Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Irene Aniceto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29389
Resumo: A primeira parte deste trabalho refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Profª Drª Monika Streitová e da orientadora cooperante Profª Lídia Serejo. Visa enquadrar o universo da instituição, de seguida abordar mais especificamente a classe de flauta transversal, e registar os conhecimentos adquiridos e também as atividades desenvolvidas no âmbito desta parceria. A segunda parte mostra a investigação relativamente à abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea, analisando os benefícios e dificuldades da introdução de obras contemporâneas no ensino da flauta transversal, através de entrevistas realizadas a docentes do instrumento e de análise e pesquisa documental. Apresenta-se também uma recolha de obras contemporâneas portuguesas e a sua categorização por níveis de dificuldade; Report of “Prática de Ensino Supervisionada” at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) – The Pedagogical Approach to Contemporary Musical Language Abstract: The first part of this work refers to the internship report, carried out at “Escola de Música Nossa Senhora do Cabo” at “Linda-a-Velha”, within the scope of the curricular unit “Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música” in the Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Profª Drª Monika Streitová and the cooperative advisor Profª Lídia Serejo. It aims to frame the universe of the institution, then more specifically the flute class, and record the knowledge acquired and also the activities developed within the scope of this partnership. The second part shows the investigation regarding the pedagogical approach of contemporary musical language, analyzing the benefits and difficulties of the introduction of contemporary pieces in the flute teaching, through interviews with flute teachers, and documentary research. There is also a collection of contemporary portuguese pieces and their categorization by levels of difficulty.
id RCAP_31fccfd33538e32cb9e0038067ae94db
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporâneaFlauta transversalEnsinoLinguagem musical contemporâneaAbordagem pedagógicaTransverse fluteMusicContemporary musical languagePedagogical approachA primeira parte deste trabalho refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Profª Drª Monika Streitová e da orientadora cooperante Profª Lídia Serejo. Visa enquadrar o universo da instituição, de seguida abordar mais especificamente a classe de flauta transversal, e registar os conhecimentos adquiridos e também as atividades desenvolvidas no âmbito desta parceria. A segunda parte mostra a investigação relativamente à abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea, analisando os benefícios e dificuldades da introdução de obras contemporâneas no ensino da flauta transversal, através de entrevistas realizadas a docentes do instrumento e de análise e pesquisa documental. Apresenta-se também uma recolha de obras contemporâneas portuguesas e a sua categorização por níveis de dificuldade; Report of “Prática de Ensino Supervisionada” at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) – The Pedagogical Approach to Contemporary Musical Language Abstract: The first part of this work refers to the internship report, carried out at “Escola de Música Nossa Senhora do Cabo” at “Linda-a-Velha”, within the scope of the curricular unit “Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música” in the Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Profª Drª Monika Streitová and the cooperative advisor Profª Lídia Serejo. It aims to frame the universe of the institution, then more specifically the flute class, and record the knowledge acquired and also the activities developed within the scope of this partnership. The second part shows the investigation regarding the pedagogical approach of contemporary musical language, analyzing the benefits and difficulties of the introduction of contemporary pieces in the flute teaching, through interviews with flute teachers, and documentary research. There is also a collection of contemporary portuguese pieces and their categorization by levels of difficulty.Universidade de Évora2021-03-25T15:51:52Z2021-03-252021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29389http://hdl.handle.net/10174/29389TID:202682714porDepartamento de Músicairene_ribeiro_9@hotmail.com203Ribeiro, Irene Anicetoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:11.045706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea
title Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea
spellingShingle Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea
Ribeiro, Irene Aniceto
Flauta transversal
Ensino
Linguagem musical contemporânea
Abordagem pedagógica
Transverse flute
Music
Contemporary musical language
Pedagogical approach
title_short Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea
title_full Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea
title_fullStr Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea
title_full_unstemmed Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea
title_sort Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea
author Ribeiro, Irene Aniceto
author_facet Ribeiro, Irene Aniceto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Irene Aniceto
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta transversal
Ensino
Linguagem musical contemporânea
Abordagem pedagógica
Transverse flute
Music
Contemporary musical language
Pedagogical approach
topic Flauta transversal
Ensino
Linguagem musical contemporânea
Abordagem pedagógica
Transverse flute
Music
Contemporary musical language
Pedagogical approach
description A primeira parte deste trabalho refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Profª Drª Monika Streitová e da orientadora cooperante Profª Lídia Serejo. Visa enquadrar o universo da instituição, de seguida abordar mais especificamente a classe de flauta transversal, e registar os conhecimentos adquiridos e também as atividades desenvolvidas no âmbito desta parceria. A segunda parte mostra a investigação relativamente à abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea, analisando os benefícios e dificuldades da introdução de obras contemporâneas no ensino da flauta transversal, através de entrevistas realizadas a docentes do instrumento e de análise e pesquisa documental. Apresenta-se também uma recolha de obras contemporâneas portuguesas e a sua categorização por níveis de dificuldade; Report of “Prática de Ensino Supervisionada” at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) – The Pedagogical Approach to Contemporary Musical Language Abstract: The first part of this work refers to the internship report, carried out at “Escola de Música Nossa Senhora do Cabo” at “Linda-a-Velha”, within the scope of the curricular unit “Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música” in the Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Profª Drª Monika Streitová and the cooperative advisor Profª Lídia Serejo. It aims to frame the universe of the institution, then more specifically the flute class, and record the knowledge acquired and also the activities developed within the scope of this partnership. The second part shows the investigation regarding the pedagogical approach of contemporary musical language, analyzing the benefits and difficulties of the introduction of contemporary pieces in the flute teaching, through interviews with flute teachers, and documentary research. There is also a collection of contemporary portuguese pieces and their categorization by levels of difficulty.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25T15:51:52Z
2021-03-25
2021-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29389
http://hdl.handle.net/10174/29389
TID:202682714
url http://hdl.handle.net/10174/29389
identifier_str_mv TID:202682714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
irene_ribeiro_9@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136673124057088