Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Alves dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15578
Resumo: O sono é um dos principais preditores de um desenvolvimento infantil saudável, sendo que, alterações nos padrões de sono têm revelado estar associados a problemas emocionais e comportamentais em crianças. Apesar do crescente volume de investigação sobre estes temas, os estudos com recurso a métodos objectivos para estimar padrões de sono são menos numerosos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo estudar os padrões de sono em crianças, usando um método objetivo, e a sua associação com sintomas emocionais e comportamentais. A amostra incluiu 80 crianças, 34 do sexo masculino e 46 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos (M=7.65; DP=1.77), a frequentar do Jardim de Infância ao 6º ano de escolaridade. Cada criança utilizou um actígrafo durante 7 a 14 noites/dias consecutivos para medição dos padrões de sono, e os pais/encarregados de educação e educadores/professores preencheram o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strenghts and Difficulties Questionnaire – SDQ, Goodman, 1997) para avaliação dos sintomas emocionais e comportamentais. Os resultados revelaram uma associação significativa (p < 0.05) entre a Eficiência do Sono ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=-.249) para o SDQ-Versão Pais. No SDQ-Versão Professores verificaram-se associações entre o Ponto Médio de Sono em dias de escola e Sintomas Emocionais (r=-.284), entre a Hora de Levantar ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=.311) e Hiperatividade (r=.320), entre o Período de Sono ao fim-de-semana e a Hiperatividade (r=.285), e entre o Ponto Médio de Sono ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=.281). Os resultados do presente estudo apontam para a associação entre algumas variáveis de sono e problemas comportamentais e emocionais. Neste sentido, poderá ser pertinente uma especial atenção, por parte dos profissionais de saúde, relativamente aos hábitos e dificuldades de sono quando avaliam ou intervêm em crianças com problemas emocionais ou de comportamento. No entanto, é necessário investigação futura para esclarecer o sentido destas associações.
id RCAP_3215ee0328f37d0696dcccaead2feb5e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em criançasPsicologia clínicaPsicologia da saúdeSonoPerturbações do sonoDesenvolvimento das criançasProblemas emocionaisPsicologia infantilO sono é um dos principais preditores de um desenvolvimento infantil saudável, sendo que, alterações nos padrões de sono têm revelado estar associados a problemas emocionais e comportamentais em crianças. Apesar do crescente volume de investigação sobre estes temas, os estudos com recurso a métodos objectivos para estimar padrões de sono são menos numerosos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo estudar os padrões de sono em crianças, usando um método objetivo, e a sua associação com sintomas emocionais e comportamentais. A amostra incluiu 80 crianças, 34 do sexo masculino e 46 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos (M=7.65; DP=1.77), a frequentar do Jardim de Infância ao 6º ano de escolaridade. Cada criança utilizou um actígrafo durante 7 a 14 noites/dias consecutivos para medição dos padrões de sono, e os pais/encarregados de educação e educadores/professores preencheram o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strenghts and Difficulties Questionnaire – SDQ, Goodman, 1997) para avaliação dos sintomas emocionais e comportamentais. Os resultados revelaram uma associação significativa (p < 0.05) entre a Eficiência do Sono ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=-.249) para o SDQ-Versão Pais. No SDQ-Versão Professores verificaram-se associações entre o Ponto Médio de Sono em dias de escola e Sintomas Emocionais (r=-.284), entre a Hora de Levantar ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=.311) e Hiperatividade (r=.320), entre o Período de Sono ao fim-de-semana e a Hiperatividade (r=.285), e entre o Ponto Médio de Sono ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=.281). Os resultados do presente estudo apontam para a associação entre algumas variáveis de sono e problemas comportamentais e emocionais. Neste sentido, poderá ser pertinente uma especial atenção, por parte dos profissionais de saúde, relativamente aos hábitos e dificuldades de sono quando avaliam ou intervêm em crianças com problemas emocionais ou de comportamento. No entanto, é necessário investigação futura para esclarecer o sentido destas associações.Sleep is one of the main predictors of a healthy child development, and alterations on sleep patterns have been associated to emotional and behavioral problems in children. Although the growing body of research on this matter, studies using objective measures to estimate sleep patterns are less numerous. Therefore, the present work aimed to study children’s sleep patterns, using an objective measure, and its associations with emotional and behavioral symptoms. The selected sample included 80 Portuguese children, 34 males and 46 females, with ages ranging from 4 to 11 years old (M=7.65; SD=1.77), attending kindergarten to 6th grade. Each child used an actigraph for 7 to 14 consecutive nights/days, to measure sleep patterns, and their parents/tutors and educators/teachers completed the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ, Goodman, 1997; 2001) in order to evaluate emotional and behavioral symptoms. The results revealed a significant association between Sleep Efficiency on weekends and Behavioral Problems (r=-.249) on the SDQ-Parents Version. For the SDQ-Teacher Version, the results revealed associations between the Mid Sleep Point on school days and Emotional Symptoms (r=-.284), between Rise Time on weekends and Behavioral Problems (r=.311) and Hyperactivity (r=.320), between Sleep Period on weekends and Hyperactivity (r=.285), and between Mid Sleep Point on weekends and Behavioral Problems (r=.281). The results of the present study point to associations between some sleep variables and emotional and behavioral symptoms. Thus, it might be relevant for health professionals to pay special attention to sleep habits and difficulties when evaluating or intervening on children with emotional or behavioral problems. However, there is still a need for future investigation to clarify the direction of these associations.Universidade de Aveiro2016-05-16T14:37:33Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15578TID:201578212porSantos, Joana Alves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:52Zoai:ria.ua.pt:10773/15578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:55.750915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças
title Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças
spellingShingle Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças
Santos, Joana Alves dos
Psicologia clínica
Psicologia da saúde
Sono
Perturbações do sono
Desenvolvimento das crianças
Problemas emocionais
Psicologia infantil
title_short Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças
title_full Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças
title_fullStr Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças
title_full_unstemmed Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças
title_sort Padrões de sono estimados pela actigrafia e sintomas psicológicos em crianças
author Santos, Joana Alves dos
author_facet Santos, Joana Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia clínica
Psicologia da saúde
Sono
Perturbações do sono
Desenvolvimento das crianças
Problemas emocionais
Psicologia infantil
topic Psicologia clínica
Psicologia da saúde
Sono
Perturbações do sono
Desenvolvimento das crianças
Problemas emocionais
Psicologia infantil
description O sono é um dos principais preditores de um desenvolvimento infantil saudável, sendo que, alterações nos padrões de sono têm revelado estar associados a problemas emocionais e comportamentais em crianças. Apesar do crescente volume de investigação sobre estes temas, os estudos com recurso a métodos objectivos para estimar padrões de sono são menos numerosos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo estudar os padrões de sono em crianças, usando um método objetivo, e a sua associação com sintomas emocionais e comportamentais. A amostra incluiu 80 crianças, 34 do sexo masculino e 46 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos (M=7.65; DP=1.77), a frequentar do Jardim de Infância ao 6º ano de escolaridade. Cada criança utilizou um actígrafo durante 7 a 14 noites/dias consecutivos para medição dos padrões de sono, e os pais/encarregados de educação e educadores/professores preencheram o Questionário de Capacidades e Dificuldades (Strenghts and Difficulties Questionnaire – SDQ, Goodman, 1997) para avaliação dos sintomas emocionais e comportamentais. Os resultados revelaram uma associação significativa (p < 0.05) entre a Eficiência do Sono ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=-.249) para o SDQ-Versão Pais. No SDQ-Versão Professores verificaram-se associações entre o Ponto Médio de Sono em dias de escola e Sintomas Emocionais (r=-.284), entre a Hora de Levantar ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=.311) e Hiperatividade (r=.320), entre o Período de Sono ao fim-de-semana e a Hiperatividade (r=.285), e entre o Ponto Médio de Sono ao fim-de-semana e Problemas de Comportamento (r=.281). Os resultados do presente estudo apontam para a associação entre algumas variáveis de sono e problemas comportamentais e emocionais. Neste sentido, poderá ser pertinente uma especial atenção, por parte dos profissionais de saúde, relativamente aos hábitos e dificuldades de sono quando avaliam ou intervêm em crianças com problemas emocionais ou de comportamento. No entanto, é necessário investigação futura para esclarecer o sentido destas associações.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-05-16T14:37:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15578
TID:201578212
url http://hdl.handle.net/10773/15578
identifier_str_mv TID:201578212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137558847815680