Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29389 |
Resumo: | A primeira parte deste trabalho refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Profª Drª Monika Streitová e da orientadora cooperante Profª Lídia Serejo. Visa enquadrar o universo da instituição, de seguida abordar mais especificamente a classe de flauta transversal, e registar os conhecimentos adquiridos e também as atividades desenvolvidas no âmbito desta parceria. A segunda parte mostra a investigação relativamente à abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea, analisando os benefícios e dificuldades da introdução de obras contemporâneas no ensino da flauta transversal, através de entrevistas realizadas a docentes do instrumento e de análise e pesquisa documental. Apresenta-se também uma recolha de obras contemporâneas portuguesas e a sua categorização por níveis de dificuldade; Report of “Prática de Ensino Supervisionada” at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) – The Pedagogical Approach to Contemporary Musical Language Abstract: The first part of this work refers to the internship report, carried out at “Escola de Música Nossa Senhora do Cabo” at “Linda-a-Velha”, within the scope of the curricular unit “Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música” in the Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Profª Drª Monika Streitová and the cooperative advisor Profª Lídia Serejo. It aims to frame the universe of the institution, then more specifically the flute class, and record the knowledge acquired and also the activities developed within the scope of this partnership. The second part shows the investigation regarding the pedagogical approach of contemporary musical language, analyzing the benefits and difficulties of the introduction of contemporary pieces in the flute teaching, through interviews with flute teachers, and documentary research. There is also a collection of contemporary portuguese pieces and their categorization by levels of difficulty. |
id |
RCAP_31fccfd33538e32cb9e0038067ae94db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29389 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporâneaFlauta transversalEnsinoLinguagem musical contemporâneaAbordagem pedagógicaTransverse fluteMusicContemporary musical languagePedagogical approachA primeira parte deste trabalho refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Profª Drª Monika Streitová e da orientadora cooperante Profª Lídia Serejo. Visa enquadrar o universo da instituição, de seguida abordar mais especificamente a classe de flauta transversal, e registar os conhecimentos adquiridos e também as atividades desenvolvidas no âmbito desta parceria. A segunda parte mostra a investigação relativamente à abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea, analisando os benefícios e dificuldades da introdução de obras contemporâneas no ensino da flauta transversal, através de entrevistas realizadas a docentes do instrumento e de análise e pesquisa documental. Apresenta-se também uma recolha de obras contemporâneas portuguesas e a sua categorização por níveis de dificuldade; Report of “Prática de Ensino Supervisionada” at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) – The Pedagogical Approach to Contemporary Musical Language Abstract: The first part of this work refers to the internship report, carried out at “Escola de Música Nossa Senhora do Cabo” at “Linda-a-Velha”, within the scope of the curricular unit “Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música” in the Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Profª Drª Monika Streitová and the cooperative advisor Profª Lídia Serejo. It aims to frame the universe of the institution, then more specifically the flute class, and record the knowledge acquired and also the activities developed within the scope of this partnership. The second part shows the investigation regarding the pedagogical approach of contemporary musical language, analyzing the benefits and difficulties of the introduction of contemporary pieces in the flute teaching, through interviews with flute teachers, and documentary research. There is also a collection of contemporary portuguese pieces and their categorization by levels of difficulty.Universidade de Évora2021-03-25T15:51:52Z2021-03-252021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29389http://hdl.handle.net/10174/29389TID:202682714porDepartamento de Músicairene_ribeiro_9@hotmail.com203Ribeiro, Irene Anicetoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:26:43Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:11.045706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea |
title |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea |
spellingShingle |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea Ribeiro, Irene Aniceto Flauta transversal Ensino Linguagem musical contemporânea Abordagem pedagógica Transverse flute Music Contemporary musical language Pedagogical approach |
title_short |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea |
title_full |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea |
title_fullStr |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea |
title_sort |
Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea |
author |
Ribeiro, Irene Aniceto |
author_facet |
Ribeiro, Irene Aniceto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Irene Aniceto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flauta transversal Ensino Linguagem musical contemporânea Abordagem pedagógica Transverse flute Music Contemporary musical language Pedagogical approach |
topic |
Flauta transversal Ensino Linguagem musical contemporânea Abordagem pedagógica Transverse flute Music Contemporary musical language Pedagogical approach |
description |
A primeira parte deste trabalho refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Profª Drª Monika Streitová e da orientadora cooperante Profª Lídia Serejo. Visa enquadrar o universo da instituição, de seguida abordar mais especificamente a classe de flauta transversal, e registar os conhecimentos adquiridos e também as atividades desenvolvidas no âmbito desta parceria. A segunda parte mostra a investigação relativamente à abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea, analisando os benefícios e dificuldades da introdução de obras contemporâneas no ensino da flauta transversal, através de entrevistas realizadas a docentes do instrumento e de análise e pesquisa documental. Apresenta-se também uma recolha de obras contemporâneas portuguesas e a sua categorização por níveis de dificuldade; Report of “Prática de Ensino Supervisionada” at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) – The Pedagogical Approach to Contemporary Musical Language Abstract: The first part of this work refers to the internship report, carried out at “Escola de Música Nossa Senhora do Cabo” at “Linda-a-Velha”, within the scope of the curricular unit “Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música” in the Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Profª Drª Monika Streitová and the cooperative advisor Profª Lídia Serejo. It aims to frame the universe of the institution, then more specifically the flute class, and record the knowledge acquired and also the activities developed within the scope of this partnership. The second part shows the investigation regarding the pedagogical approach of contemporary musical language, analyzing the benefits and difficulties of the introduction of contemporary pieces in the flute teaching, through interviews with flute teachers, and documentary research. There is also a collection of contemporary portuguese pieces and their categorization by levels of difficulty. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-25T15:51:52Z 2021-03-25 2021-02-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29389 http://hdl.handle.net/10174/29389 TID:202682714 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29389 |
identifier_str_mv |
TID:202682714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música irene_ribeiro_9@hotmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136673124057088 |