As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festas, Ana Cristina da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2642
Resumo: Na presente investigação, pretendemos estudar as finalidades da Educação Tecnológica no âmbito da pedagogia desenvolvida por John Dewey. Este autor deixou um legado educacional muito amplo na pedagogia contemporânea, no qual procurou estabelecer as bases para a educação ativa, onde a aprendizagem experiencial e o compromisso ativo entre o aluno e o seu meio ambiente são aspetos fundamentais. Neste sentido, pretendemos com o presente trabalho saber de que forma as finalidades da Educação Tecnológica se enquadram nos ideais pedagógicos impulsionados por John Dewey e que atividades desenvolvidas nesta disciplina se enquadram na pedagogia de Dewey. Por forma a alcançar os objetivos delineados para este trabalho, recorremos a uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, cujo instrumento de recolha de dados utilizado foi o questionário com perguntas de resposta aberta e fechada, aplicado a uma amostra de trinta e dois professores de Educação Tecnológica pertencentes a quatro Agrupamentos de Escolas do distrito de Viseu. Os resultados obtidos demonstram que os professores inquiridos evidenciam uma estreita relação entre as Finalidades da disciplina de Educação Tecnológica e a pedagogia de Dewey. Contudo, as alterações implementadas pela nova Reforma Curricular, no que diz respeito a esta disciplina, nem sempre permitem adequar os princípios pedagógicos de Dewey ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Educação Tecnológica.
id RCAP_31d1e7313bf5d43f594def0972979e7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John DeweyEscola NovaPedagogia de John DeweyEducação Tecnológica,Finalidades EducativasNew SchoolEducational AimsJohn Dewey’s pedagogyTechnological EducationNa presente investigação, pretendemos estudar as finalidades da Educação Tecnológica no âmbito da pedagogia desenvolvida por John Dewey. Este autor deixou um legado educacional muito amplo na pedagogia contemporânea, no qual procurou estabelecer as bases para a educação ativa, onde a aprendizagem experiencial e o compromisso ativo entre o aluno e o seu meio ambiente são aspetos fundamentais. Neste sentido, pretendemos com o presente trabalho saber de que forma as finalidades da Educação Tecnológica se enquadram nos ideais pedagógicos impulsionados por John Dewey e que atividades desenvolvidas nesta disciplina se enquadram na pedagogia de Dewey. Por forma a alcançar os objetivos delineados para este trabalho, recorremos a uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, cujo instrumento de recolha de dados utilizado foi o questionário com perguntas de resposta aberta e fechada, aplicado a uma amostra de trinta e dois professores de Educação Tecnológica pertencentes a quatro Agrupamentos de Escolas do distrito de Viseu. Os resultados obtidos demonstram que os professores inquiridos evidenciam uma estreita relação entre as Finalidades da disciplina de Educação Tecnológica e a pedagogia de Dewey. Contudo, as alterações implementadas pela nova Reforma Curricular, no que diz respeito a esta disciplina, nem sempre permitem adequar os princípios pedagógicos de Dewey ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Educação Tecnológica.In the present investigation, we aim to study the aims of the Technological Education, concerning the pedagogy developed by John Dewey. This author has left a wide educational legacy in the contemporary pedagogy, in which he sought to establish the basis to the active education, in which the experiential learning and the active compromise between the student and his environment are central aspects. Consequently, with the present work, we aim to know in which way the aims of the Technological Education are fit in the learning ideals throttled by John Dewey, and which activities developed in this course are fi in Deweys’ pedagogy. In a way to pursuit the aims proposed to this work, we have recurred to a methodology of quantitative and qualitative research, to which we have used a quiz elaborated with opened and closed answer, subjected to a sample of thirty-two Technological Education teachers inserted in four groups of schools in the district of Viseu. The results obtained demonstrate that the inquired teachers evidence a close relation between the aims of the Technology Education course and Dewey’s pedagogy. However, the changes implemented by the new Curricular Reform, concerning this course, not always allow to adequate Dewey’s pedagogical principles to the teaching-learning process at the Technological Education course.Gomes, António FerreiraSouto e Melo, Ana LuísaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFestas, Ana Cristina da Silva2015-02-25T14:26:40Z2014-122015-022014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2642TID:201107732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:58Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:48.912770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John Dewey
title As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John Dewey
spellingShingle As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John Dewey
Festas, Ana Cristina da Silva
Escola Nova
Pedagogia de John Dewey
Educação Tecnológica,
Finalidades Educativas
New School
Educational Aims
John Dewey’s pedagogy
Technological Education
title_short As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John Dewey
title_full As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John Dewey
title_fullStr As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John Dewey
title_full_unstemmed As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John Dewey
title_sort As finalistas da educação tecnológica no âmbito da pedagogia de John Dewey
author Festas, Ana Cristina da Silva
author_facet Festas, Ana Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, António Ferreira
Souto e Melo, Ana Luísa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Festas, Ana Cristina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Nova
Pedagogia de John Dewey
Educação Tecnológica,
Finalidades Educativas
New School
Educational Aims
John Dewey’s pedagogy
Technological Education
topic Escola Nova
Pedagogia de John Dewey
Educação Tecnológica,
Finalidades Educativas
New School
Educational Aims
John Dewey’s pedagogy
Technological Education
description Na presente investigação, pretendemos estudar as finalidades da Educação Tecnológica no âmbito da pedagogia desenvolvida por John Dewey. Este autor deixou um legado educacional muito amplo na pedagogia contemporânea, no qual procurou estabelecer as bases para a educação ativa, onde a aprendizagem experiencial e o compromisso ativo entre o aluno e o seu meio ambiente são aspetos fundamentais. Neste sentido, pretendemos com o presente trabalho saber de que forma as finalidades da Educação Tecnológica se enquadram nos ideais pedagógicos impulsionados por John Dewey e que atividades desenvolvidas nesta disciplina se enquadram na pedagogia de Dewey. Por forma a alcançar os objetivos delineados para este trabalho, recorremos a uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, cujo instrumento de recolha de dados utilizado foi o questionário com perguntas de resposta aberta e fechada, aplicado a uma amostra de trinta e dois professores de Educação Tecnológica pertencentes a quatro Agrupamentos de Escolas do distrito de Viseu. Os resultados obtidos demonstram que os professores inquiridos evidenciam uma estreita relação entre as Finalidades da disciplina de Educação Tecnológica e a pedagogia de Dewey. Contudo, as alterações implementadas pela nova Reforma Curricular, no que diz respeito a esta disciplina, nem sempre permitem adequar os princípios pedagógicos de Dewey ao processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Educação Tecnológica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-02-25T14:26:40Z
2015-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2642
TID:201107732
url http://hdl.handle.net/10400.19/2642
identifier_str_mv TID:201107732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130884905893888