Avaliação do dano em reforços de pavimentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14508 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se uma simulação numérica do comportamento à reflexão de fendas num reforço de pavimento tendo como objectivo a avaliação do dano acumulado, ao longo de um período de tempo, considerando a ação conjunta das ações do tráfego e da temperatura, de modo a concluir sobre o seu comportamento. O estudo baseou-se no estabelecimento de situações tipo de evolução diária da temperatura do ar, para as quais foram determinados os esforços no pavimento em ciclos com periodicidade diária, constantes e repetitivos, ao longo de um determinada período de tempo (mensal ou anual). A simulação numérica do comportamento do reforço de pavimento conduziu à avaliação dos estados de tensão/deformação no reforça, associados a cada situação de carregamento (tráfego e variações de temperatura) e para dois tipos de materiais betuminosos considerados constituintes da reforça do pavimento: mistura betuminosa convencional e mistura betuminosa com betume modificado com borracha. A avaliação dos estados de tensão/deformação no reforço serviram de base à avaliação do dano horário associado às situações de carregamento, sendo este calculado com base no tráfego efetivamente observado numa seção de estudo, bem como na distribuição anual e mensal de temperatura. Com base no dano horário foi calculado o dano acumulado para determinadas meses do ano e para um ano completo, de modo a concluir sobre o comportamento daqueles dois tipos de misturas betuminosas, quando usadas num reforço de pavimentos, perante condições de carregamento térmico conjugado com carregamento do tráfego. |
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Neste artigo apresenta-se uma simulação numérica do comportamento à reflexão de fendas num reforço de pavimento tendo como objectivo a avaliação do dano acumulado, ao longo de um período de tempo, considerando a ação conjunta das ações do tráfego e da temperatura, de modo a concluir sobre o seu comportamento. O estudo baseou-se no estabelecimento de situações tipo de evolução diária da temperatura do ar, para as quais foram determinados os esforços no pavimento em ciclos com periodicidade diária, constantes e repetitivos, ao longo de um determinada período de tempo (mensal ou anual). A simulação numérica do comportamento do reforço de pavimento conduziu à avaliação dos estados de tensão/deformação no reforça, associados a cada situação de carregamento (tráfego e variações de temperatura) e para dois tipos de materiais betuminosos considerados constituintes da reforça do pavimento: mistura betuminosa convencional e mistura betuminosa com betume modificado com borracha. A avaliação dos estados de tensão/deformação no reforço serviram de base à avaliação do dano horário associado às situações de carregamento, sendo este calculado com base no tráfego efetivamente observado numa seção de estudo, bem como na distribuição anual e mensal de temperatura. Com base no dano horário foi calculado o dano acumulado para determinadas meses do ano e para um ano completo, de modo a concluir sobre o comportamento daqueles dois tipos de misturas betuminosas, quando usadas num reforço de pavimentos, perante condições de carregamento térmico conjugado com carregamento do tráfego. |
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