Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Madalena
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fonseca, Cristina, Ferrarini, Norma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22400
Resumo: As crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura têm demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento, são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas com recurso à analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar.
id RCAP_72635c3553cca21ab8773f129311bc10
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?Envolvimento na EscolaEstatuto socioeconómicoFatores de risco e proteçãoContextos de DesenvolvimentoRealização EscolarAs crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura têm demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento, são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas com recurso à analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar.2018-02-21T11:44:33Z2018-02-212016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22400http://hdl.handle.net/10174/22400porMelo, M., Fonseca, C., & Ferrarini, N. (2016). Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 159-173). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-35-9http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escolaCIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedingsmmm@uevora.ptndnormadaluz@ufpr.br681Melo, MadalenaFonseca, CristinaFerrarini, Normainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:21.873038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
title Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
spellingShingle Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
Melo, Madalena
Envolvimento na Escola
Estatuto socioeconómico
Fatores de risco e proteção
Contextos de Desenvolvimento
Realização Escolar
title_short Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
title_full Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
title_fullStr Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
title_full_unstemmed Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
title_sort Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
author Melo, Madalena
author_facet Melo, Madalena
Fonseca, Cristina
Ferrarini, Norma
author_role author
author2 Fonseca, Cristina
Ferrarini, Norma
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Madalena
Fonseca, Cristina
Ferrarini, Norma
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento na Escola
Estatuto socioeconómico
Fatores de risco e proteção
Contextos de Desenvolvimento
Realização Escolar
topic Envolvimento na Escola
Estatuto socioeconómico
Fatores de risco e proteção
Contextos de Desenvolvimento
Realização Escolar
description As crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura têm demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento, são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas com recurso à analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2018-02-21T11:44:33Z
2018-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22400
http://hdl.handle.net/10174/22400
url http://hdl.handle.net/10174/22400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melo, M., Fonseca, C., & Ferrarini, N. (2016). Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 159-173). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
978-989-8753-35-9
http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola
CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
mmm@uevora.pt
nd
normadaluz@ufpr.br
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136614982615040