Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balona de Oliveira, Ana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/96165
Resumo: UID/PAM/00417/2019
id RCAP_04a1f9622c8e4d2ce3b2cfd29380d794
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/96165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…Imagine if truth was a woman...And why not? Entering sideways, or the gendering and the blackening of colonial, anti- and post-colonial histories in the work of Eurídice Kala aka Zaituna KalaE Porque Não?' Entrando de Lado, ou o ‘Gendering’ e o ‘Blackening’ de Histórias Coloniais, Anti- e Pós-Coloniais na obra de Eurídice Kala aka Zaituna KalaEurídice Kala aka Zaituna Kalao arquivo colonialantie pós-colonial na arte contemporâneafotografiavídeoperformance e instalaçãofeminismo interseccionaldescolonização epistémicaUID/PAM/00417/2019A partir de Entre de lado, Measuring blackness and a guide to many other industries e Supõe que a verdade fosse uma mulher… E porque não?, examino de que forma a obra de Eurídice Kala (Maputo, 1987) questiona hegemonias eurocêntricas e masculinistas. Argumento no sentido de se reconhecer a relevância da sua prática para a desconstrução de versões ‘branqueadoras’ da história - incluindo o masculinismo de muitas narrativas anti-coloniais - e para a afirmação de um feminismo interseccional. A esta reflexão subjaz o reconhecimento da importância do diálogo entre práticas artísticas e historiográficas, com impacto ao nível duma descolonização epistémica.Instituto de História da Arte (IHA)RUNBalona de Oliveira, Ana2020-04-14T22:34:22Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article14application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/96165por0874-6885PURE: 17081006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:43:52Zoai:run.unl.pt:10362/96165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:29.420080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…
Imagine if truth was a woman...And why not? Entering sideways, or the gendering and the blackening of colonial, anti- and post-colonial histories in the work of Eurídice Kala aka Zaituna Kala
E Porque Não?' Entrando de Lado, ou o ‘Gendering’ e o ‘Blackening’ de Histórias Coloniais, Anti- e Pós-Coloniais na obra de Eurídice Kala aka Zaituna Kala
title Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…
spellingShingle Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…
Balona de Oliveira, Ana
Eurídice Kala aka Zaituna Kala
o arquivo colonial
antie pós-colonial na arte contemporânea
fotografia
vídeo
performance e instalação
feminismo interseccional
descolonização epistémica
title_short Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…
title_full Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…
title_fullStr Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…
title_full_unstemmed Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…
title_sort Supõe que a Verdade Fosse uma Mulher…
author Balona de Oliveira, Ana
author_facet Balona de Oliveira, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto de História da Arte (IHA)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Balona de Oliveira, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Eurídice Kala aka Zaituna Kala
o arquivo colonial
antie pós-colonial na arte contemporânea
fotografia
vídeo
performance e instalação
feminismo interseccional
descolonização epistémica
topic Eurídice Kala aka Zaituna Kala
o arquivo colonial
antie pós-colonial na arte contemporânea
fotografia
vídeo
performance e instalação
feminismo interseccional
descolonização epistémica
description UID/PAM/00417/2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-04-14T22:34:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/96165
url http://hdl.handle.net/10362/96165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-6885
PURE: 17081006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138001121443840