LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ângelo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araújo, André, Gonçalves, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23944
Resumo: O Ensino Superior tem assistido a um crescimento em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com países/regiões específicos a apresentar acentuadas desigualdades de oportunidades, especialmente em grupos populacionais sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o acesso à internet tem vindo a massificar-se e provar o seu potencial como forma de democratização no acesso à informação. O projeto Love.Dist@nce foi criado para responder às necessidades da Geórgia e de Israel, com o contributo de parceiros Europeus, com o objetivo de promover a educação inclusiva através de ensino à distância. Após 18 meses de atividade o projeto segue o seu curso e foram já criados vários relatórios e materiais de apoio que servirão de base à implementação de unidades curriculares piloto atualmente em curso, envolvendo docentes, estudantes e não-docentes.
id RCAP_3205f072d014014e038bd9f69fb3d152
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino SuperiorO Ensino Superior tem assistido a um crescimento em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com países/regiões específicos a apresentar acentuadas desigualdades de oportunidades, especialmente em grupos populacionais sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o acesso à internet tem vindo a massificar-se e provar o seu potencial como forma de democratização no acesso à informação. O projeto Love.Dist@nce foi criado para responder às necessidades da Geórgia e de Israel, com o contributo de parceiros Europeus, com o objetivo de promover a educação inclusiva através de ensino à distância. Após 18 meses de atividade o projeto segue o seu curso e foram já criados vários relatórios e materiais de apoio que servirão de base à implementação de unidades curriculares piloto atualmente em curso, envolvendo docentes, estudantes e não-docentes.ESS | P. PORTO EdiçõesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoJesus, Ângelo,Araújo, André,Gonçalves, Maria João,2023-11-22T15:23:36Z2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23944porJesus, A., Araújo, A., Gonçalves, M.J., LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior, (2022). In Prudêncio, C., Rocha, N., Silva, M. V. da, & Lopes, P., Atas do I encontro de investigação da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, pp. 3-8, ESS | P. PORTO Edições.978-989-9045-31-6 e.ISBN 978-989-9045-30-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T01:47:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:58.824652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior
title LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior
spellingShingle LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior
Jesus, Ângelo,
title_short LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior
title_full LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior
title_fullStr LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior
title_full_unstemmed LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior
title_sort LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior
author Jesus, Ângelo,
author_facet Jesus, Ângelo,
Araújo, André,
Gonçalves, Maria João,
author_role author
author2 Araújo, André,
Gonçalves, Maria João,
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Ângelo,
Araújo, André,
Gonçalves, Maria João,
description O Ensino Superior tem assistido a um crescimento em todo o mundo nas últimas décadas. Contudo, verificam-se grandes assimetrias no que respeita ao acesso, com países/regiões específicos a apresentar acentuadas desigualdades de oportunidades, especialmente em grupos populacionais sub-representados devido ao status socioeconómico, raça, etnia, religião, idade, sexo, deficiência ou origem geográfica. Paralelamente, o acesso à internet tem vindo a massificar-se e provar o seu potencial como forma de democratização no acesso à informação. O projeto Love.Dist@nce foi criado para responder às necessidades da Geórgia e de Israel, com o contributo de parceiros Europeus, com o objetivo de promover a educação inclusiva através de ensino à distância. Após 18 meses de atividade o projeto segue o seu curso e foram já criados vários relatórios e materiais de apoio que servirão de base à implementação de unidades curriculares piloto atualmente em curso, envolvendo docentes, estudantes e não-docentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01
2022-01-01T00:00:00Z
2023-11-22T15:23:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23944
url http://hdl.handle.net/10400.22/23944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jesus, A., Araújo, A., Gonçalves, M.J., LOVE.DIST@NCE: ensino à distância como forma de equidade no acesso ao Ensino Superior, (2022). In Prudêncio, C., Rocha, N., Silva, M. V. da, & Lopes, P., Atas do I encontro de investigação da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, pp. 3-8, ESS | P. PORTO Edições.
978-989-9045-31-6 e.ISBN 978-989-9045-30-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ESS | P. PORTO Edições
publisher.none.fl_str_mv ESS | P. PORTO Edições
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135499067064320