De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11942
Resumo: As crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura tem demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas de forma “artesanal” e com recurso à técnica de analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar; ‘De pequenino se torce o destino’ – The school engagement of children from disadvantaged background. Abstract: Children from low socioeconomic status are considered more vulnerable and at risk of school failure. Literature has shown that, within the contexts of development are several factors that appear to contribute to a successful academic performance or on the contrary, for a low performance and consequently for school failure. Aiming to identify the risk and protective factors that allow differentiating the successful from the unsuccessful students, semi-structured interviews were held with 16 students of the 3rd and 4th grades of primary school. The answers of the participants were analyzed manually and using the technique of content analysis. The results of this research, highlight the influence of family context as a protective factor against school failure. The children’s characteristics and their level of engagement in school, also emerged as predictors of school achievement, observing simultaneously the influence of peers and teacher on the academic performance of students, however both these factors revealed a minor impact that the family or the child itself on academic achievement. Thus, we hope to contribute to clarify which risk and protective factors influences school achievement, defining at the same time intervention strategies that may contribute to minimize school failure and dropout.
id RCAP_31c12f1191187967c52d27af28912300
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidosBaixo estatuto socioeconómicoContextos de desenvolvimentoFatores de risco e proteçãoRealização escolarLow socioeconomics statusContexts of developmentRisk and protective factorsAcademic achievementAs crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura tem demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas de forma “artesanal” e com recurso à técnica de analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar; ‘De pequenino se torce o destino’ – The school engagement of children from disadvantaged background. Abstract: Children from low socioeconomic status are considered more vulnerable and at risk of school failure. Literature has shown that, within the contexts of development are several factors that appear to contribute to a successful academic performance or on the contrary, for a low performance and consequently for school failure. Aiming to identify the risk and protective factors that allow differentiating the successful from the unsuccessful students, semi-structured interviews were held with 16 students of the 3rd and 4th grades of primary school. The answers of the participants were analyzed manually and using the technique of content analysis. The results of this research, highlight the influence of family context as a protective factor against school failure. The children’s characteristics and their level of engagement in school, also emerged as predictors of school achievement, observing simultaneously the influence of peers and teacher on the academic performance of students, however both these factors revealed a minor impact that the family or the child itself on academic achievement. Thus, we hope to contribute to clarify which risk and protective factors influences school achievement, defining at the same time intervention strategies that may contribute to minimize school failure and dropout.Universidade de Évora2014-12-17T17:47:09Z2014-12-172014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11942http://hdl.handle.net/10174/11942TID:201243555porDepartamento de Psicologiacristinapxo@hotmail.com681Silva, Ana Cristina dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:32.499309Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos
title De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos
spellingShingle De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos
Silva, Ana Cristina da
Baixo estatuto socioeconómico
Contextos de desenvolvimento
Fatores de risco e proteção
Realização escolar
Low socioeconomics status
Contexts of development
Risk and protective factors
Academic achievement
title_short De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos
title_full De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos
title_fullStr De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos
title_full_unstemmed De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos
title_sort De pequenino se torce o destino: o envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos
author Silva, Ana Cristina da
author_facet Silva, Ana Cristina da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv Baixo estatuto socioeconómico
Contextos de desenvolvimento
Fatores de risco e proteção
Realização escolar
Low socioeconomics status
Contexts of development
Risk and protective factors
Academic achievement
topic Baixo estatuto socioeconómico
Contextos de desenvolvimento
Fatores de risco e proteção
Realização escolar
Low socioeconomics status
Contexts of development
Risk and protective factors
Academic achievement
description As crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura tem demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas de forma “artesanal” e com recurso à técnica de analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar; ‘De pequenino se torce o destino’ – The school engagement of children from disadvantaged background. Abstract: Children from low socioeconomic status are considered more vulnerable and at risk of school failure. Literature has shown that, within the contexts of development are several factors that appear to contribute to a successful academic performance or on the contrary, for a low performance and consequently for school failure. Aiming to identify the risk and protective factors that allow differentiating the successful from the unsuccessful students, semi-structured interviews were held with 16 students of the 3rd and 4th grades of primary school. The answers of the participants were analyzed manually and using the technique of content analysis. The results of this research, highlight the influence of family context as a protective factor against school failure. The children’s characteristics and their level of engagement in school, also emerged as predictors of school achievement, observing simultaneously the influence of peers and teacher on the academic performance of students, however both these factors revealed a minor impact that the family or the child itself on academic achievement. Thus, we hope to contribute to clarify which risk and protective factors influences school achievement, defining at the same time intervention strategies that may contribute to minimize school failure and dropout.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17T17:47:09Z
2014-12-17
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11942
http://hdl.handle.net/10174/11942
TID:201243555
url http://hdl.handle.net/10174/11942
identifier_str_mv TID:201243555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
cristinapxo@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540714074112