Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nelson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/vista.3004
Resumo: Na conjuntura global, em que vivemos, a imagem é determinante para o sucesso dos territórios, pois as imagens apelativas atraem investidores e visitantes ao passo que as imagens pouco atrativas os repelem. São várias as narrativas que concorrem para a formação da imagem holística dos territórios ou regiões. Tradicionalmente a maior parcela dessa função coube aos média impressos, mas o cinema tem vindo a jogar um papel cada vez mais importante em todo esse complexo processo. Isto porque o advento do cinema desencadeou um novo hábito cultural que modificou as modalidades de lazer e rapidamente introduziu profundas alterações nos costumes de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. De facto, diversas pesquisas têm demonstrado que o cinema e a publicidade, em conjunto ou separados, são responsáveis, se não pela criação, pelo menos pela difusão, em grande escala, da maior parte da iconografia da sociedade de consumo. Também para o turismo a imagem joga um papel determinante, por essa razão neste trabalho procurou-se refletir sobre o papel do cinema no complexo processo de formação de imagens turísticas apelativas, tomando como objeto de estudo a região da Serra da Estrela.
id RCAP_31c24f1cf4637fe9bef9c9c116e4697a
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/3004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territóriosArtigosNa conjuntura global, em que vivemos, a imagem é determinante para o sucesso dos territórios, pois as imagens apelativas atraem investidores e visitantes ao passo que as imagens pouco atrativas os repelem. São várias as narrativas que concorrem para a formação da imagem holística dos territórios ou regiões. Tradicionalmente a maior parcela dessa função coube aos média impressos, mas o cinema tem vindo a jogar um papel cada vez mais importante em todo esse complexo processo. Isto porque o advento do cinema desencadeou um novo hábito cultural que modificou as modalidades de lazer e rapidamente introduziu profundas alterações nos costumes de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. De facto, diversas pesquisas têm demonstrado que o cinema e a publicidade, em conjunto ou separados, são responsáveis, se não pela criação, pelo menos pela difusão, em grande escala, da maior parte da iconografia da sociedade de consumo. Também para o turismo a imagem joga um papel determinante, por essa razão neste trabalho procurou-se refletir sobre o papel do cinema no complexo processo de formação de imagens turísticas apelativas, tomando como objeto de estudo a região da Serra da Estrela.In the global context in which we live the image is determinant for the territories success, since appealing images attract investors and visitors, while the unattractive images repel them. There are several narratives that contribute to the formation of the holistic image of the territories or regions. Traditionally, the major portion of this function has been in printed media, but cinema has been playing an increasingly important role throughout this complex process. And this happens because the advent of cinema unleashed a new cultural habit that modified the leisure modalities and quickly introduced profound changes in the habits of millions of people all over the world. In fact, several researches have demonstrated that the cinema and the advertisement, together or separately, are responsible, if not by the creation, at least by the large-scale diffusion of most of the iconography of the consumer society. Also for tourism, the image plays a determinant role, and for this reason this work sought to reflect the role of cinema in the complex formation process of appealing tourist images, taking as object of study the Serra da Estrela region.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2018-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/vista.3004por2184-1284Oliveira, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T15:55:46Zoai:journals.uminho.pt:article/3004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:56:38.935095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios
title Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios
spellingShingle Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios
Oliveira, Nelson
Artigos
title_short Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios
title_full Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios
title_fullStr Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios
title_full_unstemmed Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios
title_sort Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios
author Oliveira, Nelson
author_facet Oliveira, Nelson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Na conjuntura global, em que vivemos, a imagem é determinante para o sucesso dos territórios, pois as imagens apelativas atraem investidores e visitantes ao passo que as imagens pouco atrativas os repelem. São várias as narrativas que concorrem para a formação da imagem holística dos territórios ou regiões. Tradicionalmente a maior parcela dessa função coube aos média impressos, mas o cinema tem vindo a jogar um papel cada vez mais importante em todo esse complexo processo. Isto porque o advento do cinema desencadeou um novo hábito cultural que modificou as modalidades de lazer e rapidamente introduziu profundas alterações nos costumes de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. De facto, diversas pesquisas têm demonstrado que o cinema e a publicidade, em conjunto ou separados, são responsáveis, se não pela criação, pelo menos pela difusão, em grande escala, da maior parte da iconografia da sociedade de consumo. Também para o turismo a imagem joga um papel determinante, por essa razão neste trabalho procurou-se refletir sobre o papel do cinema no complexo processo de formação de imagens turísticas apelativas, tomando como objeto de estudo a região da Serra da Estrela.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/vista.3004
url https://doi.org/10.21814/vista.3004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-1284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130435032186880