Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/96165 |
Resumo: | UID/PAM/00417/2019 |
id |
RCAP_04a1f9622c8e4d2ce3b2cfd29380d794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/96165 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…Imagine if truth was a woman...And why not? Entering sideways, or the gendering and the blackening of colonial, anti- and post-colonial histories in the work of Eurídice Kala aka Zaituna KalaE Porque Não?' Entrando de Lado, ou o ‘Gendering’ e o ‘Blackening’ de Histórias Coloniais, Anti- e Pós-Coloniais na obra de Eurídice Kala aka Zaituna KalaEurídice Kala aka Zaituna Kalao arquivo colonialantie pós-colonial na arte contemporâneafotografiavídeoperformance e instalaçãofeminismo interseccionaldescolonização epistémicaUID/PAM/00417/2019A partir de Entre de lado, Measuring blackness and a guide to many other industries e Supõe que a verdade fosse uma mulher… E porque não?, examino de que forma a obra de Eurídice Kala (Maputo, 1987) questiona hegemonias eurocêntricas e masculinistas. Argumento no sentido de se reconhecer a relevância da sua prática para a desconstrução de versões ‘branqueadoras’ da história - incluindo o masculinismo de muitas narrativas anti-coloniais - e para a afirmação de um feminismo interseccional. A esta reflexão subjaz o reconhecimento da importância do diálogo entre práticas artísticas e historiográficas, com impacto ao nível duma descolonização epistémica.Instituto de História da Arte (IHA)RUNBalona de Oliveira, Ana2020-04-14T22:34:22Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article14application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/96165por0874-6885PURE: 17081006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:43:52Zoai:run.unl.pt:10362/96165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:29.420080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher… Imagine if truth was a woman...And why not? Entering sideways, or the gendering and the blackening of colonial, anti- and post-colonial histories in the work of Eurídice Kala aka Zaituna Kala E Porque Não?' Entrando de Lado, ou o ‘Gendering’ e o ‘Blackening’ de Histórias Coloniais, Anti- e Pós-Coloniais na obra de Eurídice Kala aka Zaituna Kala |
title |
Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher… |
spellingShingle |
Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher… Balona de Oliveira, Ana Eurídice Kala aka Zaituna Kala o arquivo colonial antie pós-colonial na arte contemporânea fotografia vídeo performance e instalação feminismo interseccional descolonização epistémica |
title_short |
Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher… |
title_full |
Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher… |
title_fullStr |
Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher… |
title_full_unstemmed |
Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher… |
title_sort |
Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher… |
author |
Balona de Oliveira, Ana |
author_facet |
Balona de Oliveira, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto de História da Arte (IHA) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balona de Oliveira, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eurídice Kala aka Zaituna Kala o arquivo colonial antie pós-colonial na arte contemporânea fotografia vídeo performance e instalação feminismo interseccional descolonização epistémica |
topic |
Eurídice Kala aka Zaituna Kala o arquivo colonial antie pós-colonial na arte contemporânea fotografia vídeo performance e instalação feminismo interseccional descolonização epistémica |
description |
UID/PAM/00417/2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-04-14T22:34:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/96165 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/96165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0874-6885 PURE: 17081006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138001121443840 |