Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11216 |
Resumo: | Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020 |
id |
RCAP_31efef354a569ba627668edddbd2ded8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11216 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de PortugalRelatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL)Docência a distânciaTutoria a distânciaModelos de formaçãoInovação pedagógicaODS::03:Saúde de QualidadeODS::04:Educação de QualidadeODS::05:Igualdade de GéneroODS::10:Reduzir as DesigualdadesFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020As tecnologias de informação e comunicação tornaram-se parte integrante da sociedade, e os modos de sua utilização são vitais para nós, cidadãos do século XXI, pois elas fazem parte de nosso cotidiano de vida, trabalho, social, cultural, educacional. No que concerne o uso das tecnologias de informação e comunicação na área da educação, especificamente na formação de tutores para atuarem no universo dos cursos a distância, estas são consideradas potentes, no processo ensino-aprendizagem nestas formações. Para o tutor em processo de formação, a integração e criação de cenários apoiados nas tecnologias de informação e comunicação, fundamentados em estratégias pedagógicas adequadas podem configurar-se como estratégias/dispositivos inovadoras do ponto de vista da mediação, da comunicação e da avaliação. O objetivo do projeto é o de identificar, descrever, avaliar e propor recomendações para o uso de estratégias pedagógicas inovadoras com uso das tecnologias emergentes concernentes aos modelos pedagógicos adotados em dois cursos de sistemas de educação a distância: Curso 1) Curso da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil e Curso 2) Curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta de Portugal. A necessidade de determinar quais as metodologias e estratégias pedagógicas mais adequadas e eficazes na formação dos diferentes agentes educativos (tutores e professores em especial) para a utilização regular das tecnologias de informação e comunicação através de estratégias pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, como também em diferentes aspetos da vida e da gestão da instituição possibilita novos modos de ensinar e aprender, ao longo dos processos de formação inicial e contínua.Morgado, LinaRepositório AbertoCosta, Angélica2022-12-31T01:30:18Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11216porCosta, Angélica. (2020). Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal, Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning, LE@D, Universidade Abertainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:36Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11216Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:41.570376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (EDeL) |
title |
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal |
spellingShingle |
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal Costa, Angélica Docência a distância Tutoria a distância Modelos de formação Inovação pedagógica ODS::03:Saúde de Qualidade ODS::04:Educação de Qualidade ODS::05:Igualdade de Género ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal |
title_full |
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal |
title_fullStr |
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal |
title_full_unstemmed |
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal |
title_sort |
Modelos e práticas de inovação pedagógica na formação aberta e a distância de docentes: os casos do Brasil e de Portugal |
author |
Costa, Angélica |
author_facet |
Costa, Angélica |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, Lina Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência a distância Tutoria a distância Modelos de formação Inovação pedagógica ODS::03:Saúde de Qualidade ODS::04:Educação de Qualidade ODS::05:Igualdade de Género ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Docência a distância Tutoria a distância Modelos de formação Inovação pedagógica ODS::03:Saúde de Qualidade ODS::04:Educação de Qualidade ODS::05:Igualdade de Género ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2022-12-31T01:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11216 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, Angélica. (2020). Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal, Relatório de Pós-Doutoramento em Educação a Distância e eLearning, LE@D, Universidade Aberta |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135095457579008 |