O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19563
Resumo: O trabalho descrito neste relatório intitula-se O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na Educação Pré-Escolar, tendo sido desenvolvido numa instituição de Educação Pré-Escolar do concelho de Albufeira, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O presente estudo teve como principal objetivo conhecer as perspetivas das crianças em educação pré-escolar relativamente ao equilíbrio dos ambientes aquáticos, com enfâse para os fatores que interferem com as dinâmicas de sustentabilidade dos mares e oceanos. As crianças foram sensibilizadas para a temática através de atividades de leitura de histórias e da realização de uma dramatização, para, em seguida, serem convidadas a demonstrar os conhecimentos que tinham e a capacidade que demonstravam na resolução de problemas relacionados com a mesma temática. Participaram 19 crianças no estudo, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, tendo-se adotado uma metodologia de investigação qualitativa com intervenção educativa. O problema apresentado enquadrava o reconhecimento dos habitats naturais dos seres vivos marinhos e a sua sustentabilidade, tendo sido explorado com recurso a um instrumento didático original, concebido especificamente para este trabalho. O instrumento didático foi eficaz para o conhecimento das ideias prévias das crianças em relação a ecossistemas marinhos tendo-se evidenciado que o ambiente familiar e o contexto social e regional têm uma forte influência no nível de conhecimento que as crianças demonstram. O conhecimento informal adquirido por estas crianças no contacto com a população da região, uma região costeira, com pesca, marinas e muitos barcos de recreio ligados ao turismo ficou registado nos materiais que selecionaram para colocar no ambiente aquático. Estes dados foram registados em tabelas e correspondem às soluções que as crianças propuseram para a resolução do problema e as respetivas justificações. As soluções apresentadas pelas crianças foram reveladoras da existência de consciência, sensibilidade e responsabilidade. Também se pôde inferir que as atividades complementares realizadas no âmbito do mesmo tema, intituladas o Teatro do Tubarão e a leitura da história Uma lição vinda do Mar foram úteis nesse sentido. Neste projeto, as crianças foram as protagonistas das opções a tomar na relação dos seres humanos com o meio natural com vista à sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.
id RCAP_31fe5d7e99176d78cad88e01aa1cdac2
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolarResolução de problemasSustentabilidadeHabitats naturais marinhosEducação pré-escolarInstrumentos didáticosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO trabalho descrito neste relatório intitula-se O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na Educação Pré-Escolar, tendo sido desenvolvido numa instituição de Educação Pré-Escolar do concelho de Albufeira, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O presente estudo teve como principal objetivo conhecer as perspetivas das crianças em educação pré-escolar relativamente ao equilíbrio dos ambientes aquáticos, com enfâse para os fatores que interferem com as dinâmicas de sustentabilidade dos mares e oceanos. As crianças foram sensibilizadas para a temática através de atividades de leitura de histórias e da realização de uma dramatização, para, em seguida, serem convidadas a demonstrar os conhecimentos que tinham e a capacidade que demonstravam na resolução de problemas relacionados com a mesma temática. Participaram 19 crianças no estudo, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, tendo-se adotado uma metodologia de investigação qualitativa com intervenção educativa. O problema apresentado enquadrava o reconhecimento dos habitats naturais dos seres vivos marinhos e a sua sustentabilidade, tendo sido explorado com recurso a um instrumento didático original, concebido especificamente para este trabalho. O instrumento didático foi eficaz para o conhecimento das ideias prévias das crianças em relação a ecossistemas marinhos tendo-se evidenciado que o ambiente familiar e o contexto social e regional têm uma forte influência no nível de conhecimento que as crianças demonstram. O conhecimento informal adquirido por estas crianças no contacto com a população da região, uma região costeira, com pesca, marinas e muitos barcos de recreio ligados ao turismo ficou registado nos materiais que selecionaram para colocar no ambiente aquático. Estes dados foram registados em tabelas e correspondem às soluções que as crianças propuseram para a resolução do problema e as respetivas justificações. As soluções apresentadas pelas crianças foram reveladoras da existência de consciência, sensibilidade e responsabilidade. Também se pôde inferir que as atividades complementares realizadas no âmbito do mesmo tema, intituladas o Teatro do Tubarão e a leitura da história Uma lição vinda do Mar foram úteis nesse sentido. Neste projeto, as crianças foram as protagonistas das opções a tomar na relação dos seres humanos com o meio natural com vista à sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.The work described in this report is entitled The balance of aquatic environments using problem solving in Pre-School Education, having been carried out in a Pre-School Education institution in the municipality of Albufeira, within the scope of the Teaching Practice curricular unit Supervised II, of the Master in Pre-School Education of the Superior School of Education and Communication of the University of Algarve. The present study had as main objective to know the perspectives of children in preschool education regarding the balance of aquatic environments, with emphasis on the factors that interfere with the dynamics of sustainability of mares and oceans. The children were sensitized to the theme through activities such as reading stories and performing a dramatization, and then they were invited to demonstrate the knowledge they had and the ability they demonstrated in solving problems related to the same theme. Nineteen children aged between 3 and 5 years old participated in the study, adopting an educational research methodology with educational intervention. The presented problem framed the recognition of the natural habitats of marine living beings and their sustainability, having been explored using an original didactic instrument, designed specifically for this work. The didactic tool was effective in understanding the children's previous ideas in relation to marine ecosystems, showing that the family environment and the social and regional context have a strong influence on the level of knowledge that the children demonstrated. The informal knowledge acquired by these children in contact with the population of the region, a coastal region, with fishing, marinas and many pleasure boats linked to tourism, were recorded in the materials they selected to place in the aquatic environment. These data were recorded in tables and correspond to the solutions that the children proposed to solve the problem and the respective justifications. The solutions developed by the children revealed the existence of conscience, sensitivity and responsibility. It was also possible to infer that the complementary activities carried out under the same theme, entitled Teatro do Tubarão and the reading of the story A lesson coming from the Sea, were useful in this regard. In this project, children were protagonists of the options to be taken in the relationship between human beings and the natural environment, with a view to the sustainability of marine ecosystems.Coelho, Ana CristinaSapientiaSilva, Rita Marques2023-05-13T10:59:16Z2023-02-222023-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19563TID:203248317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:32:02Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:10.609276Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolar
title O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolar
spellingShingle O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolar
Silva, Rita Marques
Resolução de problemas
Sustentabilidade
Habitats naturais marinhos
Educação pré-escolar
Instrumentos didáticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolar
title_full O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolar
title_fullStr O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolar
title_full_unstemmed O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolar
title_sort O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na educação pré-escolar
author Silva, Rita Marques
author_facet Silva, Rita Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Cristina
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Sustentabilidade
Habitats naturais marinhos
Educação pré-escolar
Instrumentos didáticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Resolução de problemas
Sustentabilidade
Habitats naturais marinhos
Educação pré-escolar
Instrumentos didáticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O trabalho descrito neste relatório intitula-se O equilíbrio dos ambientes aquáticos abordado com recurso à resolução de problemas na Educação Pré-Escolar, tendo sido desenvolvido numa instituição de Educação Pré-Escolar do concelho de Albufeira, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. O presente estudo teve como principal objetivo conhecer as perspetivas das crianças em educação pré-escolar relativamente ao equilíbrio dos ambientes aquáticos, com enfâse para os fatores que interferem com as dinâmicas de sustentabilidade dos mares e oceanos. As crianças foram sensibilizadas para a temática através de atividades de leitura de histórias e da realização de uma dramatização, para, em seguida, serem convidadas a demonstrar os conhecimentos que tinham e a capacidade que demonstravam na resolução de problemas relacionados com a mesma temática. Participaram 19 crianças no estudo, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, tendo-se adotado uma metodologia de investigação qualitativa com intervenção educativa. O problema apresentado enquadrava o reconhecimento dos habitats naturais dos seres vivos marinhos e a sua sustentabilidade, tendo sido explorado com recurso a um instrumento didático original, concebido especificamente para este trabalho. O instrumento didático foi eficaz para o conhecimento das ideias prévias das crianças em relação a ecossistemas marinhos tendo-se evidenciado que o ambiente familiar e o contexto social e regional têm uma forte influência no nível de conhecimento que as crianças demonstram. O conhecimento informal adquirido por estas crianças no contacto com a população da região, uma região costeira, com pesca, marinas e muitos barcos de recreio ligados ao turismo ficou registado nos materiais que selecionaram para colocar no ambiente aquático. Estes dados foram registados em tabelas e correspondem às soluções que as crianças propuseram para a resolução do problema e as respetivas justificações. As soluções apresentadas pelas crianças foram reveladoras da existência de consciência, sensibilidade e responsabilidade. Também se pôde inferir que as atividades complementares realizadas no âmbito do mesmo tema, intituladas o Teatro do Tubarão e a leitura da história Uma lição vinda do Mar foram úteis nesse sentido. Neste projeto, as crianças foram as protagonistas das opções a tomar na relação dos seres humanos com o meio natural com vista à sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-13T10:59:16Z
2023-02-22
2023-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/19563
TID:203248317
url http://hdl.handle.net/10400.1/19563
identifier_str_mv TID:203248317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133339308785664