Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22400 |
Resumo: | As crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura têm demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento, são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas com recurso à analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar. |
id |
RCAP_72635c3553cca21ab8773f129311bc10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/22400 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino?Envolvimento na EscolaEstatuto socioeconómicoFatores de risco e proteçãoContextos de DesenvolvimentoRealização EscolarAs crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura têm demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento, são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas com recurso à analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar.2018-02-21T11:44:33Z2018-02-212016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22400http://hdl.handle.net/10174/22400porMelo, M., Fonseca, C., & Ferrarini, N. (2016). Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 159-173). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-35-9http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escolaCIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedingsmmm@uevora.ptndnormadaluz@ufpr.br681Melo, MadalenaFonseca, CristinaFerrarini, Normainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:21.873038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? |
title |
Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? |
spellingShingle |
Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? Melo, Madalena Envolvimento na Escola Estatuto socioeconómico Fatores de risco e proteção Contextos de Desenvolvimento Realização Escolar |
title_short |
Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? |
title_full |
Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? |
title_fullStr |
Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? |
title_full_unstemmed |
Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? |
title_sort |
Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? |
author |
Melo, Madalena |
author_facet |
Melo, Madalena Fonseca, Cristina Ferrarini, Norma |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Cristina Ferrarini, Norma |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Madalena Fonseca, Cristina Ferrarini, Norma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento na Escola Estatuto socioeconómico Fatores de risco e proteção Contextos de Desenvolvimento Realização Escolar |
topic |
Envolvimento na Escola Estatuto socioeconómico Fatores de risco e proteção Contextos de Desenvolvimento Realização Escolar |
description |
As crianças com baixo estatuto socioeconómico são consideradas crianças mais vulneráveis e em risco de insucesso escolar. A literatura têm demonstrado que, no âmbito dos contextos de desenvolvimento, são vários os fatores que parecem contribuir para um bom desempenho académico ou inversamente, para um baixo desempenho e em consequência para o insucesso escolar. Com o intuito de identificar quais os fatores de risco e proteção que permitem diferenciar os/as alunos/as com sucesso e insucesso escolar, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a 16 alunos/as do 3º e 4º ano do ensino básico. As respostas dos/as participantes foram examinadas com recurso à analise de conteúdo. Os resultados desta investigação destacam a preponderância do contexto familiar enquanto fator de proteção contra o insucesso escolar. As características da criança e o seu nível de envolvimento na escola, emergiram igualmente enquanto fatores preditores da realização escolar, observando-se em simultâneo a influência dos pares e do/a professor/a sobre o desempenho académico dos/as alunos/as, no entanto ambos estes fatores revelaram um impacto menor que a família ou a própria criança sobre a realização escolar. Assim, esperamos contribuir para clarificar quais os fatores de risco e proteção da realização escolar e definir estratégias de intervenção que possam concorrer para reduzir o insucesso e abandono escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2018-02-21T11:44:33Z 2018-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/22400 http://hdl.handle.net/10174/22400 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/22400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Melo, M., Fonseca, C., & Ferrarini, N. (2016). Envolvimento na escola de crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos: de pequenino se torce o destino? In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 159-173). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 978-989-8753-35-9 http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings mmm@uevora.pt nd normadaluz@ufpr.br 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136614982615040 |