Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria de Lurdes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13162
Resumo: Embora vários estudos e autores apontem, com frequência, para as assessorias como oportunidade de melhoria das instituições educativas, do trabalho docente e do sucesso educativo dos alunos (Leite, 2003; Macbeath et al., 2005; Bolívar, 2007; Formosinho e Machado, 2009; Segóvia, 2010), não é ainda muito conhecida a forma como essas assessorias são concretizadas. Sendo este um dos principais objetivos da investigação que estamos a desenvolver, pretende-se, neste artigo, aprofundar o questionamento sobre modelos e formas de assessoria confi gurada no papel do consultor externo no quadro do Programa TEIP2. Para isso, apoiámo-nos essencialmente nas entrevistas realizadas a cinco consultores externos onde apontam para o que consideram ser o seu papel, modos de trabalho que têm desenvolvido e efeitos que julgam estar a gerar nas escolas com quem trabalham. A análise dessas entrevistas permitiu inferir um entendimento do papel destes assessores próximo da fi gura de “amigo crítico” (Leite, 2003; Macbeath et al., 2007), visão nem sempre coincidente com o que é expresso nos referenciais legais, nomeadamente no Despacho Normativo n.º 55/2008 relativamente ao “perito externo”, e que situa explicitamente esta assessoria num trabalho de “acompanhamento” e de “avaliação interna” do projeto educativo da escola.
id RCAP_31ff163b8d60de29303a896bbccc0f9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolasConsultor externoAmigo críticoAssessoria educativaMelhoria educacionalEmbora vários estudos e autores apontem, com frequência, para as assessorias como oportunidade de melhoria das instituições educativas, do trabalho docente e do sucesso educativo dos alunos (Leite, 2003; Macbeath et al., 2005; Bolívar, 2007; Formosinho e Machado, 2009; Segóvia, 2010), não é ainda muito conhecida a forma como essas assessorias são concretizadas. Sendo este um dos principais objetivos da investigação que estamos a desenvolver, pretende-se, neste artigo, aprofundar o questionamento sobre modelos e formas de assessoria confi gurada no papel do consultor externo no quadro do Programa TEIP2. Para isso, apoiámo-nos essencialmente nas entrevistas realizadas a cinco consultores externos onde apontam para o que consideram ser o seu papel, modos de trabalho que têm desenvolvido e efeitos que julgam estar a gerar nas escolas com quem trabalham. A análise dessas entrevistas permitiu inferir um entendimento do papel destes assessores próximo da fi gura de “amigo crítico” (Leite, 2003; Macbeath et al., 2007), visão nem sempre coincidente com o que é expresso nos referenciais legais, nomeadamente no Despacho Normativo n.º 55/2008 relativamente ao “perito externo”, e que situa explicitamente esta assessoria num trabalho de “acompanhamento” e de “avaliação interna” do projeto educativo da escola.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Maria de Lurdes2013-11-07T13:04:54Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13162porRODRIGUES, Maria de Lurdes - Os consultores externos dos TEIP2 - Representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. N.º 11 (2012), p. 125-1401645-400610.34632/investigacaoeducacional.2012.33492182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:07:52Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:07:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas
title Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas
spellingShingle Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas
Rodrigues, Maria de Lurdes
Consultor externo
Amigo crítico
Assessoria educativa
Melhoria educacional
title_short Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas
title_full Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas
title_fullStr Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas
title_full_unstemmed Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas
title_sort Os consultores externos dos TEIP2 - representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas
author Rodrigues, Maria de Lurdes
author_facet Rodrigues, Maria de Lurdes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Consultor externo
Amigo crítico
Assessoria educativa
Melhoria educacional
topic Consultor externo
Amigo crítico
Assessoria educativa
Melhoria educacional
description Embora vários estudos e autores apontem, com frequência, para as assessorias como oportunidade de melhoria das instituições educativas, do trabalho docente e do sucesso educativo dos alunos (Leite, 2003; Macbeath et al., 2005; Bolívar, 2007; Formosinho e Machado, 2009; Segóvia, 2010), não é ainda muito conhecida a forma como essas assessorias são concretizadas. Sendo este um dos principais objetivos da investigação que estamos a desenvolver, pretende-se, neste artigo, aprofundar o questionamento sobre modelos e formas de assessoria confi gurada no papel do consultor externo no quadro do Programa TEIP2. Para isso, apoiámo-nos essencialmente nas entrevistas realizadas a cinco consultores externos onde apontam para o que consideram ser o seu papel, modos de trabalho que têm desenvolvido e efeitos que julgam estar a gerar nas escolas com quem trabalham. A análise dessas entrevistas permitiu inferir um entendimento do papel destes assessores próximo da fi gura de “amigo crítico” (Leite, 2003; Macbeath et al., 2007), visão nem sempre coincidente com o que é expresso nos referenciais legais, nomeadamente no Despacho Normativo n.º 55/2008 relativamente ao “perito externo”, e que situa explicitamente esta assessoria num trabalho de “acompanhamento” e de “avaliação interna” do projeto educativo da escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-11-07T13:04:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13162
url http://hdl.handle.net/10400.14/13162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RODRIGUES, Maria de Lurdes - Os consultores externos dos TEIP2 - Representações do papel da assessoria e das experiências de trabalho com as escolas. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. N.º 11 (2012), p. 125-140
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2012.3349
2182-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546767362686976