Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32173 |
Resumo: | O presente documento divide-se em duas secções. A primeira secção refere-se ao relatório do estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová, do coorientador Professor Doutor Carlos Damas e da orientadora cooperante Professora Lídia Valente. A segunda secção deste documento aborda a problemática da narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal em jovens flautistas. São abordados e analisados os mecanismos expressivos que fazem parte de uma interpretação musical, assim como os elementos extramusicais que proporcionam um melhor uso da narrativa; Narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute - Abstract: The present document is divided in two sections. The first section refers to the internship report, held at the Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), within the scope of the Supervised Teaching Practice discipline of the Master in Music Teaching at the Universidade de Évora, under the guidance of Professor Doctor Monila Streitóva, co-supervised Professor Doctor Carlos Damas and the cooperative advisor Professor Lídia Valente. The second section of this document addresses the problem of the narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute in young flutists. The expressive mechanisms that are part of a musical interpretation are addressed and analyzed, as well as extra-musical elements that provide a better use of the narrative. |
id |
RCAP_b408d4d23dfe0510bc43856ddb2ab24b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32173 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversalFlauta transversalEnsino de músicaInterpretaçãoNarrativaImaginaçãoTransverse fluteMusical teachingInterpretationNarrativeImaginationO presente documento divide-se em duas secções. A primeira secção refere-se ao relatório do estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová, do coorientador Professor Doutor Carlos Damas e da orientadora cooperante Professora Lídia Valente. A segunda secção deste documento aborda a problemática da narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal em jovens flautistas. São abordados e analisados os mecanismos expressivos que fazem parte de uma interpretação musical, assim como os elementos extramusicais que proporcionam um melhor uso da narrativa; Narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute - Abstract: The present document is divided in two sections. The first section refers to the internship report, held at the Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), within the scope of the Supervised Teaching Practice discipline of the Master in Music Teaching at the Universidade de Évora, under the guidance of Professor Doctor Monila Streitóva, co-supervised Professor Doctor Carlos Damas and the cooperative advisor Professor Lídia Valente. The second section of this document addresses the problem of the narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute in young flutists. The expressive mechanisms that are part of a musical interpretation are addressed and analyzed, as well as extra-musical elements that provide a better use of the narrative.Universidade de Évora2022-06-03T15:54:11Z2022-06-032021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32173http://hdl.handle.net/10174/32173TID:202850935porDepartamento de Músicamariafelicidadee@gmail.com203Felicidade, Maria de Sousa Portuguêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:14.520911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal |
title |
Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal |
spellingShingle |
Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal Felicidade, Maria de Sousa Português Flauta transversal Ensino de música Interpretação Narrativa Imaginação Transverse flute Musical teaching Interpretation Narrative Imagination |
title_short |
Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal |
title_full |
Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal |
title_fullStr |
Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal |
title_full_unstemmed |
Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal |
title_sort |
Narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal |
author |
Felicidade, Maria de Sousa Português |
author_facet |
Felicidade, Maria de Sousa Português |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felicidade, Maria de Sousa Português |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flauta transversal Ensino de música Interpretação Narrativa Imaginação Transverse flute Musical teaching Interpretation Narrative Imagination |
topic |
Flauta transversal Ensino de música Interpretação Narrativa Imaginação Transverse flute Musical teaching Interpretation Narrative Imagination |
description |
O presente documento divide-se em duas secções. A primeira secção refere-se ao relatório do estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Professora Doutora Monika Streitová, do coorientador Professor Doutor Carlos Damas e da orientadora cooperante Professora Lídia Valente. A segunda secção deste documento aborda a problemática da narrativa como ferramenta pedagógica na prática da flauta transversal em jovens flautistas. São abordados e analisados os mecanismos expressivos que fazem parte de uma interpretação musical, assim como os elementos extramusicais que proporcionam um melhor uso da narrativa; Narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute - Abstract: The present document is divided in two sections. The first section refers to the internship report, held at the Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), within the scope of the Supervised Teaching Practice discipline of the Master in Music Teaching at the Universidade de Évora, under the guidance of Professor Doctor Monila Streitóva, co-supervised Professor Doctor Carlos Damas and the cooperative advisor Professor Lídia Valente. The second section of this document addresses the problem of the narrative as a pedagogical tool in the practice of the transverse flute in young flutists. The expressive mechanisms that are part of a musical interpretation are addressed and analyzed, as well as extra-musical elements that provide a better use of the narrative. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21T00:00:00Z 2022-06-03T15:54:11Z 2022-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32173 http://hdl.handle.net/10174/32173 TID:202850935 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32173 |
identifier_str_mv |
TID:202850935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música mariafelicidadee@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136694051536896 |