Experiências na telescola: perspectivas de monitores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/4140 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Matemática |
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Experiências na telescola: perspectivas de monitoresDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da MatemáticaNo ano de 1964, após a publicação de um relatório onde foram indicadas as carências do sistema de ensino, a escolaridade obrigatória passou de quatro para seis anos. De forma a colmatar as carências da rede escolar existentes, surgiu um subsistema escolar com recurso aos meios audiovisuais, a Telescola. Esta modalidade começou por ter um carácter provisório, com a designação de Curso Unificado da Telescola, que mais tarde passou a designar-se de Ciclo Preparatório TV e posteriormente de Ensino Básico Mediatizado. Após a análise do contexto histórico e social em que a Telescola surgiu, tal como variados documentos legais desde a criação do Instituto de Meios Áudio-Visuais de Ensino (que mais tarde criou a Telescola), até à extinção deste método de ensino, procedeu-se à análise do processo da Telescola por forma a compreender o seu papel no sistema educativo português. A metodologia de investigação usada é de índole qualitativa e procura recolher informação tendo em conta as diversas experiências dos monitores da Telescola, a legislação aplicável,livros publicados, trabalhos de investigação, folhetos. No método de ensino da Telescola, os professores que davam apoio aos alunos na sala de aula eram apelidados de monitores. Estes estavam presentes durante o visionamento do filme que apresentava a matéria a ser leccionada. Posteriormente faziam a exploração das Folhas de Trabalho com os alunos. Neste método de Ensino o programa seguido era igual ao seguido no Ensino Directo. Segundo os monitores, a Telescola foi de extrema importância pois desta forma muitos mais alunos conseguiram completar a escolaridade obrigatória. Segundo os mesmos, foi um método muito bem estruturado e organizado, que os alunos apreciavam e conseguiam até melhores resultados, quando comparados com os alunos que frequentavam o Ensino Directo. Para os monitores existiam no entanto, algumas diferenças entre os dois métodos. Duas das desigualdades baseavam-se no facto de o programa ser todo cumprido na Telescola e de acordo com os mesmos, os alunos que frequentavam esta modalidade, conseguiam melhores resultados no 7o ano de escolaridade.Faculdade de Ciências e TecnologiaDomingos, AntónioRUNCosta, Ana Rita da Silva2010-10-06T10:34:29Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:48Zoai:run.unl.pt:10362/4140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:34.089168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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