A telescola: perspetivas de monitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Raquel Alexandra Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9125
Resumo: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Matemática
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spelling A telescola: perspetivas de monitoresTelescolaEnsino pela televisãoTecnologia educativaInovação educativaDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de MatemáticaEm Portugal, o uso sistemático de uma nova tecnologia no contexto da educação formal e um primeiro passo para um novo conceito de educação surgiu com a Telescola. A sua implementação constituiu um modo de ultrapassar a falta de professores necessários para pôr em prática a escolaridade obrigatória que passara, em 1964, de 4 para 6 anos. A sua necessidade esteve também relacionada com a pretensão de diminuir as assimetrias no desenvolvimento regional e proporcionar a igualdade de acesso ao ensino a todos os jovens que compunham o país. Desde que surgiu, a Telescola foi mudando a sua designação, passando de Curso Unificado Telescola (CUT) para Ciclo Preparatório TV (CPTV) e terminando com a designação de Ensino Básico Mediatizado (EBM). Em junho de 2002 foi anunciado que, a partir do ano letivo 2002/03, iria proceder-se à extinção das escolas do EBM. Este trabalho pretende estudar as práticas escolares da Telescola, através das vivências de algumas monitoras, e de inventariar materiais por elas disponibilizados. A metodologia de investigação utilizada é de índole qualitativa. Para atingir esses objetivos foram realizadas entrevistas e analisados diversos documentos. Esta dissertação encontra-se organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a pertinência deste estudo, o contexto do problema, os objetivos e questões de investigação e a estrutura da tese. No segundo capítulo deste trabalho, através de documentos oficiais, faz-se a descrição da origem da Telescola e do seu percurso ao longo dos anos da sua existência. Seguidamente apresenta-se o seu percurso, desde o Curso Unificado da Telescola até ao Ensino Básico Mediatizado. Aborda-se, segundo documentos oficiais, a estrutura curricular do CUT, a metodologia de ensino, os postos de receção, o papel dos monitores e orientadores pedagógicos e a avaliação dos alunos. Realiza-se, também, uma análise curricular à matemática ensinada na Telescola e, para finalizar, foca-se a sua extinção. No terceiro capítulo, é descrita a metodologia adotada na concretização deste estudo, tendo-se recorrido à realização de entrevistas a antigas monitoras e à inventariação de todos os materiais recolhidos, a investigação qualitativa, a qual será analisada com algum detalhe. No quarto capítulo, analisam-se as práticas letivas através do contributo das monitoras, tendo em conta as experiências descritas, focando, especialmente, a necessidade de implementação deste tipo de ensino, a formação exigida aos monitores, a orientação prestada aos mesmos, as aulas através da TV, os materiais, as dificuldades de implementação deste tipo de ensino e a avaliação dos alunos. Para finalizar, no quinto capítulo, analisam-se os resultados deste trabalho e apresentam-se sugestões para futuras investigações.Faculdade de Ciências e TecnologiaMatos, José Manuel Leonardo deRUNBarros, Raquel Alexandra Carvalho2013-03-11T11:51:47Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9125porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:41:58Zoai:run.unl.pt:10362/9125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:33.554420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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