A prática de Shaped Canvas e Hard Edge na pintura portuguesa da segunda metade do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ana Teresa Leal
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/60164
Resumo: Esta Dissertação pretende analisar pintura contemporânea portuguesa do final do século XX, mais precisamente arte proveniente das décadas de 1960, 1970 e 1980. Temos o intuito de dar a conhecer as práticas de pintura de expressão Shaped Canvas e de cariz Hard Edge realizadas em Portugal, cuja existência passa quase despercebida no panorama artístico nacional, mas que se demonstram muito notórias e reverenciadas no seu contexto norte americano. Neste estudo buscamos definir as linhas de criação e evolução destas práticas artísticas em Portugal e apontar os artistas que com elas se identificaram e expressaram. Através deste estudo procuramos conhecer como estas práticas artísticas, Shaped Canvas e Hard Edge, se definiram e manifestaram no contexto artístico norte americano. Buscamos inteirarmo-nos quanto ao seu desenvolvimento original, aos seus movimentos artísticos antecessores, aos seus intervenientes nos Estados Unidos da América (E.U.A.) e, por fim, analisaremos a sua presença e impacto em Portugal e as exposições que proporcionaram a sua divulgação e os artistas que produziram arte associável a estas práticas de pintura. Tais práticas são alusivas ao abstracionismo, em concreto ao abstracionismo de expressão geométrica, que em Portugal tem a capacidade de romper com a mais rígida e acanhada cultura artística do Estado Novo, abrindo portas para a cultura de vanguarda em Portugal. Relativamente às práticas artísticas de expressão Shaped Canvas e de cariz Hard Edge, identificamos que existiram em Portugal diversos artistas que lhes dedicaram episódios da sua obra e pensamento artísticos. Estes terão sido Jorge Pinheiro, António Palolo e Fernando Calhau, e também, de modo mais exíguo, os artistas Ângelo de Sousa, Armando Alves, Manuel Baptista, Pires Vieira e Irene Buarque. Pretendemos ainda contribuir para o aumento do conhecimento sobre as práticas artísticas Shaped Canvas e Hard Edge, tanto nacional como internacionalmente, procurando entender como estas chegaram ao pensamento e consideração dos diversos artistas nacionais mencionados, que dissemelhanças manifestaram no meio português e qual o seu impacto para a sociedade artística da época e para a globalidade da História da Arte Portuguesa.
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Buscamos inteirarmo-nos quanto ao seu desenvolvimento original, aos seus movimentos artísticos antecessores, aos seus intervenientes nos Estados Unidos da América (E.U.A.) e, por fim, analisaremos a sua presença e impacto em Portugal e as exposições que proporcionaram a sua divulgação e os artistas que produziram arte associável a estas práticas de pintura. Tais práticas são alusivas ao abstracionismo, em concreto ao abstracionismo de expressão geométrica, que em Portugal tem a capacidade de romper com a mais rígida e acanhada cultura artística do Estado Novo, abrindo portas para a cultura de vanguarda em Portugal. Relativamente às práticas artísticas de expressão Shaped Canvas e de cariz Hard Edge, identificamos que existiram em Portugal diversos artistas que lhes dedicaram episódios da sua obra e pensamento artísticos. Estes terão sido Jorge Pinheiro, António Palolo e Fernando Calhau, e também, de modo mais exíguo, os artistas Ângelo de Sousa, Armando Alves, Manuel Baptista, Pires Vieira e Irene Buarque. Pretendemos ainda contribuir para o aumento do conhecimento sobre as práticas artísticas Shaped Canvas e Hard Edge, tanto nacional como internacionalmente, procurando entender como estas chegaram ao pensamento e consideração dos diversos artistas nacionais mencionados, que dissemelhanças manifestaram no meio português e qual o seu impacto para a sociedade artística da época e para a globalidade da História da Arte Portuguesa.This Dissertation intends to analyse portuguese contemporary painting from the end of the 20th century, more precisely art from the 1960s, 1970s and 1980s. We intend to make known the practices of Shaped Canvas and Hard Edge painting carried out in Portugal, whose existence goes almost unnoticed in the national artistic panorama, but which prove to be very notorious and revered in their North American context. In this study, we seek to define the lines of creation and evolution of these artistic practices in Portugal and point out the artists who identified and expressed themselves with them. Through this study we seek to know how these artistic practices, Shaped Canvas and Hard Edge, were defined and manifested in the artistic context of North America. We seek to find out about its original development, its predecessor artistic movements, its actors in the United States of America and, finally, we will analyse its presence and impact in Portugal, examining the exhibitions that provided its dissemination and the artists who produced art associable with these painting practices. Such practices are allusive to abstractionism, specifically to abstractionism of geometric expression, which in Portugal has the capacity to break with the most rigid and narrow artistic culture of the Estado Novo, opening doors to avant-garde culture in Portugal. Regarding the artistic practices of Shaped Canvas and Hard Edge, we identified that there were several artists in Portugal who dedicated episodes of their work and artistic thought to them. These would have been Jorge Pinheiro, António Palolo and Fernando Calhau, and also, to a lesser extent, the artists Ângelo de Sousa, Armando Alves, Manuel Baptista, Pires Vieira and Irene Buarque. We also intend to contribute to increasing knowledge about Shaped Canvas and Hard Edge artistic practices, both nationally and internationally, seeking to understand how these came to the thought and consideration of the various national artists mentioned, what dissimilarities they manifested in the Portuguese environment and what was their impact for the artistic society of the time and for the whole of Portuguese Art History.Lapa, PedroRepositório da Universidade de LisboaMota, Ana Teresa Leal2023-11-06T15:30:27Z2023-10-232023-07-102023-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/60164TID:203379470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:09:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/60164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:54.929328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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