Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Pedro Pereira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34236
Resumo: Dissertação de mestrado em Media e Interativos
id RCAP_3245ae17d9c65bd512c7040f25f2c7cc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalizaçãoTurismoDispositivos móveisGamificaçãoTourismMobile devicesGamification379.85:681.3681.3:379.85621.39Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Media e InterativosCom o aumento do poder de compra das pessoas associado à evolução da tecnologia, assiste-se a um crescimento das vendas de dispositivos móveis inteligentes, assim como a uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estas alterações conduziram a um aumento das viagens e do turismo e com estas surgiram novas necessidades no campo das aplicações móveis de suporte a experiências turísticas. Estas necessidades têm sido respondidas por várias aplicações, que têm sabido fazer uso das novas possibilidade tecnológicas oferecidas pelas plataformas móveis. Ainda assim estas aplicações têm surgido aplicadas a um âmbito internacional, apresentando assim lacunas numa oferta especializada a nível regional, nomeadamente para Portugal. Uma vez identificada esta lacuna, este projeto propõe a divulgar os principais locais e atividades turísticas do país, além de atuar sobre os hábitos dos utilizadores, aplicando os conceitos de Gamificação, de modo a não só fomentar o interesse pela atividade turística nacional, como também influenciar e promover os pontos turísticos menos divulgados e visitados no país. Através de uma abordagem baseada nos principais padrões da gamificação este projeto pretende contribuir para o desenvolvimento de novos modelos de comunicação e interação que contribuam para o desenvolvimento de aplicações móveis dedicadas ao turismo nacional, através da captura e apresentação de soluções que aspiram a criar melhores e mais envolventes experiências turísticas.With the increase in the purchasing power of the people associated with the evolution of technology, we are witnessing a growth in sales of smart mobile devices, as well as an improved quality of life. These changes led to an increase in travel and tourism and with these new needs have emerged in the field of support to tourist experiences mobile applications. These needs have been addressed by various applications that have been able to make use of the new technological possibilities offered by mobile platforms. Yet these applications have arisen applied to an international level, thus presenting gaps in a specialized regional supply, particularly for Portugal. Once identified this gap, this project proposes to disclose the major local and tourist activities in the country, besides working on the habits of users, applying the concepts of gamification in order to not only raise interest in domestic tourism, but also influence and promote the attractions visited in the least publicized areas. Through a major patterns based on the gamification approach, this project aims to contribute to progress of new models of communication and interaction that contribute to the development of mobile applications dedicated to tourism, by capturing and presenting solutions that aspire to create better and more engaging tourist’s experiences.Zagalo, NelsonUniversidade do MinhoSilva, João Pedro Pereira da20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34236por201220920info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:44.932123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização
title Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização
spellingShingle Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização
Silva, João Pedro Pereira da
Turismo
Dispositivos móveis
Gamificação
Tourism
Mobile devices
Gamification
379.85:681.3
681.3:379.85
621.39
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização
title_full Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização
title_fullStr Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização
title_full_unstemmed Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização
title_sort Gamificação em aplicações móveis para atividades turísticas baseadas em geolocalização
author Silva, João Pedro Pereira da
author_facet Silva, João Pedro Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zagalo, Nelson
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Pedro Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Dispositivos móveis
Gamificação
Tourism
Mobile devices
Gamification
379.85:681.3
681.3:379.85
621.39
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Turismo
Dispositivos móveis
Gamificação
Tourism
Mobile devices
Gamification
379.85:681.3
681.3:379.85
621.39
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado em Media e Interativos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34236
url http://hdl.handle.net/1822/34236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201220920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132538194624512