Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Angélica
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11216
Resumo: Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020
id RCAP_31efef354a569ba627668edddbd2ded8
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11216
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de PortugalRelatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)Docência a distânciaTutoria a distânciaModelos de formaçãoInovação pedagógicaODS::03:Saúde de QualidadeODS::04:Educação de QualidadeODS::05:Igualdade de GéneroODS::10:Reduzir as DesigualdadesFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020As tecnologias de informação e comunicação tornaram-se parte integrante da sociedade, e os modos de sua utilização são vitais para nós, cidadãos do século XXI, pois elas fazem parte de nosso cotidiano de vida, trabalho, social, cultural, educacional. No que concerne o uso das tecnologias de informação e comunicação na área da educação, especificamente na formação de tutores para atuarem no universo dos cursos a distância, estas são consideradas potentes, no processo ensino-aprendizagem nestas formações. Para o tutor em processo de formação, a integração e criação de cenários apoiados nas tecnologias de informação e comunicação, fundamentados em estratégias pedagógicas adequadas podem configurar-se como estratégias/dispositivos inovadoras do ponto de vista da mediação, da comunicação e da avaliação. O objetivo do projeto é o de identificar, descrever, avaliar e propor recomendações para o uso de estratégias pedagógicas inovadoras com uso das tecnologias emergentes concernentes aos modelos pedagógicos adotados em dois cursos de sistemas de educação a distância: Curso 1) Curso da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil e Curso 2) Curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal. A necessidade de determinar quais as metodologias e estratégias pedagógicas mais adequadas e eficazes na formação dos diferentes agentes educativos (tutores e professores em especial) para a utilização regular das tecnologias de informação e comunicação através de estratégias pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, como também em diferentes aspetos da vida e da gestão da instituição possibilita novos modos de ensinar e aprender, ao longo dos processos de formação inicial e contínua.Morgado, LinaRepositório AbertoCosta, Angélica2022-12-31T01:30:18Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11216porCosta, Angélica. (2020). Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal, Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning, LE@D, Universidade Abertainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:36Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:41.570376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)
title Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
spellingShingle Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
Costa, Angélica
Docência a distância
Tutoria a distância
Modelos de formação
Inovação pedagógica
ODS::03:Saúde de Qualidade
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::05:Igualdade de Género
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
title_full Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
title_fullStr Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
title_full_unstemmed Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
title_sort Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
author Costa, Angélica
author_facet Costa, Angélica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Lina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Docência a distância
Tutoria a distância
Modelos de formação
Inovação pedagógica
ODS::03:Saúde de Qualidade
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::05:Igualdade de Género
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Docência a distância
Tutoria a distância
Modelos de formação
Inovação pedagógica
ODS::03:Saúde de Qualidade
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::05:Igualdade de Género
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2022-12-31T01:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11216
url http://hdl.handle.net/10400.2/11216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Angélica. (2020). Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal, Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning, LE@D, Universidade Aberta
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135095457579008