Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felicidade, Maria de Sousa Português
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32173
Resumo: O presente documento divide-se em duas secções. A primeira secção refere-se ao relatório do estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová, do coorientador Professor Doutor Carlos Damas e da orientadora cooperante Professora Lídia Valente. A segunda secção deste documento aborda a problemática da narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal em jovens flautistas. São abordados e analisados os mecanismos expressivos que fazem parte de uma interpretação musical, assim como os elementos extramusicais que proporcionam um melhor uso da narrativa; Narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute - Abstract: The present document is divided in two sections. The first section refers to the internship report, held at the Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), within the scope of the Supervised Teaching Practice discipline of the Master in Music Teaching at the Universidade de Évora, under the guidance of Professor Doctor Monila Streitóva, co-supervised Professor Doctor Carlos Damas and the cooperative advisor Professor Lídia Valente. The second section of this document addresses the problem of the narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute in young flutists. The expressive mechanisms that are part of a musical interpretation are addressed and analyzed, as well as extra-musical elements that provide a better use of the narrative.
id RCAP_b408d4d23dfe0510bc43856ddb2ab24b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversalFlauta transversalEnsino de músicaInterpretaçãoNarrativaImaginaçãoTransverse fluteMusical teachingInterpretationNarrativeImaginationO presente documento divide-se em duas secções. A primeira secção refere-se ao relatório do estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová, do coorientador Professor Doutor Carlos Damas e da orientadora cooperante Professora Lídia Valente. A segunda secção deste documento aborda a problemática da narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal em jovens flautistas. São abordados e analisados os mecanismos expressivos que fazem parte de uma interpretação musical, assim como os elementos extramusicais que proporcionam um melhor uso da narrativa; Narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute - Abstract: The present document is divided in two sections. The first section refers to the internship report, held at the Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), within the scope of the Supervised Teaching Practice discipline of the Master in Music Teaching at the Universidade de Évora, under the guidance of Professor Doctor Monila Streitóva, co-supervised Professor Doctor Carlos Damas and the cooperative advisor Professor Lídia Valente. The second section of this document addresses the problem of the narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute in young flutists. The expressive mechanisms that are part of a musical interpretation are addressed and analyzed, as well as extra-musical elements that provide a better use of the narrative.Universidade de Évora2022-06-03T15:54:11Z2022-06-032021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32173http://hdl.handle.net/10174/32173TID:202850935porDepartamento de Músicamariafelicidadee@gmail.com203Felicidade, Maria de Sousa Portuguêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:14.520911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
title Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
spellingShingle Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
Felicidade, Maria de Sousa Português
Flauta transversal
Ensino de música
Interpretação
Narrativa
Imaginação
Transverse flute
Musical teaching
Interpretation
Narrative
Imagination
title_short Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
title_full Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
title_fullStr Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
title_full_unstemmed Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
title_sort Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
author Felicidade, Maria de Sousa Português
author_facet Felicidade, Maria de Sousa Português
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felicidade, Maria de Sousa Português
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta transversal
Ensino de música
Interpretação
Narrativa
Imaginação
Transverse flute
Musical teaching
Interpretation
Narrative
Imagination
topic Flauta transversal
Ensino de música
Interpretação
Narrativa
Imaginação
Transverse flute
Musical teaching
Interpretation
Narrative
Imagination
description O presente documento divide-se em duas secções. A primeira secção refere-se ao relatório do estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová, do coorientador Professor Doutor Carlos Damas e da orientadora cooperante Professora Lídia Valente. A segunda secção deste documento aborda a problemática da narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal em jovens flautistas. São abordados e analisados os mecanismos expressivos que fazem parte de uma interpretação musical, assim como os elementos extramusicais que proporcionam um melhor uso da narrativa; Narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute - Abstract: The present document is divided in two sections. The first section refers to the internship report, held at the Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), within the scope of the Supervised Teaching Practice discipline of the Master in Music Teaching at the Universidade de Évora, under the guidance of Professor Doctor Monila Streitóva, co-supervised Professor Doctor Carlos Damas and the cooperative advisor Professor Lídia Valente. The second section of this document addresses the problem of the narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute in young flutists. The expressive mechanisms that are part of a musical interpretation are addressed and analyzed, as well as extra-musical elements that provide a better use of the narrative.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T00:00:00Z
2022-06-03T15:54:11Z
2022-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32173
http://hdl.handle.net/10174/32173
TID:202850935
url http://hdl.handle.net/10174/32173
identifier_str_mv TID:202850935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
mariafelicidadee@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136694051536896