A inovação nas pequenas e médias empresas do setor do turismo em Portugal continental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/5271 |
Resumo: | “Tendo em conta a conjuntura socioeconómica atual e o seu impacto sobre o tecido empresarial, as empresas precisam cada vez mais da inovação para enfrentar a turbulência dos mercados, fazer face à forte concorrência e para a sua própria sobrevivência” (Fernandes, 2012). Nesse sentido, o que se pretende com o estudo deste tema, ou seja, o objetivo desta pesquisa, é estudar o valor que as inovações introduzidas ou optadas pelas PME da indústria hoteleira têm para a competitividade empresarial no setor do turismo. Assim, para concretizar os objetivos do estudo, isto é, para a parte empírica, aplicou-se um questionário para estudar as unidades hoteleiras de pequena dimensão em Portugal continental. “Pretende-se com o presente estudo, dar alguns contributos consistentes à discussão sobre o tema, no sentido de se perceber o fenómeno da inovação nas pequenas e médias empresas do setor do turismo” (Fernandes, 2012). Relativamente às principais conclusões desta investigação, as mesmas focam-se na validação das dimensões estudadas, provenientes da identificação de elementos de destaque neste setor no que diz respeito à inovação e ao impacto que esta tem nas unidades hoteleiras de pequena dimensão. |
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“Tendo em conta a conjuntura socioeconómica atual e o seu impacto sobre o tecido empresarial, as empresas precisam cada vez mais da inovação para enfrentar a turbulência dos mercados, fazer face à forte concorrência e para a sua própria sobrevivência” (Fernandes, 2012). Nesse sentido, o que se pretende com o estudo deste tema, ou seja, o objetivo desta pesquisa, é estudar o valor que as inovações introduzidas ou optadas pelas PME da indústria hoteleira têm para a competitividade empresarial no setor do turismo. Assim, para concretizar os objetivos do estudo, isto é, para a parte empírica, aplicou-se um questionário para estudar as unidades hoteleiras de pequena dimensão em Portugal continental. “Pretende-se com o presente estudo, dar alguns contributos consistentes à discussão sobre o tema, no sentido de se perceber o fenómeno da inovação nas pequenas e médias empresas do setor do turismo” (Fernandes, 2012). Relativamente às principais conclusões desta investigação, as mesmas focam-se na validação das dimensões estudadas, provenientes da identificação de elementos de destaque neste setor no que diz respeito à inovação e ao impacto que esta tem nas unidades hoteleiras de pequena dimensão. |
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