Supply chain: entre o paradigma e a performance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4606 |
Resumo: | Num ambiente que se apresenta cada vez mais mutável e imprevisível, onde a concorrência assume escalas globais, as empresas vêem-se forçadas a procurar novas ideias, ferramentas e métodos com o objectivo de aperfeiçoarem o processo de gestão e a melhorar continuamente o seu desempenho. A gestão da cadeia de abastecimento procura realçar a performance competitiva através da integração das actividades internas da organização, ligando-as com as operações externa, com fornecedores e com clientes. Este cenário exige a revisão dos actuais conceitos, entre os quais a avaliação de desempenho, elemento básico de um processo de gestão. Torna-se então fundamental encontrar mecanismos para avaliar actividades e operações de forma objectiva dentro do contexto actual e futuro da cadeia de abastecimento. É neste contexto que os indicadores de desempenho se tornam instrumentos eficazes para a avaliação. Assim é objectivo desta dissertação, compreender por um lado o modelo e por outro assimilar as vertentes adjacentes à performance da cadeia de abastecimento. Permitindo analisar os actuais modelos de Avaliação de Desempenho associados à gestão da cadeia de abastecimento. Além disso, apresenta-se um estudo da literatura existente nas áreas: da Gestão da Cadeia de Abastecimento e na actual abordagem aos Sistemas de Avaliação de Desempenho. Aborda-se também através de um estudo de caso em ambiente empresarial, as métricas adequadas à avaliação da cadeia de abastecimento, por forma a caracterizar o estado actual da Avaliação de Desempenho na referida empresa, e a efectuar uma proposta de métricas integradas baseada nos modelos estudados e apresentados. Não há contudo pretensão de efectuar a implementação deste mesmo conjunto de métricas, pretendendo-se realizar tão somente um estudo estratégico e qualitativo. |
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Supply chain: entre o paradigma e a performanceGestão de operaçõesGestão de empresasRedes de abastecimentoAvaliação de desempenhoNum ambiente que se apresenta cada vez mais mutável e imprevisível, onde a concorrência assume escalas globais, as empresas vêem-se forçadas a procurar novas ideias, ferramentas e métodos com o objectivo de aperfeiçoarem o processo de gestão e a melhorar continuamente o seu desempenho. A gestão da cadeia de abastecimento procura realçar a performance competitiva através da integração das actividades internas da organização, ligando-as com as operações externa, com fornecedores e com clientes. Este cenário exige a revisão dos actuais conceitos, entre os quais a avaliação de desempenho, elemento básico de um processo de gestão. Torna-se então fundamental encontrar mecanismos para avaliar actividades e operações de forma objectiva dentro do contexto actual e futuro da cadeia de abastecimento. É neste contexto que os indicadores de desempenho se tornam instrumentos eficazes para a avaliação. Assim é objectivo desta dissertação, compreender por um lado o modelo e por outro assimilar as vertentes adjacentes à performance da cadeia de abastecimento. Permitindo analisar os actuais modelos de Avaliação de Desempenho associados à gestão da cadeia de abastecimento. Além disso, apresenta-se um estudo da literatura existente nas áreas: da Gestão da Cadeia de Abastecimento e na actual abordagem aos Sistemas de Avaliação de Desempenho. Aborda-se também através de um estudo de caso em ambiente empresarial, as métricas adequadas à avaliação da cadeia de abastecimento, por forma a caracterizar o estado actual da Avaliação de Desempenho na referida empresa, e a efectuar uma proposta de métricas integradas baseada nos modelos estudados e apresentados. Não há contudo pretensão de efectuar a implementação deste mesmo conjunto de métricas, pretendendo-se realizar tão somente um estudo estratégico e qualitativo.In an increasingly more changeable and unpredictable business environemt, where competition assumes global scales, companies needs to look for new ideas, new tools and new methods, with the objective to perfect the management process and to continuously improve it´s performance. Supply chain management seeks to enhance competitive performance by closely integrating company internal functions and linking them with external operations of suppliers and customers. This scenario demands reviewing concepts such as performance measurement, a base element of the mangement process. So the search for mechanisms to evaluate activities and operations in an objective way in the actual and future context of the supply chain becomes fundamental. It is in this context, that key performance indicators become eficient tools of measurement. The purpose of this dissertation is, on one hand, the understanding of the model and on the other to assimilite the concept of performance in the supply chain. Allowing the understandig of Performance Measurement models associated with Supply Chain Management. This work presents a literature review on the fields of Supply chain management and on Performance Measurement Systems. Through a case study in a business environement, an approach of the suitable metrics to evaluate supply chain is analysed, in order to carachterize the actual state of performance in the company studied and to develop a framework of metrics, based on the literature research and presented in this work. Nevertheless the implementation of this framework is not a goal of this work, but instead this should be a qualitative and strategic study.Universidade de Aveiro2011-12-19T08:19:59Z2005-01-01T00:00:00Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4606porSantos, Sónia Margarida Lourenço dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:27Zoai:ria.ua.pt:10773/4606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:31.469623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Num ambiente que se apresenta cada vez mais mutável e imprevisível, onde a concorrência assume escalas globais, as empresas vêem-se forçadas a procurar novas ideias, ferramentas e métodos com o objectivo de aperfeiçoarem o processo de gestão e a melhorar continuamente o seu desempenho. A gestão da cadeia de abastecimento procura realçar a performance competitiva através da integração das actividades internas da organização, ligando-as com as operações externa, com fornecedores e com clientes. Este cenário exige a revisão dos actuais conceitos, entre os quais a avaliação de desempenho, elemento básico de um processo de gestão. Torna-se então fundamental encontrar mecanismos para avaliar actividades e operações de forma objectiva dentro do contexto actual e futuro da cadeia de abastecimento. É neste contexto que os indicadores de desempenho se tornam instrumentos eficazes para a avaliação. Assim é objectivo desta dissertação, compreender por um lado o modelo e por outro assimilar as vertentes adjacentes à performance da cadeia de abastecimento. Permitindo analisar os actuais modelos de Avaliação de Desempenho associados à gestão da cadeia de abastecimento. Além disso, apresenta-se um estudo da literatura existente nas áreas: da Gestão da Cadeia de Abastecimento e na actual abordagem aos Sistemas de Avaliação de Desempenho. Aborda-se também através de um estudo de caso em ambiente empresarial, as métricas adequadas à avaliação da cadeia de abastecimento, por forma a caracterizar o estado actual da Avaliação de Desempenho na referida empresa, e a efectuar uma proposta de métricas integradas baseada nos modelos estudados e apresentados. Não há contudo pretensão de efectuar a implementação deste mesmo conjunto de métricas, pretendendo-se realizar tão somente um estudo estratégico e qualitativo. |
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