A responsabilidade social das empresas em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/26196 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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A responsabilidade social das empresas em PortugalResponsabilidade social das empresasStakeholdersDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA Responsabilidade Social das Empresas (RSE) pode ser definida como todas as medidas voluntárias que uma organização adopta, para além dos condicionalismos legais, que visem o bem-estar dos seus stakeholders e um equilíbrio dos desempenhos económico, social e ambiental (Comissão Europeia, 2001). Este tema assume extrema relevância no mundo actual das organizações e do trabalho. Nesta dissertação, procurámos caracterizar as práticas de Responsabilidade Social de algumas empresas portuguesas, contribuindo para o conhecimento mais aprofundado e actualizado da situação nacional. Neste sentido, realizámos, em primeiro lugar, um levantamento, que apresentamos sobre a forma de um estudo descritivo, das empresas portuguesas certificadas, premiadas e/ou distinguidas no âmbito da Responsabilidade Social. Num segundo momento, analisámos aprofundadamente, junto dos responsáveis pela Responsabilidade Social de oito empresas portuguesas, a tomada de decisão e implementação do processo de responsabilidade social e as consequências do mesmo. Concluímos que, apesar das boas práticas de RSE já adoptadas pelas empresas que compõem a nossa amostra, é necessária a continuação de um grande investimento a vários níveis nesta área.Corporate Social Responsibility is seen to extend beyond the statutory obligation to comply with legislation and sees organizations voluntarily taking further steps to improve the quality of life of its stakeholders and the balance between profit, planet and people (European Community, 2001). This theme assumes an overgrowing importance in the organizational context. With this dissertation, we tried to characterize practices of Social Reponsibility of some portuguese companies, as we are looking forward to contribute to a deeper and updated knowledge of the national situation. With this purpose, firstly, we conducted a descriptive study in which we present the companies that have certifications, awards and recognitions in the area of social responsibility. Secondly, we deeply analysed, with the responsibles of Social Responsibility in eight portuguese companies, the decision making and implementation of the process of Social Responsibility, as well as its consequences. We conclude that, althought good practices of CSR have been adopted by the companies that belong to our sample, it is necessary the continuation of an enormous investment at the several levels of the area.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26196http://hdl.handle.net/10316/26196porLeite, Carolina Filipe Tecedeiro Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:36.479755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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