A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luísa da Silva Lopes e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13778
Resumo: O presente trabalho visa compreender como decorreu o processo político de construção e de aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo guineense. Com o intuito de orientar o nosso estudo foram definidos cinco objetivos: recolher elementos para uma caraterização do processo do ponto de vista da sua organização; identificar os principais atores internos/externos que participaram nesse processo; compreender as agendas políticas e económicas que nortearam a ação dos principais atores no processo; identificar os projetos/propostas apresentados durante o processo e compará-los com o texto final da LBSE; e conhecer o processo de decisão parlamentar. Optámos, tendo em conta a natureza do trabalho e o fator tempo, por realizar este estudo segundo o método qualitativo, com recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: análise documental e entrevista semiestruturada. O acesso a fontes documentais foi difícil, apesar dos esforços desenvolvidos no terreno. O projeto político de construção da primeira Lei de Bases do Sistema Educativo guineense foi, segundo as nossas fontes, iniciado em 1992/1993, motivado pela primeira Conferência Mundial de Educação para Todos, realizado em Jomtiem em 1990. O processo, iniciado em 1992/1993, foi marcado por diversas fases, com interrupções ou adiamentos, vindo a ser concluído apenas em 2010. Em 2009/2010, o processo de construção da Lei de Bases do Sistema Educativo foi marcado pela existência de vontade política dos principais responsáveis políticos em concretizar esse projeto, aliada à vontade dos parceiros internos e externos. Entre os fatores que viabilizaram este processo, conta-se o financiamento do projeto pela Unicef e a participação de diversos atores sociais na sua elaboração, o que ajuda a explicar o consenso que foi conseguido em torno do documento.
id RCAP_321ed0e0f96a3b31514da8e94f6705bf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção políticaSistema educativoPolítica educativaLei de Bases do Sistema Educativo - Guiné-BissauDireitos humanosHistória da educaçãoO presente trabalho visa compreender como decorreu o processo político de construção e de aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo guineense. Com o intuito de orientar o nosso estudo foram definidos cinco objetivos: recolher elementos para uma caraterização do processo do ponto de vista da sua organização; identificar os principais atores internos/externos que participaram nesse processo; compreender as agendas políticas e económicas que nortearam a ação dos principais atores no processo; identificar os projetos/propostas apresentados durante o processo e compará-los com o texto final da LBSE; e conhecer o processo de decisão parlamentar. Optámos, tendo em conta a natureza do trabalho e o fator tempo, por realizar este estudo segundo o método qualitativo, com recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: análise documental e entrevista semiestruturada. O acesso a fontes documentais foi difícil, apesar dos esforços desenvolvidos no terreno. O projeto político de construção da primeira Lei de Bases do Sistema Educativo guineense foi, segundo as nossas fontes, iniciado em 1992/1993, motivado pela primeira Conferência Mundial de Educação para Todos, realizado em Jomtiem em 1990. O processo, iniciado em 1992/1993, foi marcado por diversas fases, com interrupções ou adiamentos, vindo a ser concluído apenas em 2010. Em 2009/2010, o processo de construção da Lei de Bases do Sistema Educativo foi marcado pela existência de vontade política dos principais responsáveis políticos em concretizar esse projeto, aliada à vontade dos parceiros internos e externos. Entre os fatores que viabilizaram este processo, conta-se o financiamento do projeto pela Unicef e a participação de diversos atores sociais na sua elaboração, o que ajuda a explicar o consenso que foi conseguido em torno do documento.The present study tries to understand the political decision making process which led to the preparation and adoption of the Basic Law of the Educational System in Guinea Bissau. In order to do this, we started with the definition of five objectives: gather the elements that characterized the process from the point of view of its organization; identify key internal/external stakeholders who participated in the process; understand the political and economic agendas that guided the action taken by the main actors in the process; identify projects and proposals submitted during the process and compare them with the final text of the Basic Law; and describe the parliamentary decision-making process in this regard. Taking into account the nature of the task and the time factor, we decided to adopt a qualitative approach, using as data collection techniques, document analysis and semi-structured interviews. Access to documentary sources was difficult despite efforts undertaken on the ground. According to our sources, the political project that led to the drafting of Guinea Bissau’s first Basic Law of the Education System, began in 1992/1993, encouraged by the first World Conference on Education for All, held in Jomtiem in 1990. The drafting started in 1992/1993, was marked by interruptions and postponements, and finalized in 2010. In 2009/2010, the concept benefitted from strong political will of key leaders in achieving this goal, and further from the readiness of internal and external partners. Financial support provided by UNICEF, and the participation of social actors in its drafting, are some of the factors that contributed to enable it, and which explain the broad consensus reached on the subject.Universidade de Aveiro2015-04-13T14:04:53Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13778TID:201583585porLopes, Luísa da Silva Lopes einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:08Zoai:ria.ua.pt:10773/13778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:32.915473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política
title A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política
spellingShingle A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política
Lopes, Luísa da Silva Lopes e
Sistema educativo
Política educativa
Lei de Bases do Sistema Educativo - Guiné-Bissau
Direitos humanos
História da educação
title_short A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política
title_full A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política
title_fullStr A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política
title_full_unstemmed A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política
title_sort A Lei de Bases do sistema educativo da Guiné-Bissau: uma análise do processo de construção política
author Lopes, Luísa da Silva Lopes e
author_facet Lopes, Luísa da Silva Lopes e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luísa da Silva Lopes e
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema educativo
Política educativa
Lei de Bases do Sistema Educativo - Guiné-Bissau
Direitos humanos
História da educação
topic Sistema educativo
Política educativa
Lei de Bases do Sistema Educativo - Guiné-Bissau
Direitos humanos
História da educação
description O presente trabalho visa compreender como decorreu o processo político de construção e de aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo guineense. Com o intuito de orientar o nosso estudo foram definidos cinco objetivos: recolher elementos para uma caraterização do processo do ponto de vista da sua organização; identificar os principais atores internos/externos que participaram nesse processo; compreender as agendas políticas e económicas que nortearam a ação dos principais atores no processo; identificar os projetos/propostas apresentados durante o processo e compará-los com o texto final da LBSE; e conhecer o processo de decisão parlamentar. Optámos, tendo em conta a natureza do trabalho e o fator tempo, por realizar este estudo segundo o método qualitativo, com recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: análise documental e entrevista semiestruturada. O acesso a fontes documentais foi difícil, apesar dos esforços desenvolvidos no terreno. O projeto político de construção da primeira Lei de Bases do Sistema Educativo guineense foi, segundo as nossas fontes, iniciado em 1992/1993, motivado pela primeira Conferência Mundial de Educação para Todos, realizado em Jomtiem em 1990. O processo, iniciado em 1992/1993, foi marcado por diversas fases, com interrupções ou adiamentos, vindo a ser concluído apenas em 2010. Em 2009/2010, o processo de construção da Lei de Bases do Sistema Educativo foi marcado pela existência de vontade política dos principais responsáveis políticos em concretizar esse projeto, aliada à vontade dos parceiros internos e externos. Entre os fatores que viabilizaram este processo, conta-se o financiamento do projeto pela Unicef e a participação de diversos atores sociais na sua elaboração, o que ajuda a explicar o consenso que foi conseguido em torno do documento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-04-13T14:04:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13778
TID:201583585
url http://hdl.handle.net/10773/13778
identifier_str_mv TID:201583585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137546469376000