Literatura para a infância e educação emocional: a hora do conto e a partilha de afectos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Teresa Alexandra Dantas da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1072
Resumo: A investigação que se apresenta procura demonstrar uma, das muitas capacidades, que entendemos que possui a Literatura para Crianças sendo que o nosso enfoque centra-se sobre as suas potencialidades no campo da Educação Emocional, visto que a arte se constitui num belo e rico espaço para a emergência de afectos, sentimentos e emoções. Este projecto apresenta resultados do trabalho desenvolvido com um grupo de três Educadoras e com os respectivos grupos de trabalho, perfazendo um total de quarenta e duas crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos, numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A metodologia adoptada foi a investigação-acção e as técnicas que utilizámos foram as entrevistas exploratórias e entrevistas semi-directivas com Educadoras e observação das crianças, através do uso de grelhas de observação que iam sendo preenchidas por um grupo de três Educadoras, no decorrer das actividades. Assim, mostrámos como foi possível trabalhar a Educação Emocional numa área tão rica e tão motivadora de aprendizagens como a Literatura para a Infância, bem como possibilitar mais um espaço significativo para a reflexão acerca desses dois grandes campos de actuação pedagógica. Temos intenção de apontar através da investigação algumas questões consideradas como essenciais na educação de crianças por meio das histórias, assim a nossa proposta baseia-se em: 1. verificar como a Literatura para a Infância possibilita a Educação Afectiva das crianças; 2. como a Educação Emocional pode ser promovida no espaço da Hora do Conto; 3. como a Literatura para a Infância e a Educação Emocional se podem articular através do ler, do brincar e do sentir; 4. como se processa a partilha de afecto, v sentimento e emoção durante a Hora do Conto; 5. como a expressão plástica pode ser valorizada como um instrumento mediador entre a leitura, o prazer e os sentidos produzidos pelo texto. Consideramos que após a Hora do Conto, o Professor ou Educador poderá desenvolver actividades que consolidem a produção de sentido do texto através das expressões artísticas, no nosso caso específico, a plástica. Nesta área, a criança consegue expressar-se livremente, brincar com as cores e formas, fazer representações daquilo que gosta ou não gosta e extrair prazer da acção realizada. Além disso, a expressão plástica é bastante utilizada como estratégia e como técnica apropriadas ao trabalho da Educação Emocional. Como sustentação para o nosso quadro conceptual recorremos a muitos teóricos das áreas em questão. Relativamente à Literatura para a Infância apoiámo-nos em autores como J. Cavalcanti, Gillig, Sartre, F. Ostrower, entre outros. Na Educação Emocional tornou-se imprescindível o estudo das teorias produzidas pelos investigadores D. Golleman e H. Gardner, entre outros. Esperamos que tal investigação possa contribuir de forma significativa para a ampliação dos estudos acerca da importância das histórias na aprendizagem das emoções.
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A metodologia adoptada foi a investigação-acção e as técnicas que utilizámos foram as entrevistas exploratórias e entrevistas semi-directivas com Educadoras e observação das crianças, através do uso de grelhas de observação que iam sendo preenchidas por um grupo de três Educadoras, no decorrer das actividades. Assim, mostrámos como foi possível trabalhar a Educação Emocional numa área tão rica e tão motivadora de aprendizagens como a Literatura para a Infância, bem como possibilitar mais um espaço significativo para a reflexão acerca desses dois grandes campos de actuação pedagógica. Temos intenção de apontar através da investigação algumas questões consideradas como essenciais na educação de crianças por meio das histórias, assim a nossa proposta baseia-se em: 1. verificar como a Literatura para a Infância possibilita a Educação Afectiva das crianças; 2. como a Educação Emocional pode ser promovida no espaço da Hora do Conto; 3. como a Literatura para a Infância e a Educação Emocional se podem articular através do ler, do brincar e do sentir; 4. como se processa a partilha de afecto, v sentimento e emoção durante a Hora do Conto; 5. como a expressão plástica pode ser valorizada como um instrumento mediador entre a leitura, o prazer e os sentidos produzidos pelo texto. Consideramos que após a Hora do Conto, o Professor ou Educador poderá desenvolver actividades que consolidem a produção de sentido do texto através das expressões artísticas, no nosso caso específico, a plástica. Nesta área, a criança consegue expressar-se livremente, brincar com as cores e formas, fazer representações daquilo que gosta ou não gosta e extrair prazer da acção realizada. Além disso, a expressão plástica é bastante utilizada como estratégia e como técnica apropriadas ao trabalho da Educação Emocional. Como sustentação para o nosso quadro conceptual recorremos a muitos teóricos das áreas em questão. Relativamente à Literatura para a Infância apoiámo-nos em autores como J. Cavalcanti, Gillig, Sartre, F. Ostrower, entre outros. Na Educação Emocional tornou-se imprescindível o estudo das teorias produzidas pelos investigadores D. Golleman e H. Gardner, entre outros. Esperamos que tal investigação possa contribuir de forma significativa para a ampliação dos estudos acerca da importância das histórias na aprendizagem das emoções.This research aims to present one, of the many features, which we believe Literature for Children to have, being that our main focus is on it potential in the Emotional Education field, as art is in itself a beautiful and rich scope for the arising of affections, feelings and emotions. This project presents results of a work developed with a group of three Educators and with the respective taskforce groups, adding to a total of forty-two children between the ages of four and five years old, in a Social Service Private Institute (Instituição Particular de Solidariedade Social). The adopted methodology was the action research and the techniques used were exploratory interviews, semi-directive interviews with Educators and with the observation of the children, through the use of observation grids which were filled in by a group of three Educators, as the activities took place. Thus, we showed how it was possible to work the Emotional Education in such rich and motivated area or learning as Literature for Children, as well as to enable on more significant space for the reflection about these two pedagogical performance fields. We intend to point out through the research some essential question in the education of children through stories. Therefore, our proposal is based on: 1. verify how the Literature for Children enables the Affectionate Education of Children; 2. how the Emotional Education can be promoted in the same space of Story Telling; 3. how the Literature of Children and the Emotional Education can be articulated throughout reading, playing and feeling; 4. how the sharing of affection, feeling and emotion occurs during Story Telling; 5. how the plastic expression can be valued as a facilitator between the lecture, pleasure and senses, produced by the text. vii We consider that after Story Telling, the Professor or Educator will be able to develop activities that consolidate the sense of the text through artistic expression. In this area, the children will be able to express freely, play with the colors and forms, make representation of what he likes or dislikes and have pleasure in the activity. Beyond that, the plastic expression is often used as strategy and as an appropriate technique for Emotional Education. To sustain our conceptual framework we refer many theorists in the fields. For Children’s Literature we supported in authors such as J. Cavalcanti, Gilling, Sartre, F. Ostrower. In the Emotional Education the study of the theories produced by the investigators D. Golleman and H. Gardnes were essential. We expect that such research can contribute in a significant way for the increase of studies about the importance of stories in learning emotions.2011-04-08T11:22:58Z2013-05-20T14:03:30Z2010-11-01T00:00:00Z2010-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1072porSILVA, Teresa Alexandra Dantas dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:36Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.093278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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