Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/vista.3004 |
Resumo: | Na conjuntura global, em que vivemos, a imagem é determinante para o sucesso dos territórios, pois as imagens apelativas atraem investidores e visitantes ao passo que as imagens pouco atrativas os repelem. São várias as narrativas que concorrem para a formação da imagem holística dos territórios ou regiões. Tradicionalmente a maior parcela dessa função coube aos média impressos, mas o cinema tem vindo a jogar um papel cada vez mais importante em todo esse complexo processo. Isto porque o advento do cinema desencadeou um novo hábito cultural que modificou as modalidades de lazer e rapidamente introduziu profundas alterações nos costumes de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. De facto, diversas pesquisas têm demonstrado que o cinema e a publicidade, em conjunto ou separados, são responsáveis, se não pela criação, pelo menos pela difusão, em grande escala, da maior parte da iconografia da sociedade de consumo. Também para o turismo a imagem joga um papel determinante, por essa razão neste trabalho procurou-se refletir sobre o papel do cinema no complexo processo de formação de imagens turísticas apelativas, tomando como objeto de estudo a região da Serra da Estrela. |
id |
RCAP_31c24f1cf4637fe9bef9c9c116e4697a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/3004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territóriosArtigosNa conjuntura global, em que vivemos, a imagem é determinante para o sucesso dos territórios, pois as imagens apelativas atraem investidores e visitantes ao passo que as imagens pouco atrativas os repelem. São várias as narrativas que concorrem para a formação da imagem holística dos territórios ou regiões. Tradicionalmente a maior parcela dessa função coube aos média impressos, mas o cinema tem vindo a jogar um papel cada vez mais importante em todo esse complexo processo. Isto porque o advento do cinema desencadeou um novo hábito cultural que modificou as modalidades de lazer e rapidamente introduziu profundas alterações nos costumes de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. De facto, diversas pesquisas têm demonstrado que o cinema e a publicidade, em conjunto ou separados, são responsáveis, se não pela criação, pelo menos pela difusão, em grande escala, da maior parte da iconografia da sociedade de consumo. Também para o turismo a imagem joga um papel determinante, por essa razão neste trabalho procurou-se refletir sobre o papel do cinema no complexo processo de formação de imagens turísticas apelativas, tomando como objeto de estudo a região da Serra da Estrela.In the global context in which we live the image is determinant for the territories success, since appealing images attract investors and visitors, while the unattractive images repel them. There are several narratives that contribute to the formation of the holistic image of the territories or regions. Traditionally, the major portion of this function has been in printed media, but cinema has been playing an increasingly important role throughout this complex process. And this happens because the advent of cinema unleashed a new cultural habit that modified the leisure modalities and quickly introduced profound changes in the habits of millions of people all over the world. In fact, several researches have demonstrated that the cinema and the advertisement, together or separately, are responsible, if not by the creation, at least by the large-scale diffusion of most of the iconography of the consumer society. Also for tourism, the image plays a determinant role, and for this reason this work sought to reflect the role of cinema in the complex formation process of appealing tourist images, taking as object of study the Serra da Estrela region.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2018-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/vista.3004por2184-1284Oliveira, Nelsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T15:55:46Zoai:journals.uminho.pt:article/3004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:56:38.935095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios |
title |
Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios |
spellingShingle |
Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios Oliveira, Nelson Artigos |
title_short |
Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios |
title_full |
Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios |
title_fullStr |
Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios |
title_full_unstemmed |
Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios |
title_sort |
Imagem cinematográfica, construção da realidade e atratividade turística dos territórios |
author |
Oliveira, Nelson |
author_facet |
Oliveira, Nelson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Na conjuntura global, em que vivemos, a imagem é determinante para o sucesso dos territórios, pois as imagens apelativas atraem investidores e visitantes ao passo que as imagens pouco atrativas os repelem. São várias as narrativas que concorrem para a formação da imagem holística dos territórios ou regiões. Tradicionalmente a maior parcela dessa função coube aos média impressos, mas o cinema tem vindo a jogar um papel cada vez mais importante em todo esse complexo processo. Isto porque o advento do cinema desencadeou um novo hábito cultural que modificou as modalidades de lazer e rapidamente introduziu profundas alterações nos costumes de milhões de pessoas um pouco por todo o mundo. De facto, diversas pesquisas têm demonstrado que o cinema e a publicidade, em conjunto ou separados, são responsáveis, se não pela criação, pelo menos pela difusão, em grande escala, da maior parte da iconografia da sociedade de consumo. Também para o turismo a imagem joga um papel determinante, por essa razão neste trabalho procurou-se refletir sobre o papel do cinema no complexo processo de formação de imagens turísticas apelativas, tomando como objeto de estudo a região da Serra da Estrela. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/vista.3004 |
url |
https://doi.org/10.21814/vista.3004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-1284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130435032186880 |