Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática Artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20857 |
Resumo: | SFRH/BPD/88171/2012 |
id |
RCAP_31c281320005fdbf85ec2b10adda8fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20857 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática ArtísticaArquivo colonialEspectrosDescolonizaçãoArte arquivísticaImagem em movimentoSFRH/BPD/88171/2012Este ensaio examina a forma como as práticas artísticas contemporâneas têm contribuído para uma descolonização epistémica e ético-política do presente através da investigação crítica de vários tipos de arquivos coloniais, quer públicos, quer privados, quer familiares, quer anónimos. Tomando como estudos de caso obras dos artistas Ângela Ferreira, Kiluanji Kia Henda, Délio Jasse, Daniel Barroca e Raquel Schefer, este ensaio indagará até que ponto a estética destas práticas videográficas, fotográficas e escultóricas implica uma política e uma ética da história e da memória relevantes para pensar criticamente as amnésias coloniais e as nostalgias imperiais que ainda caracterizam uma condição pós-colonial marcada por padrões neo-coloniais de globalização e por relações difíceis com comunidades migrantes e diaspóricas. Será prestada atenção às histórias e às memórias da ditadura portuguesa e do império colonial, das lutas de libertação / guerra “colonial” combatidas em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau entre 1961 e 1974, da Revolução dos Cravos de 1974, da independência das antigas colónias portuguesas entre 1973 e 1975 e do “retorno” massivo de colonos portugueses de Angola e Moçambique em 1975, sem perder de vista o apartheid na África do Sul e a forma como a Guerra Fria se desenrolou no continente africano.Instituto de História da Arte (IHA)RUNOliveira, Ana Balona de2017-05-30T14:03:22Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20857por2183-3575PURE: 2152255https://doi.org/10.17231/comsoc.29(2016).2412info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:06:46Zoai:run.unl.pt:10362/20857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:30.926539Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática Artística |
title |
Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática Artística |
spellingShingle |
Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática Artística Oliveira, Ana Balona de Arquivo colonial Espectros Descolonização Arte arquivística Imagem em movimento |
title_short |
Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática Artística |
title_full |
Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática Artística |
title_fullStr |
Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática Artística |
title_full_unstemmed |
Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática Artística |
title_sort |
Descolonização em, de e através das Imagens de Arquivo 'em Movimento' da Prática Artística |
author |
Oliveira, Ana Balona de |
author_facet |
Oliveira, Ana Balona de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de História da Arte (IHA) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Balona de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquivo colonial Espectros Descolonização Arte arquivística Imagem em movimento |
topic |
Arquivo colonial Espectros Descolonização Arte arquivística Imagem em movimento |
description |
SFRH/BPD/88171/2012 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-05-30T14:03:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20857 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-3575 PURE: 2152255 https://doi.org/10.17231/comsoc.29(2016).2412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137894797934592 |