Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2208 |
Resumo: | O desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças é fundamental, já que faz parte do ato de educar. As emoções têm uma enorme influência tanto no conteúdo da cognição, como nos processos mentais. O papel do educador é determinante, uma vez que no dia a dia, em contexto de sala de aula, deverá orientar as crianças para um auto controlo desejavelmente crescente, no intuito de conseguir ajudá-las a desenvolver-se integralmente como pessoas. Sendo assim, a preparação do educador, revelada na sua forma de atuar, passa pela obtenção de uma base teórica que norteie a sua intervenção neste domínio e lhe possibilite que, consciente, também, das suas próprias emoções, saiba transmitir às crianças processos de aprenderem a atingir níveis elevados de literacia emocional. O presente relatório tenta, resumidamente, apresentar os principais tópicos da teoria relacionada com a inteligência emocional e, simultaneamente, demonstrar de que modo é possível, na prática, de forma integrada nas atividades curriculares, levar as crianças a saberem lidar com os seus estados emocionais. Uma vez assumido o papel da inteligência emocional na construção do equilíbrio e do sucesso na intervenção educativa, cabe ao educador estar preparado e atento para que a sua ação contribua para o desenvolvimento da criança no seu todo. |
id |
RCAP_3f25ff362805e49fbb362fa9e829659e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma práticaInteligência EmocionalLiteracia EmocionalPrática EducativaEmoçõesRelações InterpessoaisAção PedagógicaEducação Pré-EscolarConsciência EmocionalO desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças é fundamental, já que faz parte do ato de educar. As emoções têm uma enorme influência tanto no conteúdo da cognição, como nos processos mentais. O papel do educador é determinante, uma vez que no dia a dia, em contexto de sala de aula, deverá orientar as crianças para um auto controlo desejavelmente crescente, no intuito de conseguir ajudá-las a desenvolver-se integralmente como pessoas. Sendo assim, a preparação do educador, revelada na sua forma de atuar, passa pela obtenção de uma base teórica que norteie a sua intervenção neste domínio e lhe possibilite que, consciente, também, das suas próprias emoções, saiba transmitir às crianças processos de aprenderem a atingir níveis elevados de literacia emocional. O presente relatório tenta, resumidamente, apresentar os principais tópicos da teoria relacionada com a inteligência emocional e, simultaneamente, demonstrar de que modo é possível, na prática, de forma integrada nas atividades curriculares, levar as crianças a saberem lidar com os seus estados emocionais. Uma vez assumido o papel da inteligência emocional na construção do equilíbrio e do sucesso na intervenção educativa, cabe ao educador estar preparado e atento para que a sua ação contribua para o desenvolvimento da criança no seu todo.Developing emotional intelligence in childhood is crucial. It is essential for a complete education aiming to help children to achieve high standards. Emotions have an enormous influence in cognitive and mental processes. Children should be led to achieve some kind of self-control. Tutorial guidance is very important, for each child must be led to become as complete as possible, considering the human being he/she is and the adult he/she will become. As children grow up, their behavior will reflect the way they deal with their emotions. Therefore, as soon as possible, tutorial action has to emphasize the importance of emotional literacy and help children recognize how interpersonal relations, as well as selfesteem, depend upon a systematic learning in an emotional level. Every practice has to be sustained by consistent theories. In the same way, every curriculum has to be designed considering the inclusion of activities aiming to develop emotional skills.2015-07-15T11:26:29Z2014-07-08T00:00:00Z2014-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2208TID:201910160porLeite, Mafalda Pereira Leite Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:56Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.998398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática |
title |
Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática |
spellingShingle |
Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática Leite, Mafalda Pereira Leite Cabral Inteligência Emocional Literacia Emocional Prática Educativa Emoções Relações Interpessoais Ação Pedagógica Educação Pré-Escolar Consciência Emocional |
title_short |
Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática |
title_full |
Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática |
title_fullStr |
Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática |
title_full_unstemmed |
Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática |
title_sort |
Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática |
author |
Leite, Mafalda Pereira Leite Cabral |
author_facet |
Leite, Mafalda Pereira Leite Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Mafalda Pereira Leite Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Emocional Literacia Emocional Prática Educativa Emoções Relações Interpessoais Ação Pedagógica Educação Pré-Escolar Consciência Emocional |
topic |
Inteligência Emocional Literacia Emocional Prática Educativa Emoções Relações Interpessoais Ação Pedagógica Educação Pré-Escolar Consciência Emocional |
description |
O desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças é fundamental, já que faz parte do ato de educar. As emoções têm uma enorme influência tanto no conteúdo da cognição, como nos processos mentais. O papel do educador é determinante, uma vez que no dia a dia, em contexto de sala de aula, deverá orientar as crianças para um auto controlo desejavelmente crescente, no intuito de conseguir ajudá-las a desenvolver-se integralmente como pessoas. Sendo assim, a preparação do educador, revelada na sua forma de atuar, passa pela obtenção de uma base teórica que norteie a sua intervenção neste domínio e lhe possibilite que, consciente, também, das suas próprias emoções, saiba transmitir às crianças processos de aprenderem a atingir níveis elevados de literacia emocional. O presente relatório tenta, resumidamente, apresentar os principais tópicos da teoria relacionada com a inteligência emocional e, simultaneamente, demonstrar de que modo é possível, na prática, de forma integrada nas atividades curriculares, levar as crianças a saberem lidar com os seus estados emocionais. Uma vez assumido o papel da inteligência emocional na construção do equilíbrio e do sucesso na intervenção educativa, cabe ao educador estar preparado e atento para que a sua ação contribua para o desenvolvimento da criança no seu todo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-08T00:00:00Z 2014-07-08 2015-07-15T11:26:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2208 TID:201910160 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2208 |
identifier_str_mv |
TID:201910160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131625157558272 |