetivos pretenderam: Demonstrar a importância das emoções na aprendizagem; identificar e lidar com as emoções em situações; propor estratégias para cada criança, aquando dos resultados obtidos com aplicação do teste projetivo e utilização material didático. Metodologia: atividades com ―Uma caixa cheia de emoções‟; prova projetiva ―Era uma vez…‖ Teresa Fagulha; ficha de anamnese aos pais; análise documental aos processos; observação participante; notas de campo e triangulação. Os resultados permitiram estabelecer estratégias para diminuir os fatores de distratibilidade, facilitar a atenção com material visualmente atrativo e manuseável e fornecer instruções acompanhadas de observação. Houve dificuldades nos sujeitos em identificar a ‘ira’ e ‘raiva‘.Case study in 2013 of qualitative methodology, about emotional intelligence in Portuguese students with NEE (application program for emotions education), ages 6-7 years of 2 urban schools attending 1st basic education cycle: 2 children (M = microcephaly, A = atypical autism); 2 children (N = ' normal ' child, H = disorder hyperactivity with attention deficit. Intended objectives: demonstrate the importance of emotions in learning; identify and deal with various emotions in emotional situations; propose strategies for each child, vis-à-vis its pathology, in the results obtained by application of projective test and use didactic material. Methodology: activities with the pack "A box full of emotions '; application of projective test "once upon a time ..." Teresa Spark; anamnesis sheet to parents; documentary analysis procedures; participant observation; field notes and data triangulation. The results establish strategies to decrease the factors of distractibility to facilitate attention with visually attractive and manageable material and provide instructions accompanied by observation. There were difficulties in the subject to identify the ' wrath ' and ' anger '.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade Universitária de ParanaíbaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto Candeias2016-06-16T09:46:16Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5270porMARTINS, Ernesto (2016) - O marca-passo das emoções no ritmo de crianças portuguesas com Necessidades Educativas Especiais (estudo de caso). Interfaces da Educação. ISSN 2177-7691. Vol. 7, nº 19, p. 23-47.2177-7691info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:13Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:02.963409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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